FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Teatro / Circo
Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos gratuitos para crianças no Shopping



Quando: 23 Setembro 2018, domingo, às 11h30min
Onde: Cinesystem Cinemas, Shopping Iguatemi
Endereço: av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica
Quanto: Gratuito

A partir de fevereiro, o projeto Domingo é Dia de Teatro, que acontece semanalmente no Cinesystem do Shopping Iguatemi Florianópolis, reinicia as apresentações teatrais infantis, com entrada franca para adultos e crianças todo domingo, sempre às 11h30.

Em 2018, serão ao todo 46 apresentações gratuitas com classificação livre. Onze delas (uma por mês) oferecerão recursos de Tradução em Libras e Audiodescrição via rádio FM. Além da acessibilidade, o projeto também se preocupa com a democratização do acesso à cultura na cidade, e apresentará 24 peças de contação de história em creches municipais escolhidas pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

Reconhecido por artistas ligados ao teatro e por profissionais da educação como uma excelente ação cultural na busca pela formação de plateia, a mostra semanal representa, para muitas crianças da capital, o primeira experiência em um evento cultural.

Com foco em peças infantis com classificação livre e que trabalhem os assuntos pertinentes na primeira infância, o projeto alcançou em 2017 a incrível marca de 13 mil espectadores.

As apresentações do Domingo é Dia de Teatro são totalmente patrocinadas pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no 3659/91. O projeto conta com o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis e a coordenação geral da Marte Inovação Cultural.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01/04 - Boi de Mamão – Grupo Alivanta Meu Boi
A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura pela benzedeira, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi. A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.

Dia 08/04 - Fabulário Cantado - Cia. Mafagafos
A Cia Mafagafos, composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta no espetáculo Fabulário Cantado fábulas adaptadas, recriadas e inventadas! Um espetáculo de música, contação de histórias e teatro de animação. Esopo, Fedro, La Fontaine e Lobato se encontram num lugar encantado onde os bichos falam, cantam e contam histórias. Dá pra acreditar?
As histórias e músicas são narradas e executadas com o uso do violão, pandeiro, escaleta, além de bonecos, objetos e adereços. Em 2015 o espetáculo realizaou uma circulação por mais de 30 cidades de SC pelo projeto Baú de Histórias, do Sesc SC. No mesmo ano, o espetáculo ganhou o Edital "Prêmio Literatura Viva" do SESI SP, sendo apresentado em algumas cidades de São Paulo.

Dia 15/04 - O Maestro – Circus Fever
Um grande concerto e esperado pelo público, e diante da ausência do maestro o faxineiro do teatro assume seu papel. Neste enredo o ator Leonardo Umpierrez utiliza técnicas de clown, mímica e improvisação num diálogo direto com a plateia.
Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002, formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O grupo possui três espetáculos em repertório: “Hoje Tem Palhaçada”, existente há 5 anos direcionado ao público infantil. O “Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.. E “O Maestro”, um espetáculo solo de clown que pode ser apresentado em diversos espaços cênicos. Também possui diversos números que já percorreram festivais em todo Brasil e Uruguai.

Dia 22/04 - Histórias de Bruxa – Circo da Goiaba
Histórias de congelar o coração, de fazer arrepiar! Venha ouvir de perto o que as Bruxas Zaratrusta e Peripécia tem pra contar! Todos os anos, no dia das Bruxas, o Baú Secreto é aberto e são reveladas histórias mágicas de seres misteriosos, assustadores e às vezes, atrapalhados. Se você tem coragem e quer conhecer as histórias dessas criaturas de perto, este é o dia perfeito!
Circo da Goiaba é uma companhia artística estabelecida em Florianópolis/SC que atua com espetáculos de teatro, palhaçaria, teatro de animação e mágica, se apresentando em festivais, escolas, festas, empresas e eventos. Atualmente possui em seu repertório os espetáculos Circo da Goiaba Show, A Aventura do Pirata Barba Suja e O Palhaço Preso no Nariz, Um é Pouco Dois é D+! e Histórias de Bruxa.

Dia 29/04 - No Meu Quintal Tem Um Mar De Brincar – Grupo Roda Viva
(com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
No Meu Quintal tem Um Mar De Brincar é um passeio por diferentes lugares ocupados pelo brincar. Traz as brincadeiras soltas do quintal de casa, as ritualisticas afro brasileiras e as cantigas de trabalho. É contando histórias, dançando e palhaceando que muitas surpresas serão reveladas. Tudo embalado pelos ritmos da cultura popular brasileira.
Formado no ano de 2008, o Grupo Cultural Roda Viva realiza espetáculos cênico musicais a partir de pesquisas sobre ritmos e brincadeiras da cultura popular brasileira. Apresenta-se com frequência em escolas da rede pública e privada, além de já ter recebido prêmio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis e participado da Maratona Cultura de Florianópolis. O grupo também circulou o estado de SC através do projeto Ciranda SESC com espetáculos e capacitação de multiplicadores de cultura- brinquedos cantados e brincadeiras populares. É formado por Camila Mafra, Marcella Faria e Tainá Silva, brincantes, batuqueiras, atrizes, palhaças, bonequeiras, produtoras e diretoras.

Espetáculo acessível do mês de abril
São disponíveis neste espetáculo os recursos simultâneos de Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição via Rádio FM. Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites da sala. Não são indicados rádios receptores de FM comuns

Dia 6/05 - KAUANA - Trupitan
Mitos e histórias da tradição oral, que os contadores e brincantes recriam em clima de festa popular, apresentados com cantos e músicas executadas ao vivo. Kauana apresenta um conto indígena e um africano, envolvendo o público nesse caminho das nossas origens e dos frutos que herdamos dessas duas culturas, evidentes nas diferentes tradições de Jongo, Coco, Cirandas, etc.

Dia 13/05 - Elementos - Mágico Jorian
O Mágico Jorian Peçanha, referência no ilusionismo catarinense, apresenta espetáculo dirigido por Ludi Simões onde mostra ilusões com os 4 elementos. Seu grande diferencial são as ilusões de grande porte, como aparição e desaparição de pessoas, assistente cortada ao meio numa versão mais moderna e diversas outras surpresas.

Dia 20/05 - O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão - Clã de Livres Arteiros
Inspirado no folclore da capital catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.
O Clã de Livres Arteiros é uma companhia teatral idealizada pelo ator, palhaço, bonequeiro e produtor teatral Khalid Prestes e pelo mágico, ator, palhaço e bonequeiro Junior Pezzatto no fim de 2007.

Dia 27/05 - Encantos Mágicos – Circo da Goiaba (com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
Magia, encantamento, surpresa e diversão é o que não falta neste espetáculo de mágica interativo. Com números surpreendentes e criativos, o público se diverte e se encanta com as diversas técnicas ilusionistas!
Circo da Goiaba é uma companhia artística estabelecida em Florianópolis/SC que atua com espetáculos de teatro, palhaçaria, teatro de animação e mágica, se apresentando em festivais, escolas, festas, empresas e eventos. Atualmente possui em seu repertório os espetáculos Circo da Goiaba Show, A Aventura do Pirata Barba Suja e O Palhaço Preso no Nariz, Um é Pouco Dois é D+! e Histórias de Bruxa.

Dia 3/06 - “Contos, Cantos e Encantos do Nosso Brasil” - Bela Fulô Encantadoras de Histórias
Ah, tantos encantos existem pelos quatro cantos desse nosso lindo país... Nesse espetáculo a Bela Fulô vem trazendo um "cadinho" da nossa fantástica riqueza cultural através de causos, músicas, brincadeiras e muita diversão. Venham conhecer, ouvir, cantar e brincar o nosso Brasil!!!

Dia 10/06 - “Palhastê - O palhaço que existe em mim saúda o palhaço que existe em você” - Charles Augusto (Palhaço Pacacoenco)
Para amar e ser amado, Pacacoenco se transforma em um guru e vai ao encontro de uma nova audiência. Ensinando a filosofia Palhastê. Ele vai de cidade em cidade cuidando e ensinando a cuidar do mundo. Você é nosso convidado para a próxima palestra do guru Pacacoenco.

Dia 17/06 - “Kono, o pequeno grande pássaro” - Grupo de Estudo da Cultura Malinké
KONO, o pequeno grande pássaro, é um espetáculo teatral encantador! Criado especialmente para o público infantil, Kono é uma lenda africana contada por dançarinos e músicos que pela cultura da dança e música africanas e afro-brasileira abordam de forma sensível um dos dramas vivenciados na infância, o bullying.
No decorrer da narrativa, surgem pequenas intervenções onde o público é incentivado a contar aos personagens o que está acontecendo, há então uma inversão de artista e plateia: quem conta a história são as próprias crianças e assim, elas mesmas decifram e concluem qual é “a moral”.
Um espetáculo que fascina crianças grandes e pequenas, seduzidas pelo colorido, envolvente, repleto de magia, arte, cultura, movimento, música e inspiração.

Dia 24/06 - Mix de Circo - Circus Fever (com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
Um maravilhoso espetáculo de circo e variedades, onde as habilidades mais diversas serão apresentadas. Dentre elas: Malabares de Luzes e claves, Bambolê, Acrobacia de solo, palhaços mágicos e muito mais.
Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002, formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O grupo possui três espetáculos em repertório: “Hoje Tem Palhaçada”, existente há 5 anos direcionado ao público infantil. O “Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.. E “O Maestro”, um espetáculo solo de clown que pode ser apresentado em diversos espaços cênicos. Também possui diversos números que já percorreram festivais em todo Brasil e Uruguai.

Confira a Programação de setembro:

02/09, às 11h30min - Peça: Kauana | Grupo Trupitan

09/09, às 11h30min – Peça: Contos Assustadoramente Engraçados | Grupo Bela Fulô

16/09, às 11h30min - Peça: Escola de Bruxos | Mágico Jorian

23/09, às 11h30min - Peça: Contos Polímeros | Clã de Livres Arteiros

30/09, às 11h30min - Peça: Palhaçada à la carte | Traço Cia de Teatro

Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos gratuitos para crianças no Shopping


Categorias: Teatro / Circo, Programação, Infantil
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Setembro 2018 Semana da Árvore na UFSC com atividades ecológicas e Cleanup Day 2018
até 21 Setembro 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 24 Setembro 2018 Inscrições para 2,1 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
até 30 Setembro 2018 Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 01 Outubro 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar