FaceBook Instagram Twitter


Palestra e oficina de música brasileira e africana, lançamento de livro, CD e DVD de Paulo Dias



Quando: 2 e 3 de dezembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) traz à universidade, nos dias 02 e 03 de dezembro, o pianista, percussionista e etnomusicólogo Paulo Dias para uma palestra, oficina e lançamento de livro, CD e DVD. Todos os eventos são gratuitos e abertos a comunidade.

No dia 02 de dezembro, das 14h às 17h, ele realizará uma palestra sobre música brasileira na sala do Programa de Pós Gradução em Música (PPGMUS). A Palestra "Síncopa e rítmica aditiva no ensaio sobre a Música Brasileira de Mário de Andrade”, trata do procedimento idiomático em musicalidades populares. Mário de Andrade desemboca na noção hoje corrente nos estudos de etnomusicologia, de uma rítmica constituída a partir da soma das unidades menores da duração: a rítmica aditiva.

Já no dia 03 de dezembro, será realizada uma oficina de diásporas musicais africanas no Brasil, das 14h às 16h30 e das 17h às 19h30 na sala 03 do Departamento de Música. A oficina, também ministrada por Paulo Dias, apresentará aos participantes conceitos, instrumentos e estruturas musicais africanas presentes nas musicalidades populares brasileiras, com base nos estudos desenvolvidos na África e no Brasil por etnomusicólogos como Nketia, Aron, Kubik, Wa Mukuna e Oliveira Pinto. Serão apresentados exemplos práticos envolvendo os alunos.

Após a oficina, será realizado o lançamento do livro, CD e DVD "O batuque de umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari – SP”, também na sala 03 do DMU. Os eventos são organizados pelo programa de extensão Música e seus Instrumentos, coordenado pelo professor Luiz Henrique Fiaminghi.

Sobre o ministrante

Paulo Dias é pianista, percussionista e etnomusicólogo. Estudou piano na França e bacharelou-se pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pianista co-repetidor, percussionista e professor de matérias teóricas no Coral da Universidade de São Paulo (USP). Aprendeu percussão popular brasileira em vivências com mestres tradicionais de diferentes comunidades afro-descendentes. Desenvolve pesquisas na área de músicas afro-brasileiras do Sudeste. É fundador e coordenador da Associação Cultural Cachuera!, entidade voltada ao registro, divulgação e reflexão sobre as músicas populares e tradicionais do Brasil.
Palestra e oficina de música brasileira e africana, lançamento de livro, CD e DVD de Paulo Dias


Categorias: Dezembro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar