FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Teatro / Circo
Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos infantis gratuitos no Shopping



Quando: 01 Outubro 2017, Domingo, às 11h30min
Onde: Cinesystem Cinemas, Shopping Iguatemi
Endereço: av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica
Quanto: Gratuito

Em 2017, o projeto Domingo é Dia de Teatro do Shopping Iguatemi promove mais uma temporada de teatro infantil de graça em Florianópolis. O projeto, realizado semanalmente, oferece apresentações teatrais gratuitas todo domingo, sempre às 11h30 no cinema Cinesystem do shopping. Com entrada franca para adultos e crianças, as apresentações contam com tradução em LIBRAS para inclusão de deficientes auditivos.

Além de divertido, o projeto também tem um viés educativo, com espetáculos com temáticas especialmente pensadas para as crianças. Um momento de descontração e recomendado não só para os pequenos, mas para toda a família. O objetivo do projeto é promover a cultura, um dos pilares da marca Iguatemi, por meio dos espetáculos infantis. As apresentações são realizadas por diferentes atores e companhias de teatro da região.

As apresentações são totalmente patrocinadas pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura nº 3659/91. O projeto conta com o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis e a Coordenação Geral da Marte Inovação Cultural. O projeto é o primeiro viabilizado através da lei municipal de incentivo à cultura de Florianópolis que apresentará 100% dos espetáculos com a presença de um intérprete de Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS), possibilitando a inclusão de crianças surdas na plateia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

02 DE ABRIL – “Cia Mutua” com o espetáculo “El Gran Circo de Luvas”
El Gran Circo-Teatro de Luvas acaba de chegar a sua cidade para mais uma temporada de apresentações. Drama, comédia, suspense e tudo mais o que um Circo-

Teatro Internacional pode proporcionar a você e a toda a sua família!
Espetáculo de teatro de animação concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, utilizando a linguagem do teatro de bonecos de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro, onde apenas dois artistas interpretam todos os papéis.
A Cia Mútua foi fundada em 1993 e esta atualmente estabelecida na cidade de Itajaí – SC. Desde 202pesquisa o teatro de animação, desenvolvendo projetos de formação, produzindo e apresentando espetáculos teatrais. Já se apresentou na França, Espanha, Chile e 18 estados brasileiros.

09 DE ABRIL – Grupo Traço Cia de Teatro com o Espetáculo “Palhaçada a La Carte”
Palhaçada a La Carte, a garantia de boas risadas com o Projeto Domingo é dia de Teatro, neste domingo, no Shopping Iguatemi

Agentes da CARTE – Comissão Auditorial Responsável pelas Toxinas Emocionais – vão às ruas para controlar uma estranha epidemia que vem preocupando as autoridades... O caso é alarmante e seus sintomas já contagiaram grande parte da população.
Os agentes, “altamente treinados”, colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação e a subversão dos agentes revelam os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida. Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem o segredo de sua receita: alimentar o coração.
A Traço Cia. de Teatro foi fundada no ano de 2001, na cidade de Florianópolis/SC. Em sua trajetória artística, a técnica do palhaço configura-se como principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação. Junto a esta técnica, investigações sobre o teatro de rua e o teatro cômico popular colaboram à pesquisa cênica da companhia. Elas instrumentalizam seus artistas para a criação de um repertório pessoal, preparando-os para uma relação livre, direta e potencialmente transformadora para com o público.

16 DE ABRIL – “Porto Cênico” com o espetáculo “Blabli...blabla”
Domingo, “Blabli...Blablá”, contação de historias no Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi.

O Domingo é Dia de Teatro, projeto semanal de teatro infantil que acontece no cinema do Shopping Iguatemi, terá a contação de história Blábli…bláblá que é uma atividade que tem por objetivo desenvolver a apreciação estética literária de maneira furtiva. Três contadoras armam seu tapete e derramam sobre ele seu acervo literário. A partir daí elas contam histórias daqueles livros, cantam e conversam com as crianças. Na contação estão contempladas histórias como “Peppa” – “Até as princesas soltam pum” – “Gabriel” – “O homem que amava caixas”, entre outras obras literárias.
O Grupo Teatral Porto Cênico desenvolve atividades artísticas na cidade de Itajaí há 13 anos. O grupo busca agregar sua produção artística a práticas de pesquisa na área teatral, formando-se assim a filosofia de ser um grupo de pessoas que trabalha em longo prazo, e que faz do Grupo seu lugar de pertencimento, o lugar para realizar suas vontades e projetos artísticos, em um processo de ética coletiva.

23 DE ABRIL – “Elefants” com o espetáculo “Romeu e Julieta”
A língua do “P” estará presente na adaptação de “Romeu e Julieta”, neste domingo no Shopping Iguatemi, pelo Projeto Domingo é Dia de Teatro.

A adaptação buscou conservar a essência do texto original e as características de cada uma das personagens e, ao mesmo tempo, adaptar fatos e palavras para aproximá-la de todos os públicos. São usados fragmentos literais do texto extraídos da obra, mas boa parte desse texto dispensa palavras e é trazido à cena por meio de elementos visuais. A adaptação conta a história dos amantes através do narrador Frei Lourenço, que conversa com o público e com as personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. As personagens principais comunicam-se através de uma língua criada exclusivamente para o espetáculo: o palhacês, um tipo de “língua do pê” que é usado em algumas cenas.
O principal objetivo da concepção artística do espetáculo é manter a fidelidade às imagens dos amantes de nosso imaginário. Características das vestimentas do século XVI foram mantidas, porém com detalhes que fazem conexão com a atualidade e a moda juvenil vista nas ruas. As cores são usadas como símbolos das famílias Montéquio e Capuleto: Julieta traz o rosa como cor principal, alusão ao universo feminino, e Romeu o azul, do universo masculino.
A direção de arte optou pela ausência de cenário, levando o foco às personagens. Há apenas um elemento cênico, uma bancada que ambienta o Frei Lourenço em seu mundo de alquimia e assim torna compreensível a ideia de que as cenas são memórias deste narrador que conta a história. O público irá se fascinar com o mundo da magia e da alegria, retratado nas experiências alquímicas que Frei Lourenço faz em cena, na beleza das cores dos figurinos e no encanto do universo onírico que os personagens habitam.

30 DE ABRIL – “Circo da Dona Bilica” com o espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão”
A cultura açoriana será lembrada no Projeto Domingo e dia de Teatro, com a peça, “Dona Bilica e o Boi de Mamão”, neste domingo no shopping Iguatemi.

O Domingo é Dia de Teatro, projeto semanal de teatro infantil que acontece no cinema do Shopping Iguatemi apresenta neste domingo a personagem Dona Bilica, que traz à tona traços da cultura açoriana presentes em todo o litoral catarinense, através das estórias, causos, crendices e lendas. Em cena, a plateia verá Dona Bilica e o tradicional boi de mamão interagindo com figuras do folclore ilhéu. Ainda durante o espetáculo, brincadeiras de infância são resgatadas e relembradas, como danças, cantorias e bonecos da Dona Maricota e da Bernunça. A interação com o público resulta numa apresentação dinâmica e alegre.

7 DE MAIO – A Traço Cia de Teatro apresenta o espetáculo “Brincadeira de Palhaço”
Duas palhaças, Esmeralda e Gretta Panschetta, “gêmeas”, se encontram para começar a brincadeira. Desde muito pequenas elas são preparadas para apresentações de acrobacia, dança e música. O único problema é que o show nunca acontece como o combinado. Mergulhadas em diferentes histórias e em jogos da palhaçaria clássica, Esmeralda e Gretta Panschetta descobrem a possibilidade “mágica” de criarem um concerto musical.

14 DE MAIO – Grupo Circoloko Alucinações com o Espetáculo “Equilíbrio”
Neste domingo o Projeto Domingo é dia de teatro irá fazer objetos voarem com a apresentação de “Equilíbrio”.
Entre no mundo imaginário da Fada Maluca e o Bobo Loko, onde a única regra é brincar e sonhar! Um mundo onde a busca pelo equilíbrio em pernas-de-pau é desafiado com movimentos acrobáticos, e o monociclo é o principal meio de transporte!
O malabarismo põe tudo que é objeto para voar, claves, bolas, diabolô todos são arremessados no ar! E no meio de tanta diversão, acrobacias protagonizam imagens de leveza e beleza, além de mágicas que prendem e surpreendem quem olhar! O mundo encantado da Fada Maluca e do Bobo Loko, onde o virtuosismo dos movimentos e a dinâmica frenética promete tirar o fôlego da plateia! Trilha sonora constante e contagiante, com tons de suspense, alegria e adrenalina.

21 DE MAIO – Circo da Dona Bilica com o espetáculo “Escola de Palhaço”
O universo circense estará presente no Shopping Iguatemi neste domingo, no Projeto Domingo é Dia de Teatro, com o espetáculo “Escola de Palhaço”.

Por meio de números que vão desde o resgate da palhaçaria clássica até o jogo com os temas do mundo contemporâneo. O espetáculo agrega distintos aspectos do universo circense, como malabarismo, mágica, acrobacia, equilibrismo e música. “Escola de Palhaços!” garante diversão para todo o público.
O Circo da Dona Bilica é um empreendimento da companhia Pé de Vento Teatro. O espaço tem como anfitriões a Dona Bilica, a famosa “manezinha” interpretada pela atriz Vanderléia Will, a Vandeca, e seu marido o palhaço Pepe Nuñez. Batizar o circo com a referência à Dona Bilica foi uma escolha natural: trata-se de uma homenagem à cultura local, e uma manifestação de agradecimento de Pepe à cidade que o acolheu. Dessa forma, a cultura açoriana é uma referência constante para o circo.

28 DE MAIO – Grupo Cultural Roda Viva 3 com o espetáculo “Conta 1, Conta 2, Conta 3”
O universo da brincadeiras brasileiras no Domingo é dia de Teatro, no Shopping Iguatemi.

"Conta um, conta dois, conta três!", um espetáculo do Grupo Cultural Roda Viva, recheado de número cuidadosamente selecionados para aproximar a plateia do universo brincante da cultura popular brasileira. Ritmos, cantos, danças e histórias encantadoras para o público de todas as idades. CONTA 1, CONTA 2, CONTA 3 é a nossa deliciosa misturinha... Escolhemos com carinho números de nossos três espetáculos. Tem a Molenga Maluca, os Pescadores e as bruxas, o Boi de mamão, os Clowns, É tudo brincadeira, o Repente e a Ginastiquinha. Um show dinâmico, musical e muito divertido.
Partindo da metodologia dos brinquedos contados, o Grupo Cultural Roda Viva constrói seus espetáculos cênico-musicais. Esses são também o resultado de sua pesquisa criativa acerca das expressões culturais e lúdicas brasileiras. Os espetáculos são formados com performances de teatro, dança e circo, que trazem temas voltados à educação infantil. As musicas , executadas ao vivo, trazem o cancioneiro popular brasileiro para as cenas. O grupo busca contribuir para o processo de formação cultural e social das crianças a partir da arte brincada.

4 DE JUNHO – Núcleo Pé de Poesia” com o espetáculo “Quando eu era criança”
Revivendo a infância com “Quando eu era criança”, neste domingo no Projeto Domingo é Dia de Teatro, no Shopping Iguatemi.

“Quando eu era criança” reúne Contação de Histórias Infantis e apresentação de músicas do Cancioneiro Popular e do Folclore Catarinense. Simples e poética, a proposta é emocionar não só as crianças, mas também os adultos que irão relembrar histórias e canções que ouviam na infância.
O Núcleo Pé de Poesia acredita que todo espaço, como escola, praça, feira, parque, é lugar para sonhar e terra fértil para nascer um "Pé de Poesia".

11 DE JUNHO – Grupo Circus Fever com o Espetáculo “Circomedia”
Domingo e dia de circo no Projeto Domingo é Dia de teatro, no Shopping Iguatemi, com o espetáculo “Circomedia”.

O Domingo é Dia de Teatro, projeto semanal de teatro infantil que acontece no cinema do Shopping Iguatemi apresenta neste domingo o espetáculo Circomedia, do Grupo Circus Fever. O palhaço Leleco, apresenta um espetáculo solo onde realiza um show de variedades. Entre palhaçadas e gargalhadas, esse excêntrico palhaço mostra suas habilidades com malabarismos, mágicas e equilibrismo. Um espetáculo onde crianças e adultos se encantam e se entregam à magia do palhaço. No espetáculo há entradas tradicionais de circo e números que foram criados a partir de improvisações, tudo isso com muita comicidade.

18 DE JUNHO – Cia Mutua com o espetáculo “Felizes para sempre”
O que acontece após o final da historia vai ser contado na peça “Felizes para sempre”, neste domingo, com o Projeto Domingo é Dia de Teatro, no Shopping Iguatemi.

“Felizes para Sempre é uma história que começa exatamente onde terminam as outras”. Você já se perguntou o que acontece depois que a linda princesa conhece o príncipe encantado, se casam e são felizes para sempre?
Inspirado no conto homônimo de Eugenia Flavian e Gretel Eres Fernández, esta é uma narrativa cênica amparada pela manipulação de objetos, a ‘construção’ de bonecos em cena e a sonoplastia ao vivo. A utilização de materiais alternativos foca a reciclagem como a linguagem poética e estética que permeia todo o espetáculo.
É uma visão contemporânea dos contos clássicos infantis, contada e cantada por menestréis* através de objetos retirados de suas malas, onde um cabide pode ser um personagem, um instrumento musical ou... apenas um cabide!

25 DE JUNHO – “Elefants” com o espetáculo "O Caco não lava o pé"
A historia de Caco, neste domingo, no Shopping Iguatemi com o Projeto Domingo é Dia de Teatro, com a peça “O Caco não lava o pé”.

Carlinhos é um menino que mora na Lagoa da Conceição, ele não gosta muito de tomar banho, sempre está um pouco sujinho. Por causa disso ele não tem muitos amigos e nunca é chamado para brincar nas casas dos outros. Desde pequeno é chamado por seu apelido – todo mundo o conhece por Caco – e seu melhor amigo é o seu urso de pelúcia Olavo, nome que ele deu em homenagem ao seu avô, que ele não conheceu. Caco tem uma vizinha da mesma idade dele, a Lavínia, mais conhecida como Lala. Lala gosta bastante do Caco e de vez em quando vai brincar com ele. Para Caco a visita da Lala é sempre muito esperada, mas ela não consegue ficar muito tempo brincando. Ora o Caco está fedido, ora com mau hálito, ora com dor de barriga, ora com dor de dente. Não importa o quanto sua mãe tenta cuidar dele, Caco sempre dá um jeito de fugir da água. Até que um dia, o ursinho Olavo explica para o Caco o que está acontecendo, os motivos da Lala ir embora e dele estar sempre doente. Caco entende que seus hábitos não são nada saudáveis e que passar a se cuidar. Essa consciência então irá melhorar sua vida e seu convívio com as outras crianças. No final, Carlinhos se torna uma criança com hábitos saudáveis e Lavínia passa a ser a sua melhor amiga (além do Olavo) e juntos eles fazem novos amigos!

2 DE JULHO – grupo “Turma do Papum” com o espetáculo “Água Vida”
Papum e Maquinéia (atores) descobrem que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí, começam a contar a história da D. Água, com bonecos feitos a partir de objetos de uso comum na condução da água, como canecas, jarras e canos: Dona Água já se sentia mal após viajar da nascente até a cidade, quando é atacada por Argh, o Esgoto. Ela então procura a ajuda do Dr. Eça Hude.
O médico, horrorizado pelo estado em que D. Água se encontra, explica, através de desenhos, o quanto a água potável é rara e preciosa. Ao examiná-la, ele leva um susto ao se deparar com Elba Quitéria, uma bactéria, e com “Co-coliforme” Fecal, apelidado de Cocô, fedorento e gago.
Argh, o Esgoto, reaparece, passando-se por enfermeira.
O Doutor faz um tratamento completo na Água, com sulfato de alumínio, cloro e flúor e ela volta a ser potável. Enciumado, Argh se revela e quer contaminar novamente D. Água. Quer saber por que é que ele também não pode ser tratado. O doutor, com muito cuidado, explica que para o esgoto também existe tratamento.

09 DE JULHO - “Trupe Bartholo” com o espetáculo “Fantasia”
O Espetáculo Fantasia é uma homenagem a todo o público: adultos e crianças, pois os adultos de hoje são as crianças de ontem. Neste espetáculo os palhaços Zizi e Pepita protagonizam toda a alegria e inocência do palhaço, mostrando que por baixo desta fantasia existem verdadeiros artistas. Os palhaços mostram não só o lado engraçado mas também o lado artístico, apresentando alguns números tradicionais do mundo do circo.

16 DE JULHO - “Super Palha Produções” com o espetáculo “Olim-Piadas”
Palha está empolgada com esse grande evento internacional e quer muito participar. Ela tenta se infiltrar, causando muita confusão. A peça passa por rituais olímpicos como o acender da tocha e a premiação dos atletas, além de explorar a comicidade através de brincadeiras com esportes como o halterofilismo, a corrida e o lançamento de disco.

23 DE JULHO - “Circo da Goiaba” com o espetáculo “O Palhaço Preso no Nariz”
Era uma vez um palhaço que adorava fazer gracinhas, birutices e estripulias para todo mundo! Até que uma decepção faz com que ele não queira mais ser um palhaço e decida jogar seu nariz vermelho fora! Mas... descobre que o nariz está grudado na sua cara! E agora?
Com muito humor, alegria, efeitos e músicas inéditas, a aventura do palhaço que quer tirar a sua máscara nos emociona e faz refletir sobre a beleza de ser você mesmo! Encanta a crianças e adultos!

30 DE JULHO - “Clã de Livres Arteiros” com o espetáculo “O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão”
Inspirado no folclore da capital catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.
O Clã de Livres Arteiros é uma companhia teatral idealizada pelo ator, palhaço, bonequeiro e produtor teatral Khalid Prestes e pelo mágico, ator, palhaço e bonequeiro Junior Pezzatto no fim de 2007.

06 DE AGOSTO - Cia Mafagafos - Fabulário Cantado
A Cia Mafagafos, composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta no espetáculo Fabulário Cantado fábulas adaptadas, recriadas e inventadas! Fábulas adaptadas, recriadas e inventadas! A Cia Mafagafos apresenta um espetáculo de música, contação de histórias e teatro de animação. Esopo, Fedro, La Fontaine e Lobato se encontram num lugar encantado onde os bichos falam, cantam e contam histórias. Dá pra acreditar?

13 DE AGOSTO - Circus Fever - Palhamágico
O espetáculo Palhamágico é um show pra toda a família. Os atores Leonardo Umpierrez e Junior Pezzato interpretam o palhaço e o mágico que tentam mostrar seus truques e artimanhas, fazendo a plateia dar gargalhadas usando a participação da público para realizar suas mágicas. A peça tem direção do mágico Junior Pezzato.

20 DE AGOSTO - Grupo Alivanta Meu Boi - Boi de Mamão
A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura pela benzedeira, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi. A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.

27 DE AGOSTO - Ilustríssimos Senhores - A Mula Sem Cabeça
Tudo não passa de uma brincadeirinha. Os dois, quase que em uma disputa, colocam o medo acima da coragem. Ou a coragem acima do medo... esse sentimento que faz com que as crianças desistam, se neguem, abram mão de algo que poderia ser tão divertido e enriquecedor. É o medo que transforma a novidade em algo negativo. Duas crianças decidem enfrentar esse medo e mostram suas valentias ao desbravar o universo do mistério. Elas mergulham na narrativa vivendo intensamente este mundo do faz de conta. E vão os dois de encontro com o tal do ser maligno. É a história da Mula Sem Cabeça. Dizem as más línguas que ela habita um lugar chamado Santantana do Sarapatéu dos Quiriquiquis da Cardosinhas. Uma cidadezinha como outra qualquer, a diferença é que ela tem uma rua só: sete casinhas de um lado, sete casinhas do outro, uma igrejinha, uma prefeitura e só. Mais nada Depois dessa vivência ninguém mais será o mesmo.

03 DE SETEMBRO - “Trupe Bartholo” com o espetáculo “ALEGRIA”
O Espetáculo Alegria como o nome bem diz, já começa com a alegria dos palhaços, símbolo do circo. Traz também toda a alegria de alguns dos números consagrados do mundo do circo e que irão tirar o fôlego de todo o público, com suas habilidades e emoção em cada apresentação. Vocês terão a oportunidade de ver de perto esta arte milenar que encanta a todos.

10 DE SETEMBRO - “Risco Teatro” com o espetáculo “Diferente”
DIFERENTE é uma Narrativa de histórias para crianças que propõe um olhar voltado para nossa sociedade e suas diferenças. Buscamos através deste trabalho e do contato direto que ela proporciona com o público infantil, enfatizar a importância das diferenças sociais, culturais, raciais e etc., e estimular a criatividade da criança por meio do incentivo a leitura e conduzi-los a não ter medo de perguntar, de questionar, de usar todos os “porquês” que são de direito desta idade.

17 DE SETEMBRO - “Cia. Mafagafos” com o espetáculo “Folcloreando”
Reunindo e misturando diversos elementos da cultura popular brasileira de tradição oral, a Cia Mafagafos, composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta histórias, causos, músicas, quadras e adivinhas. Um espetáculo que é uma festa brasileira para toda a família!

24 DE SETEMBRO - “Cia. Mútua” com o espetáculo “El Gran Circo de Luvas”
El Gran Circo-Teatro de Luvas acaba de chegar a sua cidade para mais uma temporada de apresentações. Drama, comédia, suspense e tudo mais o que um Circo-Teatro Internacional pode proporcionar a você e a toda a sua família!
Espetáculo de teatro de animação concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, utilizando a linguagem do teatro de bonecos de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro, onde apenas dois artistas interpretam todos os papéis.
Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos infantis gratuitos no Shopping


Categorias: Teatro / Circo, Programação, Infantil
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Setembro 2017 Inscrições para cursos gratuitos da Escola... >> Música
até 25 Setembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 25 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros
até 25 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 27 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar