FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Programação da semana terá domingo do Mercado Público aberto, food trucks e ônibus gratuito



Quando: de 3 a 6 de setembro
Onde: Beira-mar Norte, Centro Histórico, Mercado Público - Centro
Quanto: Gratuito

A semana do feriado de 7 de Setembro terá programação especial em Florianópolis com música ao vivo, recreação, food trucks e Parada da Diversidade entre as atrações. O próximo domingo, dia 6, será o primeiro em que o Mercado Público de Florianópolis estará aberto, funcionando plenamente. Também será o primeiro com linha especial de ônibus saindo de todas as regiões da cidade e passagem gratuita ida e volta.

O Mercado Público de Florianópolis abrirá aos domingos pela primeira vez desde que a Ala Sul foi reinaugurada em 5 de agosto. Na quinta e sexta-feira, as lojas e peixarias do Mercado Público funcionam das 7 às 19 horas. Já os bares e restaurantes ficam até às 22 horas. No sábado, o comércio fica aberto das 7 às 14 horas e os bares e restaurantes, até às 19 horas.

A véspera do feriado da Independência do Brasil no próximo dia 6 de setembro será o primeiro funcionamento dominical, que deverá repetir-se no primeiro domingo de cada mês, conforme anúncio da Prefeitura na manhã desta segunda-feira. A programação para o evento, planejada pela prefeitura em conjunto com a Associação dos Comerciantes do Mercado, terá diversas atrações e diversos pratos estarão com preços especiais nos bares e restaurantes. Peixarias, lojas, bares e restaurantes funcionarão das 7h às 17h — com programação musical no vão central a partir das 12h.

No vão central, a música promete os melhores acordes com o baile Coisarada, do músico e compositor manezinho Luiz Meira, que convida Sabarah e Nelson Viana, entre outros nomes da música catarinense, para um show em clima descontraído e dançante, que se estende até 17h.

Para as famílias que quiserem curtir com seus filhos esse domingo diferente no Centro Histórico da cidade, uma recreação especial para as crianças estará instalada das 10 às 15h no entorno do Mercado. Além da Casinha Açoriana, instalada pela Secretaria Municipal de Cultura, haverá jogos de mesa, jogos de desafio, ciranda, pintura facial, cama elástica e piscina de bolinhas, todas brincadeiras interativas oferecidas em parceria com a Fundação Municipal de Esporte, Guarda Municipal e Sesc.

Exposições artísticas, oficinas demonstrativas de artesanato tradicional e exibição de filmes são algumas das atividades gratuitas para sábado e domingo, dias 5 e 6, integrando o Projeto de Revitalização do Centro Histórico, executado pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Entre as atividades culturais programadas para o entorno do Mercado Público, haverá oficina demonstrativa de tear, no sábado, das 10h às 16hs. No domingo, no mesmo horário, estão previstas demonstração de cerâmica figurativa e intervenções artísticas na casinha açoriana, com personagens típicos da Ilha. Na ala Norte, o Armazém da Renda – Centro de Referência da Renda de Bilro – vai atender no sábado, das 8h às 17h, e abrirá no mesmo horário neste primeiro domingo do mês, dentro da programação especial da Prefeitura para o Mercado Público. No local, ocorrem oficinas demonstrativas da arte rendeira e os visitantes podem comprar produtos feitos pelas artesãs. No corredor da mesma ala, o público pode ainda apreciar o Mural da Cultura, com exposições de obras dos artistas Cipriano e Ana Carmolinga.

Mais adiante, na Praça XV de Novembro, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti vai funcionar todos os sábados, das 10h às 16h, integrada ao Projeto Viva a Cidade. No espaço, a exposição de arte contemporânea "Papel de Desenho” está aberta à visitação pública até o dia 21, com trabalhos dos artistas visuais Augusto Benetti, Bil Lühmann, Diego Rayck, Maíra Dietrich e Raquel Stolf.

Mercado Público de Domingo
Quando – domingo, dia 6 - das 7h às 17h:
- 10h às 15h – para as crianças - Casinha Açoriana, jogos de mesa, jogos de desafio, ciranda, pintura facial, cama elástica e piscina de bolinhas
- 11h às 17h - baile Coisarada, do músico e compositor manezinho Luiz Meira, que convida Sabarah e Nelson Viana

Ônibus gratuito
Para incentivar a população a prestigiar a abertura do Mercado Público neste domingo, quatro linhas de ônibus funcionarão com as catracas livres das 9h às 18h. As linhas 200, 300, 500 e 600 (Madrugadão Norte, Leste, Sul e Continente), cujos itinerários serão mantidos, foram designadas para transportar o público dos bairros ao Centro e do Centro aos bairros, sendo dois horários de saída dos bairros pela manhã e dois à tarde. O desembarque será feito exclusivamente no Largo da Alfândega. Além do transporte coletivo, que terá reforço no quadro de horários ao longo de todo o fim de semana, haverá frota mínima de 70% dos táxis da cidade. Os estacionamentos do Centro também funcionarão das 8h às 18h no domingo.

>> Confira os horários das linhas especiais que circulam no domingo, dia 6:
As linhas do Norte, Leste e Sul da Ilha irão circular nos seguintes horários:
Saídas do Bairro: 8h30 / 11h30 / 14h30 / 17h40
Saídas do Centro: 10h / 13h / 16 h/ 19h
A linha do Continente sairá nos seguintes horários:
Saídas do Centro*: 9h30/ 12h30 / 15h30/ 17h / 19h
*esta linha é circular, portanto não há horário fixo para sair do bairro.

>> Alterações no trânsito
Em razão dos eventos, o trânsito terá duas alterações no domingo:
1 - Bloqueio da Beira-Mar Norte – do elevado do CIC até o trapiche da Beira-Mar – das 16h à meia-noite
2 - Bloqueio da Avenida Paulo Fontes – da Praça Fernando Machado até a Rua Pedro Ivo – das 9h às 15h

Boteco Cultural

A programação especial da semana já começa na quinta-feira, com a primeira edição do evento Boteco Cultural, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro, das 17 às 22h, nas ruas Jerônimo Coelho, Felipe Schmidt, Deodoro e Conselheiro Mafra, além do Mercado Público. Essas ruas estarão preparadas com muito conforto para receber o público em encontros de happy hour e para curtir boa música na companhia de amigos e familiares.

O evento oferecerá uma mistura de gastronomia, entretenimento e cultura, com uma programação diversificada, contando com várias atrações, apresentações artísticas, exposições culturais, presença de 14 opções de Food Trucks e música ao vivo. Para quem levar as crianças, também haverá espaço exclusivo para os pequenos e para os admiradores de brinquedos artesanais.

Diversos artistas estarão no local com painéis colaborativos de grafite, pintura de pranchas e festival de curtas metragens produzidos por artistas locais. Além disso, diversas exposições de carros antigos, fotografias e poesias estarão em vários pontos do Centro.

A música vai tomar conta da rua Felipe Schmidt com o Palco Central. No dia 3, a abertura ficará por conta do Projeto Sounds in da City. Já o dia 4 será dedicado à música brasileira, com as bandas Deixa Star Samba e Samba Roque Mar e Lua.

O evento faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Florianópolis, o Sebrae/SC e a CDL de Florianópolis estão realizando para consolidar o Projeto de Revitalização do Centro Histórico. Com isso, pretende-se aumentar o convívio entre as pessoas na região central, como também transformar o Centro num moderno ponto de encontro, com segurança e tranquilidade, também à noite e nos finais de semana.

Armazém da Renda
Sábado e domingo – das 8 às 17 horas
Local: Mercado Público
Exposição e oficina demonstrativa de renda de bilro
Venda de artesanato de referência cultural

Sábado - dia 5 - das 10h às 16h - Oficina demonstrativa de tear, com Maria Helena
Domingo - dia 6 - das 9h às 16h - Oficina demonstrativa de cerâmica figurativa, com Eduardo Souza e Casinha açoriana com personagens típicos e Jair da Palha

Casa da Memória
Sábado e domingo – das 10 às 16 horas
Atendimento no banco de imagens e biblioteca
Cine Memória, com exibição de filmes das 14 às 16 horas
A partir deste final de semana, a Casa da Memória também vai abrir aos sábados, das 10 às 16 horas, com atendimento no setor de banco de imagens e biblioteca e passa a sediar o Cine Memória, com exibição de filmes relacionados à história, à cultura e à memória afetiva da cidade, no sábado e domingo, das 14h às 16h.

Viva a Cidade
Quando: Sábado - dia 5 - das 9h às 16h
Onde: centro histórico - as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

O Viva a Cidade também terá uma edição especial no sábado, das 9 às 16h, no núcleo do Centro Histórico, e a ação movimenta as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores.

O evento contará com diversos Food Trucks, som ao vivo com a banda "10 pras Duas", recreação para as crianças com o Sesc, além das tradicionais exposições de artesanatos, feira de antiguidades, brechós, sebos, apresentações culturais e teatrais, bares, restaurantes e a presença do manezinho Odilho, para animar os passantes. A CDL de Florianópolis é parceira do projeto, que já tem dois anos de sucesso crescente.

Food Truck Beira-mar
Quando: Sábado - dia 5 - das 10 às 18 horas
Onde: Trapiche da Beira-mar Norte
Atrações: participação confirmada de 17 unidades de Food Truck

Parada da Diversidade
Quando: domingo, dia 6 - das 14h às 23h

Continuando as festividades, a 9ª Parada da Diversidade, uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, acontece no dia 6, com a presença da cantora Wanessa. Atrações regionais, além de DJs, também vão agitar o público no evento. A festa tem início previsto para as 14h, no Koxixo's da Beira-Mar Norte, ao som de DJs em um trio elétrico. A partir das 16h, a marcha terá início pela Beira-Mar Norte.

Mais tarde, às 19h, a banda regional Entre Elas dará continuidade à Parada no trapiche da Beira-Mar. Logo após, a transformistas "Kit Kitana" fará uma performance no palco. A musa do público LGBTS, a cantora Wanessa, fará o show de encerramento, às 21h.

Tour Cultural e caminhadas ecológicas

Para quem quiser conhecer a cidade de uma maneira diferente, a prefeitura, em parceria com a Floripa Click Tour, realizará passeios turísticos pela cidade. No Floripa Walking Tour os visitantes terão uma condução cultural nos pontos turísticos do Centro Histórico: o Largo da Alfândega, o Mercado Público, a Praça XV, a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Sousa. Durante o passeio os participantes recebem um álbum de fotografias antigas da cidade, onde é possível comparar como eram os locais antigamente.

O objetivo é mostrar a importância da história da cidade, a valorização da cultura local e o valor turístico destes patrimônios históricos, que movimentam a economia local, atraindo visitantes do Estado, do Brasil e de outras partes do mundo.

No Floripa Trekking Tour serão realizadas caminhadas e trilhas ecológicas na Barra da Lagoa. O ponto de encontro será a ponte do canal da Barra.

Os dois passeios serão realizados no sábado, domingo e segunda-feira, às 10h, e estão com descontos especiais para o feriado de 7 de setembro: O Floripa Walking Tour será R$ 20 e o Trekking Tour, R$ 40. Ambos os passeios incluem uma fotografia do grupo participante que será enviada por e-mail. Programação da semana terá domingo do Mercado Público aberto, food trucks e ônibus gratuito

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar