FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Teatro / Circo
Mostra de Trabalhos de Direção Teatral apresenta 22 espetáculos gratuitos



Quando: de 19/10 a 26/11
Onde: em diversos espaços culturais e Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/634630500259391

Alunos do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentam, nos meses de outubro e novembro, espetáculos teatrais em diversos espaços culturais de Florianópolis. O evento, que conta com 22 peças, é resultado da disciplina de Prática de Direção Teatral, ministrada pelo professor José Ronaldo Faleiro, da Udesc Ceart.

As apresentações, abertas ao público, são gratuitas e os interessados devem retirar os ingressos no local 30 minutos antes do início de cada espetáculo.

O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos a experiência de fazer parte de uma equipe de encenação, vivenciando as etapas de produção, apresentação e circulação de um espetáculo.

Nas edições anteriores, as apresentações se concentraram na Udesc Ceart. Neste semestre, poderão ser vistas também no Centro de Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lagoa da Conceição e Armação.

Confira a programação completa e as sinopses de cada peça:

Sinopses – Peças de Direção Teatral 2017.2
Centro de Artes - UDESC

Peça: Éire
Direção: Jeniffer Reitz
Atriz: Jeniffer Reitz
Tempo de duração: aproximadamente 20min
Sinopse: Éire traz o encanto, o místico e misterioso. É uma busca por respostas, tentando entender o vazio.

Peça: Aquela Avenida: Adaptação do musical Avenida Q.
Direção: Lara Pasternak
Tempo de Duração: 1h40
Sinopse: Aquela Avenida é uma peça que enfatiza problemas sociais de forma divertida de satírica. Um teatro musical de bonecos e atores que conta a história de Princeton, um jovem que enfrenta problemas de como manter sua vida após a faculdade, ganhar dinheiro, pagar aluguel e ser um “adulto de verdade”! Sua aventura começa na Avenida Q, onde encontra uma comunidade muito divertida e louca.
Idade Indicativa: 14 anos.

Peça: ATROZ
Direção: Arthur Gomes
Tempo de duração: 40 minutos
Sinopse: Atroz te leva a descobrir o mundo da Drag Queen e do Palhaço a partir do jogo teatral dublado, maquiado e trabalhado na montação. O corpo como rompimento de padrões, de estados e linguagens apresentando em Atroz é um corpo marginalizado, excluído, oprimido que resiste cotidianamente nos diferentes palcos da vida. É um cachê que não paga conta, é uma figura cansada, é atroz.

Espetáculo: Resquício
Diretoras: Amália Leal e Emeli Barossi
Duração: Aproximadamente 35 min
Sinopse: Em meio ao caos da cidade suja e cinza, a poeira e o pó enfeitam os escombros do que um dia foi, mas não podendo deixar de ser, ainda é. O espetáculo Resquício traz em suas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo das ruas das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e percorrem as praças das cidades com sua carroça mambembe em busca de público interessado em sua arte.

Peça: GLITCH
Direção: Aléxia Arenhart
Duração: 15 minutos
Sinopse: Ano 3017. Muitas perguntas já foram respondidas pela humanidade, mas há algumas lacunas a serem preenchidas. Por que a inteligência artificial não consegue entender o amor? Esta pergunta provoca falhas no sistema. Será essa fronteira que os separam dos humanos? Afinal você sabe responder o que é o amor?

Peça: ELAS
Direção: Clara Yoko de Oliveira Maciel, Roberta Vaz Guimarães e Cristiana Braga.
Tempo de duração: 40 min.
Sinopse: ELAS é uma peça teatral feminista, que trata de assuntos como o tabu e falta de conhecimento da vagina que existe nas mulheres, e também fala sobre como o corpo feminino é conduzido a ser encaixado nos padrões de uma sociedade machista, em como ele é moldado e transformado para ser aceito.

Peça: MAI LAIFE - Trash Comedy baseada em fatos reais.
Diretoras: Camila Santaella e Ingrid Cruz
Tempo de duração: 40-45 min
Sinopse: Vidas toscas; atualidades ridículas; referências bregas e no fim tudo vira um músical, ou não. MAI LAIFE é uma peça que fala da política, dos acontecimentos recentes-vergonhosos- do mundo, do cotidiano e da nossa, mas também da sua vida. Realizada em forma de esquetes e vídeoclipes, permitam-se adentrar nesse universo e rir de tudo e de todos, porque afinal, nada como uma boa comédia pra deixar mais leve esse caos em que vivemos.

Peça: Desalinho
De Paulo Ramon. Com Gustavo Reginato.
Tempo de Duração: 30min.
Sinopse: Farol de linhas tortas precisa ser reativado por questões emergenciais.
Dias 25 e 26 de novembro, às 20h, no Teatro Armação.

Nome: ERMOS
Diretor: Marco Antonio Higino da Silva S. Thiago.
Atrizes: Isadora Lunge, Marco Antonio.
Sinopse: A obra apresenta as desumanas existências de dois seres artificiais que permanecem presos a um mundo morto que se resume às dunas de areia. Suas crenças fanáticas são os únicos motivos para ainda estarem vivos. Inevitavelmente as duas entidades estão em conflito, revelando a intolerância que os últimos seres vivos da terra carregam consigo.
Horário de encontro: 18:40.
Tempo de duração: 30 min.
Local: Dunas da lagoa, ao lado da Avenida das Rendeiras.
Ponto de encontro: Ponto de ônibus a o lado do posto da polícia militar na Avenida das Rendeiras, lagoa.
Aconselhável levar cadeiras ou cangas para se sentar e lanternas em caso de emergência.
Observação: A obra possui duas versões: em um ambiente aberto (dunas) e fechado. Em caso de vento forte ou chuva suave a obra acontecerá normalmente.

Nome: Registros de Um Dia de Estilhaços
Direção: Rafael Fabrin
Sinopse: O que conhecemos como mundo já não existe mais. O que conhecemos como humanidade, agora se resume em apenas duas pessoas. Um rapaz e uma jovem vivem em um bunker subterrâneo, tentando sobreviver aos seus últimos registros de vida, todos escritos em um diário do rapaz.
Duração: Aproximadamente 40 min
Classificação Indicativa: 14 anos

Título: O HOMEM TRANS TORNADO
Direção: Nicolas M. Ronchi
Duração: 35min
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O que faz de alguém um homem?
O que faz de alguém uma mulher?
Quantas batalhas uma pessoa enfrenta para poder se tornar algo que sempre foi?

Peça: Antiprincesas
Diretoras: Emeli Barossi e Isadora Lunge
Duração: 45min
Classificação: Livre
Sinopse: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra: três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas, que já em suas épocas não se encaixavam em estereótipos de gênero. Elas não eram princesas, não moravam e nem sonhavam com castelos e não precisavam de nenhum homem para serem felizes. Viviam suas vidas da forma como bem entendiam e tinham um amor em comum: a arte.

Espero Poder Enxergar
O que é preciso para um corpo LGBT+ ser visto? A ação “Espero poder enxergar” apresentará diferentes corpos entre si, mas que buscam a mesma coisa: serem enxergados. Em um sociedade LGBTfóbica, machista e gordofóbica, seus corpos gritam e expõem aquilo que a sociedade faz questão de não enxergar.
Direção: Alisson Feuser
Duração: 40 minutos

Título: Histórias Reais, Seres Imaginários
Direção: Vinicius Lorenz.
Sinopse: Permeada pelas músicas da banda Nenhum de Nós do álbum de mesmo nome, a peça Histórias Reais, Seres Imaginários conta a vida de Camila, Tiago, Felipe, Letícia e Jennifer, suas relações e todas as faces que o amor pode mostrar.
Duração: 1h30

Título: Grades
Direção: Luísa Grimaldi e Agostina Sorbello
Duração: 20min
Não recomendado para menores de 14 anos e pessoas com fotofobia

Peça: Restrição
Direção: Marina Argenta
Sinopse: Restrição propõe uma volta tortuosa, alteração do espaço e das circunstâncias em que ocorrem narrativas fragmentadas de temática feminina. Trata-se da relação de quatro jovens mulheres com os acontecimentos simultâneos desse ambiente poético. Constroem-se e desconstroem-se constantemente nexos entre as ações e as condições que o espetáculo propõe. "Mas não devo cansálos com tais leviandades. Que podemos saber as mulheres a não ser filosofias de cozinha?".
Duração: 50 min

Confira a programação completa:


Mostra de Trabalhos de Direção Teatral apresenta 22 espetáculos gratuitos


Categorias: Teatro / Circo, Programação
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar