FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Exposição “Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos” dos artistas Osmarina e Paulo Villalva



Quando: até 27 de março
Onde: Casa D’Itália (Espaço Cultural do Círculo Ítalo-Brasileiro/SC)
Endereço: Praça XV de Novembro, 340 - Centro
Quanto: Gratuito


Vernissage (aberto ao público): dia 12 de março, às 19 horas
Visitação até 27 de março, de segunda a sexta das 13h às 19h, dias 21 e 22 de março das 13h às 19h

No mês em que Florianópolis se prepara para a 249ª Procissão do Senhor dos Passos, os artistas Osmarina e Paulo Villalva expõem de 13 a 27 de março, na Casa D’Itália, localizada na Praça XV de Novembro, em Florianópolis, a mostra Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos. O vernissage da exposição, aberto ao público, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, às 19 horas.

A mostra Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos faz uma representação dos atos que compreendem o cortejo da Procissão do Senhor dos Passos, com peças de cerâmica de em média 25cm de altura.

"Este ano nos propusemos a realizar esta cena da Procissão, que será o encontro das duas imagens, composta por 130 figuras em cerâmica e quatro placas. Trabalhamos há 16 anos com a cerâmica figurativa, sempre com os temas relacionados ao folclore, cultura popular e religiosa de nossa terra. Participamos de outras mostras com temas como folclore do boi-de-mamão, cortejo do Divino Espírito Santo, entre outros”, contam os artistas que assinam a exposição, Osmarina e Paulo Villalva. A curadoria foi realizada pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo.

Integram a exposição as seguintes passagens da Procissão: o encontro da imagem do Senhor Jesus dos Passos (revestido com manto de veludo) com Nossa Senhora das Dores (com manto de veludo bordado); figuras do arcebispo com acompanhantes; as santas mulheres ao lado de Verônica (revestidas com manto em tecido), membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos (revestidos com balandraus) com suas lanternas e também os que levam o andor do Cristo e da Nossa Senhora; autoridades; o povo; e por fim, as bandas.

Também compõem o acervo da mostra placas em cerâmica de 42x33cm, fixadas em madeira, que representam cenas da cerimônia da lavação da imagem do Senhor dos Passos, da mudança das alfaias e representações da primeira Capela Menino Deus com Joana de Gusmão, da fundação do Imperial Hospital de Caridade com o Irmão Joaquim e da Catedral Metropolitana de Florianópolis.

A exposição Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos é gratuita, com realização da CAISC (Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina) e apoio do Governo Autônomo dos Açores, CIB (Círculo Ítalo Brasileiro Santa Catarina), INGESC (Instituto de Genealogia de Santa Catarina), Angeloni e Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
Exposição “Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos” dos artistas Osmarina e Paulo Villalva


Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar