FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2014
Mostra da Educação “A cidade é uma escola” - Programação



Quando: 3 e 4 de abril
Onde: Largo da Alfândega - Centro
Quanto: Gratuito

A partir das 18h30 de quinta-feira, 3 de abril, no Largo da Alfândega, ocorrerá a mostra “A cidade é uma escola”. O evento irá se estender durante a sexta-feira, 4 de abril.

Todas as diretorias e demais órgãos da SME estão envolvidos na iniciativa. Ao todo, 32 estandes estarão expostos. A população poderá tirar dúvidas e conhecer quais as funções de cada diretoria, bem como os projetos promovidos por elas.

A Diretoria de Educação Fundamental estará no local fazendo inscrições dos interessados em se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. Os inscritos, que devem ter no mínimo 15 anos, irão frequentar um dos 11 núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) espalhados pela Ilha e Continente.

O Floripa Letrada receberá doações de obras. O projeto coloca à disposição dos usuários do transporte coletivo gratuitamente livros e revistas.

A população poderá tirar dúvidas e conhecer quais as funções da Diretoria de Educação Infantil, responsável, por exemplo, pelas creches e núcleos de educação infantil. Poderá obter informações a respeito da estrutura de uma unidade e qual o critério para ingressar numa instituição municipal, que, em sua maioria, atende em tempo integral crianças de seis meses a cinco anos.

Os que passarem pelo local terão condições ainda de saber que a Diretoria de Educação Infantil também é responsável no município pela autorização de funcionamento e fiscalização de creches privadas.

Os visitantes da mostra compreenderão melhor projetos como “Escola Aberta”, que incentiva a utilização do ambiente escolar pela comunidade, o “Mapa das Artes e Culturas”, que difunde a cultura florianopolitana nas escolas, e o Educando com a Horta, voltado para o plantio e consumo de alimentos saudáveis.

Será uma oportunidade para debater o programa Educação em Tempo Integral, que é realidade em 20 escolas da rede municipal de ensino, ampliando a permanência do estudante no ambiente escolar, com atividades no contraturno.

A mostra “A cidade é uma escola” destacará também a Educação Inclusiva, programa que visa garantir o acesso ao ensino regular a todos os estudantes com deficiências.

Na lista da Secretaria constam ainda os projetos e programas: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, SALP - Serviço de Atendimento Sobre a Língua Portuguesa; Formação Continuada em Mídia-Educação e Cidadania; Educação Integral e Bombeiro Mirim.

Outras ações que fazem parte da variada gama de atividade da SME são a Escola do Mar; Educação Inclusiva; Cultura de Paz; Formação em prevenção em atendimento de emergências; Escolas Sustentáveis; Programa Municipal de Alimentação Escolar; o MINDLAB; Educação e Cultura Digital e o Universidade Aberta; Saúde e Bem-Estar dos Servidores.


Confira as atrações artístico-culturais da Mostra da Educação

Na quinta Feira, 3 de abril, duas apresentações musicais comporão a mostra “A cidade é uma escola”, que acontecerá no Largo da Alfândega.

Às 19h30 o grupo formado por 10 professores efetivos, que representaram os demais profissionais de música da RME, terão em seu repertório as canções Rancho de Amor a Ilha, do poeta Zininho; Trenzinho Caipira, de Villa Lodos; Certos Amigos, de Daniel Lucena; e Trem das onze, Ardoniran Barbosa.

Às 20h30, o coral Vozes da EJA cantará, com acompanhamento de instrumentos de percussão e violão, as canções Argumento, de Paulinho da Viola; O morro não tem vez, de Tom Jobim; e Água de beber, também do Tom Jobim. O Grupo é formado por cerca de 30 pessoas, sendo alunos, funcionários, professores e ex-professores da Educação de jovens, adultos e idosos.

Na manhã de sexta-feira, 4 de abril, será a vez de a criançada mostrar a que veio, com encenação do Boi de Mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida, no Pantanal, e apresentações de dança das creches Bem-Te-Vi e Mont Serrat, ambas do centro.

As escolas Cândido da Luz, da Vargem do Bom Jesus, Batista Pereira, do Alto Ribeirão, Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho, e Costa da Lagoa irão desenvolver performances.


Programação

Quinta-feira- 03/04

18h30 - Solenidade de Abertura
Lançamento da Revista: “Educação em Florianópolis”
19h30: Apresentação Professores de Música
20h30: Vozes da EJA


Sexta-feira- 04/04 - 8h30 às 20h
Funcionamento dos estandes, oficinas e apresentações culturais

Oficinas:

1. Medidas biométricas (IMC) - EJA
2. Jogos e Brincadeiras
3. Pintura de várias mãos
4. Pintura de Rosto
5. Dobradura
6. EDUCAFLORIPA – Matrícula EJA
7. Os Mestres dos Saberes
8. Oficinas diversas:
Atto
Mente Inovadora
Robótica
Lousa Digital


Apresentações culturais

09h30 - Boi - de Mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida
10h - Contação de histórias com a professora Rosetenair Feijó Scharf
10h30 - Dança Circular da Creche Bem-Te-Vi
11h – Apresentação de Violino – AACCAM - Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Mocotó
14h - Dança das crianças da Creche Mont Serrat
14h 30- Apresentação de Dança Escola Básica Luiz Cândido da Luz
15h – Puxada de Rede e Maculelê - CEDEP - Centro de Educação e Evangelização Popular
16h – Apresentação Musical Escola Básica Batista Pereira
17h – Boi-de-mamão da Escola Desdobrada da Costa da Lagoa
18h – Encerramento e Apresentação da Banda da Escola Básica Maria Conceição Nunes

Mostra da Educação “A cidade é uma escola” - Programação
Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 24 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Atelie... >> Educação / Cursos
até 26 Agosto 2017 Oficina gratuita sobre patrimônio arquitet... >> Educação / Cursos
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar