FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Campanha nacional de vacunação contra a gripe é prorrogada por mais duas semanas



Quando: até 5 de junho
Onde: postos de saúde SUS
Quanto: Gratuito

Vacinação contra a gripe acontece em todo o país

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na segunda-feira, 4 de maio, em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas.

A Campanha será prorrogada até o dia 5 de junho em todo o Estado, por decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. O motivo é a baixa adesão em quase todos os municípios catarinenses, cuja meta de imunização é de 80%.

A vacina é gratuita para idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias, população indígena, trabalhadores da saúde e do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses em Florianópolis. A imunização é contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores.

Entre os anos de 2011 e 2014, Florianópolis alcançou coberturas que variaram de 93,26% (2011) a 81,66% (2014), com as maiores coberturas observadas nos grupos de trabalhadores em saúde. Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses para conferir a imunidade. O abandono do esquema impacta significativamente na proteção contra a infecção.

Gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A melhor forma de prevenir a doença, além da vacina, é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Outra opção é o uso de álcool gel para higienizar as mãos. Campanha nacional de vacunação contra a gripe é prorrogada por mais duas semanas

Categorias: Junho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar