FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Teatro / Circo
Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos gratuitos para crianças no Shopping



Quando: 25 Novembro 2018, domingo, às 11h30min
Onde: Cinesystem Cinemas, Shopping Iguatemi
Endereço: av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica
Quanto: Gratuito

A partir de fevereiro, o projeto Domingo é Dia de Teatro, que acontece semanalmente no Cinesystem do Shopping Iguatemi Florianópolis, reinicia as apresentações teatrais infantis, com entrada franca para adultos e crianças todo domingo, sempre às 11h30.

Em 2018, serão ao todo 46 apresentações gratuitas com classificação livre. Onze delas (uma por mês) oferecerão recursos de Tradução em Libras e Audiodescrição via rádio FM. Além da acessibilidade, o projeto também se preocupa com a democratização do acesso à cultura na cidade, e apresentará 24 peças de contação de história em creches municipais escolhidas pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

Reconhecido por artistas ligados ao teatro e por profissionais da educação como uma excelente ação cultural na busca pela formação de plateia, a mostra semanal representa, para muitas crianças da capital, o primeira experiência em um evento cultural.

Com foco em peças infantis com classificação livre e que trabalhem os assuntos pertinentes na primeira infância, o projeto alcançou em 2017 a incrível marca de 13 mil espectadores.

As apresentações do Domingo é Dia de Teatro são totalmente patrocinadas pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no 3659/91. O projeto conta com o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis e a coordenação geral da Marte Inovação Cultural.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01/04 - Boi de Mamão – Grupo Alivanta Meu Boi
A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura pela benzedeira, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi. A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.

Dia 08/04 - Fabulário Cantado - Cia. Mafagafos
A Cia Mafagafos, composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta no espetáculo Fabulário Cantado fábulas adaptadas, recriadas e inventadas! Um espetáculo de música, contação de histórias e teatro de animação. Esopo, Fedro, La Fontaine e Lobato se encontram num lugar encantado onde os bichos falam, cantam e contam histórias. Dá pra acreditar?
As histórias e músicas são narradas e executadas com o uso do violão, pandeiro, escaleta, além de bonecos, objetos e adereços. Em 2015 o espetáculo realizaou uma circulação por mais de 30 cidades de SC pelo projeto Baú de Histórias, do Sesc SC. No mesmo ano, o espetáculo ganhou o Edital "Prêmio Literatura Viva" do SESI SP, sendo apresentado em algumas cidades de São Paulo.

Dia 15/04 - O Maestro – Circus Fever
Um grande concerto e esperado pelo público, e diante da ausência do maestro o faxineiro do teatro assume seu papel. Neste enredo o ator Leonardo Umpierrez utiliza técnicas de clown, mímica e improvisação num diálogo direto com a plateia.
Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002, formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O grupo possui três espetáculos em repertório: “Hoje Tem Palhaçada”, existente há 5 anos direcionado ao público infantil. O “Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.. E “O Maestro”, um espetáculo solo de clown que pode ser apresentado em diversos espaços cênicos. Também possui diversos números que já percorreram festivais em todo Brasil e Uruguai.

Dia 22/04 - Histórias de Bruxa – Circo da Goiaba
Histórias de congelar o coração, de fazer arrepiar! Venha ouvir de perto o que as Bruxas Zaratrusta e Peripécia tem pra contar! Todos os anos, no dia das Bruxas, o Baú Secreto é aberto e são reveladas histórias mágicas de seres misteriosos, assustadores e às vezes, atrapalhados. Se você tem coragem e quer conhecer as histórias dessas criaturas de perto, este é o dia perfeito!
Circo da Goiaba é uma companhia artística estabelecida em Florianópolis/SC que atua com espetáculos de teatro, palhaçaria, teatro de animação e mágica, se apresentando em festivais, escolas, festas, empresas e eventos. Atualmente possui em seu repertório os espetáculos Circo da Goiaba Show, A Aventura do Pirata Barba Suja e O Palhaço Preso no Nariz, Um é Pouco Dois é D+! e Histórias de Bruxa.

Dia 29/04 - No Meu Quintal Tem Um Mar De Brincar – Grupo Roda Viva
(com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
No Meu Quintal tem Um Mar De Brincar é um passeio por diferentes lugares ocupados pelo brincar. Traz as brincadeiras soltas do quintal de casa, as ritualisticas afro brasileiras e as cantigas de trabalho. É contando histórias, dançando e palhaceando que muitas surpresas serão reveladas. Tudo embalado pelos ritmos da cultura popular brasileira.
Formado no ano de 2008, o Grupo Cultural Roda Viva realiza espetáculos cênico musicais a partir de pesquisas sobre ritmos e brincadeiras da cultura popular brasileira. Apresenta-se com frequência em escolas da rede pública e privada, além de já ter recebido prêmio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis e participado da Maratona Cultura de Florianópolis. O grupo também circulou o estado de SC através do projeto Ciranda SESC com espetáculos e capacitação de multiplicadores de cultura- brinquedos cantados e brincadeiras populares. É formado por Camila Mafra, Marcella Faria e Tainá Silva, brincantes, batuqueiras, atrizes, palhaças, bonequeiras, produtoras e diretoras.

Espetáculo acessível do mês de abril
São disponíveis neste espetáculo os recursos simultâneos de Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição via Rádio FM. Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites da sala. Não são indicados rádios receptores de FM comuns

Dia 6/05 - KAUANA - Trupitan
Mitos e histórias da tradição oral, que os contadores e brincantes recriam em clima de festa popular, apresentados com cantos e músicas executadas ao vivo. Kauana apresenta um conto indígena e um africano, envolvendo o público nesse caminho das nossas origens e dos frutos que herdamos dessas duas culturas, evidentes nas diferentes tradições de Jongo, Coco, Cirandas, etc.

Dia 13/05 - Elementos - Mágico Jorian
O Mágico Jorian Peçanha, referência no ilusionismo catarinense, apresenta espetáculo dirigido por Ludi Simões onde mostra ilusões com os 4 elementos. Seu grande diferencial são as ilusões de grande porte, como aparição e desaparição de pessoas, assistente cortada ao meio numa versão mais moderna e diversas outras surpresas.

Dia 20/05 - O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão - Clã de Livres Arteiros
Inspirado no folclore da capital catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.
O Clã de Livres Arteiros é uma companhia teatral idealizada pelo ator, palhaço, bonequeiro e produtor teatral Khalid Prestes e pelo mágico, ator, palhaço e bonequeiro Junior Pezzatto no fim de 2007.

Dia 27/05 - Encantos Mágicos – Circo da Goiaba (com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
Magia, encantamento, surpresa e diversão é o que não falta neste espetáculo de mágica interativo. Com números surpreendentes e criativos, o público se diverte e se encanta com as diversas técnicas ilusionistas!
Circo da Goiaba é uma companhia artística estabelecida em Florianópolis/SC que atua com espetáculos de teatro, palhaçaria, teatro de animação e mágica, se apresentando em festivais, escolas, festas, empresas e eventos. Atualmente possui em seu repertório os espetáculos Circo da Goiaba Show, A Aventura do Pirata Barba Suja e O Palhaço Preso no Nariz, Um é Pouco Dois é D+! e Histórias de Bruxa.

Dia 3/06 - “Contos, Cantos e Encantos do Nosso Brasil” - Bela Fulô Encantadoras de Histórias
Ah, tantos encantos existem pelos quatro cantos desse nosso lindo país... Nesse espetáculo a Bela Fulô vem trazendo um "cadinho" da nossa fantástica riqueza cultural através de causos, músicas, brincadeiras e muita diversão. Venham conhecer, ouvir, cantar e brincar o nosso Brasil!!!

Dia 10/06 - “Palhastê - O palhaço que existe em mim saúda o palhaço que existe em você” - Charles Augusto (Palhaço Pacacoenco)
Para amar e ser amado, Pacacoenco se transforma em um guru e vai ao encontro de uma nova audiência. Ensinando a filosofia Palhastê. Ele vai de cidade em cidade cuidando e ensinando a cuidar do mundo. Você é nosso convidado para a próxima palestra do guru Pacacoenco.

Dia 17/06 - “Kono, o pequeno grande pássaro” - Grupo de Estudo da Cultura Malinké
KONO, o pequeno grande pássaro, é um espetáculo teatral encantador! Criado especialmente para o público infantil, Kono é uma lenda africana contada por dançarinos e músicos que pela cultura da dança e música africanas e afro-brasileira abordam de forma sensível um dos dramas vivenciados na infância, o bullying.
No decorrer da narrativa, surgem pequenas intervenções onde o público é incentivado a contar aos personagens o que está acontecendo, há então uma inversão de artista e plateia: quem conta a história são as próprias crianças e assim, elas mesmas decifram e concluem qual é “a moral”.
Um espetáculo que fascina crianças grandes e pequenas, seduzidas pelo colorido, envolvente, repleto de magia, arte, cultura, movimento, música e inspiração.

Dia 24/06 - Mix de Circo - Circus Fever (com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)
Um maravilhoso espetáculo de circo e variedades, onde as habilidades mais diversas serão apresentadas. Dentre elas: Malabares de Luzes e claves, Bambolê, Acrobacia de solo, palhaços mágicos e muito mais.
Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002, formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O grupo possui três espetáculos em repertório: “Hoje Tem Palhaçada”, existente há 5 anos direcionado ao público infantil. O “Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.. E “O Maestro”, um espetáculo solo de clown que pode ser apresentado em diversos espaços cênicos. Também possui diversos números que já percorreram festivais em todo Brasil e Uruguai.

Confira a Programação de setembro:

02/09, às 11h30min - Peça: Kauana | Grupo Trupitan

09/09, às 11h30min – Peça: Contos Assustadoramente Engraçados | Grupo Bela Fulô

16/09, às 11h30min - Peça: Escola de Bruxos | Mágico Jorian

23/09, às 11h30min - Peça: Contos Polímeros | Clã de Livres Arteiros

30/09, às 11h30min - Peça: Palhaçada à la carte | Traço Cia de Teatro

Domingo é Dia de Teatro oferece espetáculos gratuitos para crianças no Shopping


Categorias: Teatro / Circo, Programação, Infantil
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 20 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar