FaceBook Instagram Twitter


Festival da Leitura de Florianópolis reúne grandes nomes da literatura nacional



Quando: de 25 a 29 de maio
Onde: Hotel Quinta da Bica d’Água, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/825492827519075

Filosofia, Prosa & Poesia - Apresentações, fóruns, debates, oficinas e muito mais

Floripa reunirá grandes nomes da literatura nacional de 25 a 29 de maio, em diferentes iniciativas, como estações Bom de Ler, oficinas de leitura, saraus de histórias, e a série Bom de Ler Filosofia, Prosa e Poesia. A programação gratuita para crianças, professores, mediadores e leitores em geral.

O Festival da Leitura de Florianópolis, com mesas de debate, oficinas e palestras, ocorrerá entre os dias 25 e 27 no hotel Quinta da Bica d´Água, bairro Carvoeira. O evento precede o encontro da Plataforma Bom de Ler e o Fórum do Livro e da Leitura, que em 2015 chega à terceira edição.

O escritor Zuenir Ventura (recentemente incorporado à Academia Brasileira de Letras) e, a autora infantojuvenil Eliane Debus, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, os filósofos Juliano Garcia Pessanha e Elton Luiz Souza, e a poeta Alice Sant’Anna são algumas das personalidades que participarão das atividades.

No dia 28 de maio, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Plataforma Bom de Ler reunirá escritores, artistas e professores que contribuem para a formação da nova geração de leitores no Brasil para um momento de produção, invenção e criação.

A apresentação do diagnóstico e a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura, com a composição da câmara setorial, marcarão o III Fórum do Livro e da Leitura, no dia 29 de maio, no Cinema do CIC. Estarão presentes José Miguel Wisnik, músico e doutor em teoria literária, e Affonso Romano de Sant’Anna, ex-diretor da Biblioteca Nacional.

A iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura começou em 2013 e desde então mobiliza agentes e gestores públicos, privados e não governamentais na elaboração de sugestões que possam assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.
r> A iniciativa é do Instituto Parati e a realização é da organização Cidade Futura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e da Prefeitura de Florianópolis, entre outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

As inscrições e as programações completas do Festival da Leitura de Florianópolis e do III Fórum do Livro e da Leitura podem ser acessadas no site http://www.bomdeler.org.br/festival

Festival da Leitura de Florianópolis
Data: 25 a 27 de maio
Locais: Hotel Quinta da Bica d’Água

Plataforma Bom de Ler
Data: 28 de maio
Locais: CIC

III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura
Data: 29 de maio
Local: CIC

Programas
III Fórum da Leitura
Câmara Setorial
Convite para Pensar
Estação Bom de Ler
Oficina da Leitura
Sessão Academia Bom de Ler




Sobre Zuenir Ventura
É colunista do jornal O Globo, tendo ganho o Prêmio Jabuti em 1995, na categoria reportagem, pelo livro Cidade Partida.1 É o sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, eleito no dia 30 de outubro de 2014, na sucessão do dramaturgo Ariano Suassuna, e recebido no dia 6 de março de 2015, pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.

Sobre José Miguel Wisnik
José Miguel Soares Wisnik (São Vicente, 27 de outubro de 1948) é um músico, compositor e ensaísta brasileiro. É também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Graduado em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (1970), mestre (1974) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (1980), pela mesma Universidade. Wisnik estudou piano clássico durante muitos anos, mas optou pela faculdade de Letras.

Sobre Manuel da Costa Pinto
Jornalista e crítico literário, foi um dos criadores da "Cult", revista que editou por seis anos. Nasceu em São Paulo em 1966. É formado em jornalismo pela PUC-SP e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP (Universidade de São Paulo).Foi editor-assistente da Edusp, editor-executivo do "Jornal da USP", editor-executivo da revista "Guia das Artes" (especializada em artes plásticas) e, de 1997 a 2003, coordenador editorial do Instituto Moreira Salles. Na Folha, foi redator do extinto caderno Mais! e assinou, de 2003 a maio de 2010, a seção "Rodapé Literário", quinzenalmente aos sábados, na Ilustrada.

Sobre Affonso Romano de Sant'Anna
Nasceu em 1937, em Belo Horizonte. Jornalista, professor universitário, ex-diretor da Biblioteca Nacional, é considerado unanimemente um dos mais importantes poetas brasileiros da atualidade. Tem mais de 40 livros publicados, e é professor em diversas universidades brasileiras (UFMG. PUC-RJ, URFJ, UFF). No exterior lecionou em universidades na Califórnia, Koln e Aix-en-Provence. Seu talento foi confirmado pelo estímulo recebido de várias fundações internacionais como a Ford Foundation, Guggenheim, Gulbenkian e o DAAD, que lhe concederam bolsas de estudo e pesquisa em diversos países. Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil (pesquisa e copy desk), Senhor (colaborador), Veja (critico), Isto É (cronista), colaborador de O Estado de São Paulo. Escreve também no Estado de Minas e Correio Braziliense.
Festival da Leitura de Florianópolis reúne grandes nomes da literatura nacional


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar