FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Campanha nacional de vacunação contra a gripe é prorrogada por mais duas semanas



Quando: até 5 de junho
Onde: postos de saúde SUS
Quanto: Gratuito

Vacinação contra a gripe acontece em todo o país

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na segunda-feira, 4 de maio, em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas.

A Campanha será prorrogada até o dia 5 de junho em todo o Estado, por decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. O motivo é a baixa adesão em quase todos os municípios catarinenses, cuja meta de imunização é de 80%.

A vacina é gratuita para idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias, população indígena, trabalhadores da saúde e do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses em Florianópolis. A imunização é contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores.

Entre os anos de 2011 e 2014, Florianópolis alcançou coberturas que variaram de 93,26% (2011) a 81,66% (2014), com as maiores coberturas observadas nos grupos de trabalhadores em saúde. Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses para conferir a imunidade. O abandono do esquema impacta significativamente na proteção contra a infecção.

Gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A melhor forma de prevenir a doença, além da vacina, é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Outra opção é o uso de álcool gel para higienizar as mãos.
Campanha nacional de vacunação contra a gripe é prorrogada por mais duas semanas


Categorias: Junho 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar