FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Exposição “Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos” dos artistas Osmarina e Paulo Villalva



Quando: até 27 de março
Onde: Casa D’Itália (Espaço Cultural do Círculo Ítalo-Brasileiro/SC)
Endereço: Praça XV de Novembro, 340 - Centro
Quanto: Gratuito


Vernissage (aberto ao público): dia 12 de março, às 19 horas
Visitação até 27 de março, de segunda a sexta das 13h às 19h, dias 21 e 22 de março das 13h às 19h

No mês em que Florianópolis se prepara para a 249ª Procissão do Senhor dos Passos, os artistas Osmarina e Paulo Villalva expõem de 13 a 27 de março, na Casa D’Itália, localizada na Praça XV de Novembro, em Florianópolis, a mostra Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos. O vernissage da exposição, aberto ao público, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, às 19 horas.

A mostra Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos faz uma representação dos atos que compreendem o cortejo da Procissão do Senhor dos Passos, com peças de cerâmica de em média 25cm de altura.

"Este ano nos propusemos a realizar esta cena da Procissão, que será o encontro das duas imagens, composta por 130 figuras em cerâmica e quatro placas. Trabalhamos há 16 anos com a cerâmica figurativa, sempre com os temas relacionados ao folclore, cultura popular e religiosa de nossa terra. Participamos de outras mostras com temas como folclore do boi-de-mamão, cortejo do Divino Espírito Santo, entre outros”, contam os artistas que assinam a exposição, Osmarina e Paulo Villalva. A curadoria foi realizada pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo.

Integram a exposição as seguintes passagens da Procissão: o encontro da imagem do Senhor Jesus dos Passos (revestido com manto de veludo) com Nossa Senhora das Dores (com manto de veludo bordado); figuras do arcebispo com acompanhantes; as santas mulheres ao lado de Verônica (revestidas com manto em tecido), membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos (revestidos com balandraus) com suas lanternas e também os que levam o andor do Cristo e da Nossa Senhora; autoridades; o povo; e por fim, as bandas.

Também compõem o acervo da mostra placas em cerâmica de 42x33cm, fixadas em madeira, que representam cenas da cerimônia da lavação da imagem do Senhor dos Passos, da mudança das alfaias e representações da primeira Capela Menino Deus com Joana de Gusmão, da fundação do Imperial Hospital de Caridade com o Irmão Joaquim e da Catedral Metropolitana de Florianópolis.

A exposição Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos é gratuita, com realização da CAISC (Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina) e apoio do Governo Autônomo dos Açores, CIB (Círculo Ítalo Brasileiro Santa Catarina), INGESC (Instituto de Genealogia de Santa Catarina), Angeloni e Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
Exposição “Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos” dos artistas Osmarina e Paulo Villalva

Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar