FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
1º Tecendo na Tela exibe os vídeos sobre cultura negra



Quando: 23 Outubro 2015, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Instituto Arco-Íris
Endereço: Travessa Ratcliff, 56 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1167212766639989

Nesta sexta-feira dia 23 de outubro, o Fórum Setorial Permanente de Cultura Negra de Florianópolis estará realizando o 1º Tecendo na Tela que tem por objetivo exibir produções audiovisuais que tratam da cultura negra e realizar uma conversa sobre os materiais com os presentes. O evento ocorre às 19h no Instituto Arco-Íris, no centro da cidade. Atividade aberta a tod@s os interessados! Você é mais do que convidado para construir esse momento!!!!

Nessa primeira edição serão exibidos as seguintes produções:
- Cidadão Invisível de Alexandra Alencar
- Ilha dos Orixás de Alexandra Alencar, Bruno Moreschi, Maykon Oliveira, Renan Xavier e Willian Vieira
- Corpo em Trânsito do Grupo Abayomi

Ilha dos Orixás
É um vídeo que trata da história e prática da Umbanda em Florianópolis, em especial da Umbanda Almas e Angola, a partir do depoimento de pesquisadores, praticantes e de representantes de outras religiões. Tal produção audiovisual foi produzida durante a disciplina de Grande Reportagem em Vídeo, em 2004, por estudantes da quinta fase do Curso de Graduação de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
Ficha Técnica:
Produção, Roteiro, Filmagem, Edição e Pós-Edição: Alexandra Alencar, Bruno Moreschi, Maykon Oliveira, Renan Xavier e Willian Vieira.
Duração: 25 minutos

Cidadão Invisível
O vídeo trata dos mecanismos que tornam imperceptível a presença do negro em Florianópolis, realidade esta negligenciada por toda sociedade e, muitas vezes, não questionada pelos próprios negros dessas comunidades. Além disso, o trabalho se propõe a descobrir em que lugares e condições mora a maioria dessa população negra da capital. Foram entrevistados moradores das comunidades das comunidades da Ponta do Leal, Mont Serrat e Servidão Batuel Cunha.
Ficha Técnica:
Duração - 22 minutos
Direção, produção, reportagem e edição - Alexandra Alencar
Imagens - Renan Xavier, Peri Carvalho, Henrique Guião e Marco Antônio dos Santos
Fotografia - Camila de Sousa
Projeto Gráfico - Clarissa Nascimento e Leonardo Bittencourt

Corpo em Trânsito
É um vídeo sobre o projeto Corpo em Trânsito, realizado em 2012 pelo Grupo Abayomi, com o propósito de estar nas ruas, difundindo a tradição mandinga e ressaltando os cruzamentos culturais através da dança e música. Tal projeto propõe enquanto construção de trabalho artístico um novo gestual e uma nova estética. Além de valorizar o encontro entre culturas, na possibilidade de construção de sentidos e novas paisagens em dança, tecendo relações entre ambientes distintos.
Este projeto teve etapas de pesquisa corporal e musical com base no trabalho de dança e percussão já realizados pelo grupo Abayomi para desconstrução de repertório já existente, realização e construção de trabalho artístico, intervenções urbanas e edição de vídeo por Vanessa Sandré.
1º Tecendo na Tela exibe os vídeos sobre cultura negra


Categorias: Outubro 2015
Tags: afro, Video, Cinema
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar