FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2014
21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana



Quando: 22, 23 e 24 de agosto
Onde: Santo Antônio de Lisboa
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/824447247588397

De 22 a 24 de agosto, Florianópolis será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas de Santa Catarina. Na sexta-feira (22), às 18h30min, em Santo Antônio de Lisboa, inicia-se a 21ª Açor, a maior festa da cultura açoriana do Brasil. Durante três dias, o evento vai reunir uma mostra do que há de mais autêntico no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade açorianos. A entrada é franca.

Um total de 49 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo estão se mobilizando para a festa. Promovida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Governo dos Açores, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), que realiza o evento.

Este ano, mais de 60 apresentações folclóricas e três shows musicais constam da programação. Também estão programadas exposições, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. Os foliões serão recepcionados em um grande pavilhão, onde funcionará uma praça de alimentação com a culinária açoriana e uma área com 48 estandes culturais, onde artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

As escolas do município que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do legado açorianos no litoral também vão mostrar os resultados alcançados: elas terão 15 estandes que mostrarão o conteúdo trabalhado durante o ano, apresentarão dança folclórica, brincadeiras infantis e participarão do desfile de abertura. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em preservação e valorização da cultura açoriana não termine na festa. "Mobilizamos mais de 30 escolas municipais da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural”, avalia o coordenador do NEA, Joi Cletison.

Na estreia, 22 de agosto, após a abertura dos estandes, das exposições temáticas e da visita das autoridades, haverá apresentações folclóricas das 21h às 23 horas. O show musical do grupo Gente da Terra, de Florianópolis, fará o encerramento. No sábado, dia 23 de novembro, às 10h, no centro de Florianópolis, haverá o Desfile Etnográfico dos grupos participantes. As apresentações iniciam-se às 13h e vão até as 23h; logo a seguir, o grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí, encerra a noite de sábado com um show. No domingo, às 9h30, na Igreja Nossa Senhora das Necessidades, está previsto o esperado Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 21 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Logo após a missa, iniciam-se as apresentações folclóricas e a abertura dos estandes culturais. A festa encerra-se às 20 horas, com o "Show Entre Luas e Marés”, de Regi Barcelos.

Entre as exposições estão "Açores”, com cenas do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago, fotografadas por Joi Cletison. O fotógrafo português Mauricio de Abreu também participa com a exposição "Os Açores”. O Engenho Andrade também estará aberto para a demonstração do processo produtivo da farinha de mandioca.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio.

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: "Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular”, relembra Joi, coordenador do Núcleo. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.


PROGRAMAÇÃO

Sexta, 22/08

18h – Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana

18h30 – Abertura dos estandes culturais e exposições temáticas

19h – Abertura dos estandes e exposições da escolas municipais

19h30 – Abertura oficial

20h30 – Visita das autoridades aos estandes culturais

21-23h – Apresentações folclóricas

23h – Show Gente da Terra (Nilo Conceição)

24h – Encerramento das visitas aos estantes e exposições


Sábado, 23/08

10h – Desfile Etnográfico do 21º Açor no Centro de Florianópolis

11h30 – Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana

12h30 – Abertura dos estandes culturais e exposições temáticas

12h30-23h – Apresentações folclóricas

23h – Show da banda Tarrafa Elétrica de Itajaí

24h – Encerramento das visitas aos estantes e exposições


Domingo, 24/08


9h30 – Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino

11h30 – Mastro de São Sebastião com o grupo folclórico Itapocoroy (Penha). Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana, Abertura dos estandes culturais e exposições

12-19h – Apresentações folclóricas

18h – Encerramento das visitas aos estandes culturais

19 – Show "Entre Luas e Mares”, com Regi Barcelos.




21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana


Categorias: Agosto 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar