FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2014
21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana



Quando: 22, 23 e 24 de agosto
Onde: Santo Antônio de Lisboa
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/824447247588397

De 22 a 24 de agosto, Florianópolis será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas de Santa Catarina. Na sexta-feira (22), às 18h30min, em Santo Antônio de Lisboa, inicia-se a 21ª Açor, a maior festa da cultura açoriana do Brasil. Durante três dias, o evento vai reunir uma mostra do que há de mais autêntico no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade açorianos. A entrada é franca.

Um total de 49 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo estão se mobilizando para a festa. Promovida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Governo dos Açores, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), que realiza o evento.

Este ano, mais de 60 apresentações folclóricas e três shows musicais constam da programação. Também estão programadas exposições, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. Os foliões serão recepcionados em um grande pavilhão, onde funcionará uma praça de alimentação com a culinária açoriana e uma área com 48 estandes culturais, onde artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

As escolas do município que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do legado açorianos no litoral também vão mostrar os resultados alcançados: elas terão 15 estandes que mostrarão o conteúdo trabalhado durante o ano, apresentarão dança folclórica, brincadeiras infantis e participarão do desfile de abertura. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em preservação e valorização da cultura açoriana não termine na festa. "Mobilizamos mais de 30 escolas municipais da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural”, avalia o coordenador do NEA, Joi Cletison.

Na estreia, 22 de agosto, após a abertura dos estandes, das exposições temáticas e da visita das autoridades, haverá apresentações folclóricas das 21h às 23 horas. O show musical do grupo Gente da Terra, de Florianópolis, fará o encerramento. No sábado, dia 23 de novembro, às 10h, no centro de Florianópolis, haverá o Desfile Etnográfico dos grupos participantes. As apresentações iniciam-se às 13h e vão até as 23h; logo a seguir, o grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí, encerra a noite de sábado com um show. No domingo, às 9h30, na Igreja Nossa Senhora das Necessidades, está previsto o esperado Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 21 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Logo após a missa, iniciam-se as apresentações folclóricas e a abertura dos estandes culturais. A festa encerra-se às 20 horas, com o "Show Entre Luas e Marés”, de Regi Barcelos.

Entre as exposições estão "Açores”, com cenas do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago, fotografadas por Joi Cletison. O fotógrafo português Mauricio de Abreu também participa com a exposição "Os Açores”. O Engenho Andrade também estará aberto para a demonstração do processo produtivo da farinha de mandioca.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio.

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: "Queremos em breve ter no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular”, relembra Joi, coordenador do Núcleo. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.


PROGRAMAÇÃO

Sexta, 22/08

18h – Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana

18h30 – Abertura dos estandes culturais e exposições temáticas

19h – Abertura dos estandes e exposições da escolas municipais

19h30 – Abertura oficial

20h30 – Visita das autoridades aos estandes culturais

21-23h – Apresentações folclóricas

23h – Show Gente da Terra (Nilo Conceição)

24h – Encerramento das visitas aos estantes e exposições


Sábado, 23/08

10h – Desfile Etnográfico do 21º Açor no Centro de Florianópolis

11h30 – Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana

12h30 – Abertura dos estandes culturais e exposições temáticas

12h30-23h – Apresentações folclóricas

23h – Show da banda Tarrafa Elétrica de Itajaí

24h – Encerramento das visitas aos estantes e exposições


Domingo, 24/08


9h30 – Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino

11h30 – Mastro de São Sebastião com o grupo folclórico Itapocoroy (Penha). Abertura da praça de alimentação típica de base açoriana, Abertura dos estandes culturais e exposições

12-19h – Apresentações folclóricas

18h – Encerramento das visitas aos estandes culturais

19 – Show "Entre Luas e Mares”, com Regi Barcelos.




21ª Açor, Festa da Cultura Açoriana


Categorias: Agosto 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Novembro 2017 Mostra CIC 100 Anos de Animação no Brasil ... >> Cinema Gratuito
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar