FaceBook Instagram Twitter


Cineclube Pitangueira exibe Desterro e Novembrada, de Eduardo Paredes



Quando: 24 Setembro 2013, terça-feira, às 20 horas
Onde: Casa Das Máquinas
Endereço: Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/522311851186720

O Cineclube Pitangueira exibe na terça-feira, dia 24 de Setembro, às 20 horas, os curtas Desterro e Novembrada, de Eduardo Paredes. A sessão integra o Ciclo Regimes Totalitários, que apresenta uma seleção de filmes que retratam manipulações ideológicas e documentam ditaduras.

O Cineclube Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. É uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

Desterro
De Eduardo Paredes, FIC, Brasil-SC, 1991, 18min, COR, 14 anos

SINOPSE: Brasil 1894. Sufocada a revolução federalista no sul do pais, o presidente Floriano Peixoto desencadeia violenta repressão contra os vencidos. Na antiga Desterro, capital do estado, a população vive aterrorizada ante os fuzilamentos sumários na fortaleza de Anhatomirim e a insegurança das delações. Com Gracindo Junior, Luiz melo, Luciana Makowiecky e Waldir Brazil
Novembrada
De Eduar do Paredes, FIC, Brasil-SC, 1998, 20min, COR, 14 anos
Atores principais: Lima Duarte, Luiz Cutollo

O Curta narra o confronto ocorrido em 30 de novembro de 1979 entre populares e o então presidente da República, João Baptista Figueiredo, no Centro de Florianópolis. A obra, marcada pelo resgate histórico dos fatos que antecederam ao episódio e da patética reação do general à manifestação que reclamava o fim da ditadura militar, que naquele ano completava 15 anos, é um bem produzido e grandioso libelo em nome da liberdade.

Ganhador dos Prêmios:
Kikito Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado em 1998
Kikito Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Gramado em 1998
Prêmio Canal Brasil no Festival de Gramado em 1998
Cineclube Pitangueira exibe Desterro e Novembrada, de Eduardo Paredes


Categorias: Setembro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar