FaceBook Instagram Twitter


Cineclube Badesc exibe "A Primeira Página" (The Front Page, 1975) de Billy Wilder



Quando: 22 Fevereiro 2017, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Art 7 - Ciclo: Imprensa

A Primeira Página (The Front Page)
De Billy Wilder. EUA. 1975. 105min. Comédia. Livre.
Com Jack Lemmon, Walter Matthau e Susan Sarandon.

Quando o principal repórter do jornal de Chicago resolve deixar o trabalho para poder se casar, seu implacável editor-chefe o obriga a cobrir o enforcamento de um assassino. Só que o preso escapa e vai se refugiar justamente na redação do jornal.

A primeira página (The front page), comédia dirigida por Billy Wilder em 1974, é baseada em uma peça de teatro da década de 1920, de autoria de Ben Hecht e Charles MacArthur. Esta é terceira das quatro versões adaptadas para o cinema. As outras foram Última Hora (The Front Page), de 1931, Jejum de Amor (His Girl Friday), de 1940 e Troca de Maridos (Switching Channels), de 1988.

A história se passa em Chicago, no ano de 1929. Hildy Johnson (Jack Lemmon) é o principal repórter do jornal Chicago Examiner, mas, cansado da estressante vida de jornalista, decide abandonar o emprego e se casar com Peggy Grant (Susan Sarandon), uma jovem concertista. O editor de Hildy, Walter Burns (Walter Matthau), entretanto, tenta, com seus truques ardilosos, dissuadi-lo da ideia, uma vez que é a véspera do enforcamento de Earl Williams (Austin Pendleton), cuja condenação está cercada de controvérsias e renderia uma boa capa co m grande tiragem.

Mesmo tentando evitar, devido a uma sucessão de fatos inesperados, Hildy se envolve com a história, em meio a um grupo de repórteres caricatos e antiéticos. Aliás, a representação que Wilder – que dirigiu também “A montanha dos sete abutres” – faz dos jornalistas não é das mais lisonjeiras. Com um humor irônico, retrata repórteres que passam o dia todo bebendo e jogando cartas e fazem qualquer coisa para conseguir um bom furo. Vale tudo: inventar fatos, exagerar, chantagear e até ameaçar. A relação dos jornalistas com o prefeito e o xerife corruptos é outro ponto que chama atenção e rende algumas risadas.

Com um ritmo veloz, o filme faz uma crítica bem humorada à imprensa sensacionalista, que coloca os lucros acima do interesse público. Como afirmou Wilder em certa ocasião, “se você vai dizer a verdade às pessoas, seja engraçado ou elas te matarão”. Os personagens memoráveis ​​e as ótimas atuações ajudam a criar o clima da comédia e garantem momentos de diversão.

O filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro – uma de melhor filme e duas de melhor ator, para Jack Lemmon e Walter Matthau –, além de ganhar o prêmio italiano David di Donatello nas categorias de Melhor Diretor Estrangeiro e Melhor Ator Estrangeiro (Jack Lemmon e Walter Matthau). Recebeu também o prêmio de melhor comédia adaptada, da Writers Guild of America.
Cineclube Badesc exibe "A Primeira Página" (The Front Page, 1975) de Billy Wilder


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar