FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Curso gratuito de fotografia criativa com Antonio Falzetti



Quando: de 15 a 18 de setembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: design.ceart@udesc.br

De 15 a 18 de setembro a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá, em Florianópolis, um curso de fotografia criativa com o fotógrafo italiano Antonio Falzetti. Com o tema "Águas de Florianópolis”, o curso gratuito será realizado no Centro de Artes (Ceart) e está com inscrições abertas, tanto para alunos e servidores da Udesc, quanto para a comunidade externa.

No dia 15 de setembro o curso será realizado das 14h30 às 18h e, de 16 a 18 de setembro, das 9h às 18h. Para participar os interessados devem possuir câmera fotográfica com resolução mínima de 12 megapixels e um tripé ou cavalete, e conseguir comunicar-se em italiano ou espanhol (os idiomas falados pelo professor Antonio Falzetti).

Inscrições
Estão disponíveis 15 vagas e os interessados podem realizar a inscrição até o dia 7 de setembro, enviando para o e-mail design.ceart@udesc.br três fotos de autoria própria, um texto de até 400 caracteres sobre o tema "Fotografia artística”, e o termo de compromisso preenchido e assinado:
www.ceart.udesc.br/wp-content/uploads/termo_compromisso_curso_fotografia.docx

A Udesc Ceart realizará uma seleção dos inscritos e a lista com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 9 de setembro. Será concedido certificado aos participantes que frequentarem no mínimo 75% das aulas.

Nos últimos três anos, Falzetti ministrou cursos de fotografia criativa na Escola Livre de Artes da Udesc Joinville, e as fotografias realizadas pelos participantes deram origem aos livros "Fragmentos Urbanos” e "Fragmentos da Natureza”. Em setembro, o fotógrafo também ministrará o novo curso em Joinville, quando será lançado o livro "Fragmentos da Dança”. Em Florianópolis, o livro também será lançado durante a realização do curso de fotografia criativa.

Mais informações com o Departamento de Design pelos contatos: design.ceart@udesc.br ou (48) 3321-8321.

Tema do curso: Águas de Florianópolis
A água é o elemento fundamental para a vida no planeta, o elemento do qual originamos, que nos permite viver e do qual somos em maior parte constituídos. A água está dentro de nós, nos nossos tecidos e no nosso imaginário; e fora de nós, desde quando flutuamos no líquido amniótico no ventre de nossa mãe, ou quando mergulhamos no oceano, nas águas quentes do verão, ou ainda no copo cheio que bebemos e que nos faz sentir vivos.

A este elemento composto de três partículas, mas de mil formas, sabores e cores, dedicamos o novo curso fotográfico: uma viagem por imagens no fio d’água, como se estivéssemos num barco imaginário, mas também num mergulho em suas dimensões abissais por meio de códigos e símbolos que unem a água às nossas percepções e emoções, para enfim chamar a atenção sobre a importância que este elemento tem para cada ser humano.

O processo criativo e formativo se estabelecerá por meio de técnicas fotográficas, de tomadas de cena, conhecimento dos tipos de lentes, enquadramentos e cortes; além da escolha de estilos e efeitos (desfocado, em movimento, branco e preto/colorido, em sequências, etc) e, enfim, por meio da pós-produção com técnicas de reelaboração digital (corte, composição das imagens, e escolha do formato).

As técnicas compositivas se desenvolverão por meio de uma atenta análise das possibilidades expositivas da fotografia, a divisão do espaço, a sucessão e a distribuição das imagens no enquadramento, a sucessão das cores, os contrastes e as formas, e o percurso do fotógrafo em relação à natureza.

Sobre Antonio Falzetti
O fotógrafo Antonio Falzetti vive e trabalha em Ímola, na província de Bolonha (Itália), em seu próprio estúdio de fotografia e de arte gráfica. Trabalha no campo da fotografia desde 1995, quando começou como fotógrafo retratista, e sucessivamente com uma série de reportagens para um projeto sobre o ex-hospital psiquiátrico L´Osservanza de Ímola, e em Berlim para diversas revistas e jornais.

Realizou uma série de projetos artísticos no campo do teatro e da dança, em parceria com as prefeituras de Ímola e Bolonha, com o financiamento da Secretaria da Cultura de Ímola e o Departamento de Música e Espetáculo da Universidade de Bolonha. Trabalhou também para o Museu da Resistência e da Cultura Camponesa (CIDRA) de Ímola. Colaborou para a realização de diversas mostras e catálogos de institutos e museus.

Expôs no Museu de Arte Moderna de Bondeno, no Mambo Museu de Arte Moderna junto ao ateliê dos Irmãos Broche em Bolonha, na TRAFO Galeria de Arquitetura e Design de Berlim, na Casa Elizalde e no Centro Civic Drassanes na Prefeitura de Barcelona, na Pink e Galleria Esposta de Verona. Realizou trabalhos fotográficos para diversas empresas de ponta. Organiza, junto à Secretaria de Juventude da Prefeitura de Ímola, cursos de fotografia e arte gráfica multimídia e colabora também com a revista de budismo "Il Nuovo Rinascimento”, com a revista online Lo Spazio Bianco, Il Cacofonico e a Associação Cultural Miasma. Curso gratuito de fotografia criativa com Antonio Falzetti

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar