FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Cinema Gratuito
Mostra gratuita exibe 5 filmes baseados nos romances do escritor Edward Morgan Forster



Quando: 26 Junho 2017, Segunda-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

No mês de junho, a partir do dia 7, o Art7 junto com a Fundação Badesc, a Cultura Inglesa e Cinema Chá e Cultura apresentam cinco obras-primas do cinema baseadas nos romances de um dos mais consagrados escritores britânicos que viveu no século passado, Edward Morgan Forster (1879 — 1970). As sessões iniciam sempre às 19h e a entrada é gratuita.

E. M. Forster, é conhecido por suas histórias bem construídas, examinando as diferenças de classe e a hipocrisia na sociedade britânica, no início do século XX. Em 1905 publicou o seu primeiro romance, Por Onde os Anjos Não Passam, seguido de A mais Longa Jornada (1907), Uma Janela para o Amor (1908) e Retrono a Howard’s End (1910), entre outros.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, por sua consciência antibelicista, Forster serviu a Cruz Vermelha Internacional, em Alexandria, no Egito. Após o término da Grande Guerra, em 1918, ele vai para a Índia e escreve o que seria considerado por muitos a sua grande obra-prima: Passagem para a Índia (1924), que foi o seu último romance publicado em vida.

Confira a programação completa e as sinopses:

07/06 - Por Onde os Anjos Não Passam (Where Angels Fear to Tread)
De Charles Sturridge. Reino Unido. 1991. 116min. Drama/Romance. Sem classificação.
Com Barbara Jefford, Helen Mirren, Helena Bonham Carter
Vinda de uma abastada família inglesa, uma viúva viaja à Itália para um período de férias. Em apenas onze dias, ela se apaixona e se casa com um jovem de classe social inferior.
Primeiro romance de E.M. Forster, publicado em 1905.

14/06 - Uma Janela para o Amor (A Room with a View)
De James Ivory. Reino Unido. 1985 117min. Drama/Romance. Sem classificação.
Com Helena Bonham Carter, Daniel Day-Lewis, Maggie Smith
Uma jovem inglesa aristocrática que não aceita ser controlada. Em viagem à Florença, conhece um jovem libertário, e começa um relacionamento com ele que choca a sociedade.
Terceiro romance de E.M. Forster, publicado em 1908.

21/06 - Retorno a Howard's End (Howards End)
De James Ivory. Reino Unido. 1992. 140min. Drama/Comédia dramática. Sem classificação.
Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, Helena Bonham Carter
Irmãs que vivem de herança travam amizade com família de rico comerciante. Quando a esposa morre, ele propõe casamento à mais velha, criando um forte conflito entre ambas as famílias.
Quarto romance de E.M. Forster, publicado em 1910.

26/06 - Passagem para a Índia (A Passage to India)
De David Lean. EUA/Reino Unido. 1984. 164min. Drama/Ficção histórica. Sem classificação.
Com Alec Guinness, Ann Firbank, Antonia Pemberton
Duas inglesas fazem uma viagem pela Índia nos anos 1920, imersa em intensos problemas raciais.
Quinto romance de E.M. Forster, publicado em 1924.

28/06 - Maurice (Idem)
De James Ivory . Reino Unido. 1987. 140min. Drama. Sem classificação.
Com Hugh Grant, James Wilby, Rupert Graves
No início do século, jovem e atraente executivo inglês confronta sua conduta sexual com os preconceitos da sociedade aristocrática.

Sobre E. M. Forster

Edward Morgan Forster nasceu em 01 de janeiro de 1879 e faleceu 91 anos depois, em 07 de junho de 1970. Foi um romancista, contista, ensaísta e libretista, autor de obras como A Passage to India (Uma Passagem para a Índia), Howards End e Maurice. Nascido em Londres, Inglaterra, era o único filho de Alice Clara "Lily" Whichelo (1855-1945) e do arquiteto Edward Morgan Llewellyn Forster (1847-1880). Antes de completar dois anos, o pequeno Forster ficou órfão de pai, que vitimado por tuberculose morreu em 30 de outubro de 1880. Sua educação foi então encarregada à mãe, tias e governantas, com quem vivia em uma casa chamada Rooks Nest, na cidade de Stevenage, condado de Hertfordshire. O interesse de Forster por literatura floresceu cedo e aos seis anos ele já escrevia suas primeiras histórias. Sua vida escolar teve início na tradicional Tonbridge School, em Kent.

Aos oito anos, ele herdou £ 8.000 de sua tia-avó paterna, Marianne Thornton (filha do economista abolicionista Henry Thornton), o que em determinada medida contribuiu para uma vida financeiramente estável. Entre 1897 e 1901, estudou no King’s College, em Cambridge. Lá, ele integrou a Cambridge Conversation Society, – mais conhecida como Apostles – um grupo de estudantes que debatiam temas ligados à intelectualidade. Mais tarde, muitos membros desse círculo iriam constituir o célebre Bloomsbury Group, do qual Forster fez parte de 1910 a 1920.

Após bacharelar-se em letras clássicas e história em 1901, viajou em companhia materna por países como Itália, Áustria e Grécia. Quando não estava viajando, ele morava com sua mãe na aldeia de Abinger Hammer, no condado de Surrey. Seu primeiro conto foi publicado em 1904: tratava-se de The Story of a Panic, impresso na Independent Review. Mais tarde, ele contribuiria muito para a revista literária The Athenaeum. Em 1909, quando ainda não contava nem 30 anos, o escritor já havia publicado quatro de seus cinco romances: Where Angels Fear to Tread (1905), The Longest Journey (1907), A Room with a View (1908) e Howards End (1910).

Entre 1915 e 1919, Forster viveu em Alexandria, no Egito, onde trabalhou com a Cruz Vermelha Internacional durante a Primeira Guerra Mundial. Lá, conheceu e se apaixonou por Mohammed el Adl (1900-1922), um jovem condutor de bondes. No início de 1920, o escritor retornou à Índia, país que já havia visitado em 1914. Durante esta segunda temporada, trabalhou como secretário particular de Tukojirao III , o Marajá de Dewas. Em 1924, já de volta a Londres, ele concluiu seu último romance, A Passage to India. Nos 46 anos subseqüentes, Forster se tornou um bem-sucedido locutor de rádio da BBC, colaborou para jornais e escreveu ensaios. O escritor foi um solteiro durante toda sua vida, sendo que sua orientação sexual era conhecida por seus amigos, mas não pelo público em geral. Ele teve um relacionamento duradouro com um policial casado, de nome Bob Buckingham, considerado por biógrafos, o maior amor de sua vida. A relação teria começado em 1930 e durado até sua morte.

Forster viveu no Surrey até pouco tempo depois da morte de sua mãe em 1946, quando transferiu-se para Londres. Eleito membro honorário do King’s College, lecionou em Cambridge e era considerado uma figura respeitada e bem conhecida no campus. Foi ali que viveu a maior parte de seus últimos anos. Morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral em 07 de junho de 1970, na casa da família Buckingham, na cidade de Coventry. Por vontade do próprio escritor, alguns de seus trabalhos foram publicados somente após sua morte, sendo que sua obra póstuma mais conhecida é Maurice, editada pela primeira vez em 1971. Mostra gratuita exibe 5 filmes baseados nos romances do escritor Edward Morgan Forster

Categorias: Cinema Gratuito, Programação
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Junho 2017 Workshop gratuito de Meditação Mindfulness... >> Educação / Cursos
até 24 Junho 2017 Roteiro Histórico "Floripa Imperial&q... >> Especiais / Outros
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar