FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2015
Exposição “Empatia, Abstração e Neutralismo” de alunos com indicadores de superdotação



Quando: até 26 de agosto
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/411819275691040

A partir desta quarta-feira, 5 de agosto, a exposição "Empatia, Abstração e Neutralismo” pode ser vista no hall do piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com trabalhos artísticos desenvolvidos por dois alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) — Luciane Kroll e Rafael Martins, estudantes da Oficina de Artes Visuais da instituição —, a mostra permanece aberta a visitação até 26 de agosto (exceto sábados e domingos), das 8h às 19 horas. Evento gratuito e aberto à comunidade.

A exposição apresenta um conjunto de 24 obras de pintura e desenhos feitos sobre papéis canson e vergê, com cerca de 30 cm x 42 cm, em que foram utilizadas técnicas mistas, com diferentes tipos de material, como lápis de cor aquarelável, giz pastel seco, acrílica fosca, nanquim, grafite, recortes e colagens, e ebru sanati (técnica de origem turca).

As obras são inspiradas no cotidiano de seres humanos e animais domésticos, nas experiências vividas por eles: as sensações captadas, os sentimentos gerados, ações e reações que tramitam entre o bem e o mal, o agradável e o grotesco.

Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)
Instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, proporciona atendimento educacional especializado e desenvolve ações para que pessoas com indicativos de altas habilidades e superdotação sejam identificadas e atendidas, auxiliando seu desenvolvimento pessoal. Assim, promove-se a disseminação do tema, visando diminuir os mitos que envolvem essa faixa da população.

O NAAH/S em Santa Catarina oferece atualmente cinco oficinas (Lógica e Matemática, Robótica Educacional, Leitura e Produção Textual, Atividades Exploratórias e Artes Visuais) com o objetivo de desenvolver talentos e buscar identificar nesses alunos áreas de interesse específico, ampliando as habilidades e oferecendo conhecimento amplo de acordo com suas potencialidades. As oficinas, que proporcionam ao aluno enriquecimento curricular, avaliação processual, socialização com seus pares e ampliação da criatividade, são realizadas uma vez por semana, no contra turno do ensino regular. A participação é permitida até a conclusão do ensino médio.

A Oficina de Artes Visuais promove e estimula experiências com conteúdos e práticas artísticas. As aulas abordam a história da arte: destacam-se artistas, obras e estilos, bem como os fundamentos da linguagem visual, ampliando o repertório cultural do aluno, que, assim, adquire competência para utilizar recursos e técnicas, além de desenvolver suas próprias linguagens artísticas.

Apoio: Departamento Artístico-Cultural (DAC) e Centro de Cultura e Eventos, ambos da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Contato: (48) 3381-1632, (48) 3381-1654
Exposição “Empatia, Abstração e Neutralismo” de alunos com indicadores de superdotação


Categorias: Agosto 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar