FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2014
Mostra da Educação “A cidade é uma escola” - Programação



Quando: 3 e 4 de abril
Onde: Largo da Alfândega - Centro
Quanto: Gratuito

A partir das 18h30 de quinta-feira, 3 de abril, no Largo da Alfândega, ocorrerá a mostra “A cidade é uma escola”. O evento irá se estender durante a sexta-feira, 4 de abril.

Todas as diretorias e demais órgãos da SME estão envolvidos na iniciativa. Ao todo, 32 estandes estarão expostos. A população poderá tirar dúvidas e conhecer quais as funções de cada diretoria, bem como os projetos promovidos por elas.

A Diretoria de Educação Fundamental estará no local fazendo inscrições dos interessados em se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. Os inscritos, que devem ter no mínimo 15 anos, irão frequentar um dos 11 núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) espalhados pela Ilha e Continente.

O Floripa Letrada receberá doações de obras. O projeto coloca à disposição dos usuários do transporte coletivo gratuitamente livros e revistas.

A população poderá tirar dúvidas e conhecer quais as funções da Diretoria de Educação Infantil, responsável, por exemplo, pelas creches e núcleos de educação infantil. Poderá obter informações a respeito da estrutura de uma unidade e qual o critério para ingressar numa instituição municipal, que, em sua maioria, atende em tempo integral crianças de seis meses a cinco anos.

Os que passarem pelo local terão condições ainda de saber que a Diretoria de Educação Infantil também é responsável no município pela autorização de funcionamento e fiscalização de creches privadas.

Os visitantes da mostra compreenderão melhor projetos como “Escola Aberta”, que incentiva a utilização do ambiente escolar pela comunidade, o “Mapa das Artes e Culturas”, que difunde a cultura florianopolitana nas escolas, e o Educando com a Horta, voltado para o plantio e consumo de alimentos saudáveis.

Será uma oportunidade para debater o programa Educação em Tempo Integral, que é realidade em 20 escolas da rede municipal de ensino, ampliando a permanência do estudante no ambiente escolar, com atividades no contraturno.

A mostra “A cidade é uma escola” destacará também a Educação Inclusiva, programa que visa garantir o acesso ao ensino regular a todos os estudantes com deficiências.

Na lista da Secretaria constam ainda os projetos e programas: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, SALP - Serviço de Atendimento Sobre a Língua Portuguesa; Formação Continuada em Mídia-Educação e Cidadania; Educação Integral e Bombeiro Mirim.

Outras ações que fazem parte da variada gama de atividade da SME são a Escola do Mar; Educação Inclusiva; Cultura de Paz; Formação em prevenção em atendimento de emergências; Escolas Sustentáveis; Programa Municipal de Alimentação Escolar; o MINDLAB; Educação e Cultura Digital e o Universidade Aberta; Saúde e Bem-Estar dos Servidores.


Confira as atrações artístico-culturais da Mostra da Educação

Na quinta Feira, 3 de abril, duas apresentações musicais comporão a mostra “A cidade é uma escola”, que acontecerá no Largo da Alfândega.

Às 19h30 o grupo formado por 10 professores efetivos, que representaram os demais profissionais de música da RME, terão em seu repertório as canções Rancho de Amor a Ilha, do poeta Zininho; Trenzinho Caipira, de Villa Lodos; Certos Amigos, de Daniel Lucena; e Trem das onze, Ardoniran Barbosa.

Às 20h30, o coral Vozes da EJA cantará, com acompanhamento de instrumentos de percussão e violão, as canções Argumento, de Paulinho da Viola; O morro não tem vez, de Tom Jobim; e Água de beber, também do Tom Jobim. O Grupo é formado por cerca de 30 pessoas, sendo alunos, funcionários, professores e ex-professores da Educação de jovens, adultos e idosos.

Na manhã de sexta-feira, 4 de abril, será a vez de a criançada mostrar a que veio, com encenação do Boi de Mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida, no Pantanal, e apresentações de dança das creches Bem-Te-Vi e Mont Serrat, ambas do centro.

As escolas Cândido da Luz, da Vargem do Bom Jesus, Batista Pereira, do Alto Ribeirão, Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho, e Costa da Lagoa irão desenvolver performances.


Programação

Quinta-feira- 03/04

18h30 - Solenidade de Abertura
Lançamento da Revista: “Educação em Florianópolis”
19h30: Apresentação Professores de Música
20h30: Vozes da EJA


Sexta-feira- 04/04 - 8h30 às 20h
Funcionamento dos estandes, oficinas e apresentações culturais

Oficinas:

1. Medidas biométricas (IMC) - EJA
2. Jogos e Brincadeiras
3. Pintura de várias mãos
4. Pintura de Rosto
5. Dobradura
6. EDUCAFLORIPA – Matrícula EJA
7. Os Mestres dos Saberes
8. Oficinas diversas:
Atto
Mente Inovadora
Robótica
Lousa Digital


Apresentações culturais

09h30 - Boi - de Mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida
10h - Contação de histórias com a professora Rosetenair Feijó Scharf
10h30 - Dança Circular da Creche Bem-Te-Vi
11h – Apresentação de Violino – AACCAM - Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Mocotó
14h - Dança das crianças da Creche Mont Serrat
14h 30- Apresentação de Dança Escola Básica Luiz Cândido da Luz
15h – Puxada de Rede e Maculelê - CEDEP - Centro de Educação e Evangelização Popular
16h – Apresentação Musical Escola Básica Batista Pereira
17h – Boi-de-mamão da Escola Desdobrada da Costa da Lagoa
18h – Encerramento e Apresentação da Banda da Escola Básica Maria Conceição Nunes

Mostra da Educação “A cidade é uma escola” - Programação


Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar