FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2014
Concerto do grupo Cantus Firmus - Música Didática no Palácio



Quando: 16 Outubro 2014, Quinta-feira, às 19h30min
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/391068917712549

A Fundação Catarinense de Cultura, através da Diretoria de Difusão Artística, coordena o programa que foi lançado em outubro de 2013, "Música Didática no Cinema”, que, devido ao sucesso, conta agora com a ampliação "Música Didática no Palácio” – que apresenta espetáculos de música com um viés didático, no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa. Dia 16 de outubro, às 19h30min, o projeto apresenta concerto do grupo Cantus Firmus. Entrada gratuita.

Cantus Firmus - Música Didática no Palácio

Criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, em 2003, Cantus Firmus é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista. O estudo da sonoridade, das articulações e da retórica do discurso musical de cada composição procura valorizar aspectos genuínos da escrita antiga. O grupo é formado por Marcelo Aguiar, Eduardo Serafin, Raquel Lílian Barbi de Cerqueira, Jefferson Bittencourt e conta com a participação da soprano Kalinka Damiani.

O Madrigal Barroco (peça vocal a cinco vozes, com acompanhamento, geralmente, de um instrumento de cordas) foi o gênero mais importante dentro da música profana italiana do século XVII. Através dele a Itália tornou-se, pela primeira vez na história, o centro musical da Europa. Claudio Monteverdi teve um importante papel nesse universo. Seus livros de madrigais são considerados uma obra prima da música vocal apresentando uma notação ora de relativa simplicidade e sutileza, ora de complexidade e riqueza polifônica.

Este concerto didático do Cantus Firmus expõe uma breve aula de história da música, tanto para leigos, quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. A linguagem utilizada nos comentários das peças musicais sempre procura o tom exato entre a informação bem colocada, a clareza e simplicidade nos dados fornecidos ao público, para que o espectador possa desfrutar da performance do grupo com o máximo de sua atenção, sem ser prejudicado por nenhuma complexidade que venha afastá-lo da fruição puramente musical. As peças terão o acompanhamento de uma cópia de um instrumento musical da época, próprio para acompanhamento dos cantores: um alaúde pré-barroco. O grupo apresenta neste espetáculo os Madrigais de Claudio Monteverdi (1567-1643) e será também o lançamento do DVD com este repertório – que foi gravado no Palácio Cruz e Sousa.


Sobre os concertos didáticos

A FCC, por meio da Diretoria de Difusão Artística, promove os programas Música Didática no Cinema e Música Didática no Palácio. Ambas as ações visam apresentar espetáculos gratuitos de música com viés didático no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, respectivamente.

Os programas se propõem a apresentar concertos com a adição da exposição didática. Os músicos explicam diferentes aspectos relacionados às músicas apresentadas, como: o instrumento musical, o compositor, o período histórico, a sonoridade, a forma, entre outros. Procura-se revezar a agenda de apresentações com músicos de estilos diferenciados e com formações vocais e instrumentais diversas.

O programa teve início no final de outubro de 2013, com o nome de Música Didática no Cinema; e, para 2014, já conta com uma proposta de ampliação: Música Didática no Palácio. Sendo assim, os espetáculos ocorrem uma vez por mês, alternando-se entre dois espaços da FCC: o Cinema do CIC e o Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa).

Em 2013, o programa Música Didática no Cinema proporcionou concertos por meio dos quais músicos catarinenses puderam compartilhar seu talento, experiência e conhecimento com o público; contribuiu para com a formação de plateia; estimulou a comunidade ao estudo da música; motivou a comunidade a prestigiar e participar de mais apresentações musicais, partindo-se do princípio que, quando se entende o que se ouve, quer-se ouvir mais.
Concerto do grupo Cantus Firmus - Música Didática no Palácio

Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar