FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Semana Comemorativa dos 30 anos do Centro de Artes da Udesc



Quando: de 9 a 15 de novembro
Onde: em diversos locais da cidade, Udesc
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/776130855847361

De 9 a 15 de novembro, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma semana comemorativa em Florianópolis pelos 30 anos de fundação da unidade. O evento faz parte da programação dos 50 anos da Udesc.

A programação iniciará oficialmente na segunda-feira, dia 9, às 19h30, com a cerimônia de abertura e homenagens no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Alunos, servidores, egressos, aposentados, imprensa e o público em geral estão convidados a prestigiar a solenidade, que terá apresentações culturais e homenagens a professores e técnicos.

Ao longo da semana, a Udesc levará gratuitamente, para diversos espaços culturais da cidade, uma programação com atividades como apresentações teatrais, musicais, desfile de moda e exposições.

"A ideia é trazer, para a sociedade, um panorama da produção de todas as áreas que compõem o Centro de Artes, com o objetivo de mostrar o que fazemos e atrair as futuras gerações", afirma o presidente da comissão organizadora dos 30 anos e diretor de Extensão, Vicente Concilio.

'Há pouco mais de um ano começamos a organizar a comemoração dos 30 anos do Ceart, cuja maior motivação é levar nossa produção cultural para a sociedade. Além disso, aproveitar o momento para documentar a história, agradecer e homenagear os que nos precederam e fundaram o centro", diz a diretora-geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager.

A programação inclui encenações de montagens originadas na Udesc, como Assemblage, Preto-à-Porter, $em VinténS, BadenBaden, Rasgue minhas cartas e Ignorãça; concerto de professores do Departamento de Música e concerto do grupo Musicâmara; exposições de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro; mostra de vídeos sobre arte africana contemporânea; lançamentos e relançamento de livros e revistas; feira de publicações de artista; e o OCTA Fahion 2015, desfile que é considerado o maior evento acadêmico de Moda do Brasil.

As atividades são gratuitas e os ingressos para espetáculos teatrais e concertos musicais serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação. "A Semana dos 30 anos do Centro de Artes foi pensada por uma comissão composta por professores de todos os departamentos – professores de várias gerações, desde fundadores do centro até gerações mais recentes – e representantes técnicos e discentes”, complementa Concilio.

Sobre a Udesc Ceart

O Centro de Artes da Udesc foi implantado oficialmente em 11 de dezembro de 1985, por meio de portaria assinada pelo então reitor Lauro Ribas Zimmer. Ao longo de seus 30 anos, estruturou-se no ensino, pesquisa e extensão, tornando-se reconhecido nacionalmente por sua excelência acadêmica.

Atualmente, oferece cursos de graduação nas áreas de Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro, e cursos de pós-graduação em Artes (mestrado profissional), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (mestrado), Música (mestrado) e Teatro (mestrado e doutorado), reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além dos cursos regulares, o centro apresenta uma significativa atuação na área de extensão, com diversas atividades oferecidas gratuitamente à comunidade. Com 1126 alunos de graduação, o centro conta com um corpo docente altamente capacitado – 78,5% dos professores efetivos são doutores e 17,3% são mestres –, formando profissionais qualificados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Fundamental no desenvolvimento da arte e cultura em Santa Catarina, a Udesc Ceart fomenta a cada dia o cenário cultural, artístico, de Design e Moda catarinense.

Espetáculos teatrais que serão apresentados na semana comemorativa de 30 anos da Udesc Ceart

Seis espetáculos de teatro da Udesc Ceart integram a programação da semana comemorativa – Assemblage, Preto-à-Porter, $em Vinten$, Rasgue Minhas Cartas, Ignorãça e Baden Baden.

As apresentações começam terça-feira, 10, com Assemblage no Teatro Pedro Ivo e Preto-à-Porter no Sesc Prainha. Na quarta-feira, 11, $em Vintén$ se apresenta no Teatro Àlvaro de Carvalho (TAC) e, na quinta-feira, 12, Rasgue Minhas Cartas será encenada no Sesc Prainha.

Sexta-feira, 13, é a vez de Ignorãça, também no Sesc Prainha. Encerrando a Semana Comemorativa, BadenBaden será encenada no sábado, 14, no Departamento de Artes Cênias da Udesc Ceart. Todos os espetáculos serão realizados às 20h com entrada gratuita – os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes do início.

Assemblage
QUANDO: 10 de novembro, às 20h
ONDE: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC-401, Km 5, 4600 - Saco Grande, Florianópolis - SC)

Preto-à-Porter
QUANDO: 10 de novembro, às 20h
ONDE: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

$em Vinten$
QUANDO: 11 de novembro, às 20h
ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho (R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000)

Rasgue Minhas Cartas
QUANDO: 12 de novembro, às 20h
ONDE: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

Ingnorãça
QUANDO: 13 de novembro, às 20h
ONDE: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

BadenBaden
QUANDO: 14 de novembro, às 20h
ONDE: Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart (Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88035-001)

* Todas as apresentações são gratuitas e as entradas podem ser retiradas uma hora antes no local de cada evento.

Sobre as peças

Dirigidas por professores do curso de Teatro, diversas montagens que serão apresentadas na Semana Comemorativa conquistaram prêmios nacionais e internacionais. Com enredos originais ou releituras de dramaturgos renomados, Assemblage, $em Vintén$, Rasgue Minhas Cartas, Ignorãça e BadenBaden foram produzidas nas disciplinas de Montagem Teatral I e II.

Já Preto-à-porter: histórias reais de quem é de noite, produzido pelo coletivo Nega, já foi encenado em diversos locais de Florianópolis. A peça apresenta esquetes sobre a questão do racismo, algumas com foco específico na vida da mulher negra brasileira. O coletivo integra o programa de extensão NEGA – Negras Experimentações Grupo de Artes, coordenado pela professora Fátima da Costa de Lima.

Finalizada em 2013, Assemblage reúne trechos coreográficos já existentes de diversos autores, com composições do próprio elenco. Premiada no Festival Internacional de Teatro de Blumenau/SC (Fitub) e no Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte/MG (Feto/BH), a montagem aborda os encontros e desencontros humanos, misturando dança e teatro. A montagem é dirigida pela professora Jussara Xavier.

Em BadenBaden, dirigida pelo professor Vicente Concilio, o espectador assume um papel ativo na história que conta como quatro sobreviventes de um desastre de avião entram em um acordo para não morrer. A peça já foi premiada no Fitub, no Feto/BH e apresentada na Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo e no 16º Festival Nacional de Teatro Bertolt Brecht, na Bolívia.

Rasgue Minhas Cartas, dirigida pelo professor André Carreira, é baseada na obra do dramaturgo argentino Daniel Veronese e fala sobre perdas, dores, saudades e encontros. Recém produzida, a montagem já se apresentou no 4º Congresso Internacional de Teatro da Universidad Nacional de las Artes, em Buenos Aires.

Outra montagem que também estreou neste semestre é Ignorãça, inspirada na obra "O livro das Ignorãças” do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Dirigida por Jussara Xavier, a peça trata sobre um modo de ver o mundo baseado no não saber, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de um projeto criativo para investigar diferentes proposições de ação do/no corpo cênico.

Inspirada na "Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht, $em Vinten$ é uma montagem dirigida pelo professor Diego di Medeiros. Premiada no Fitub, a peça conta as peripécias de um relacionamento proibido entre um bandido e a filha de um empresário marginal, que pressiona um delegado corrupto a colocar o genro na cadeia.

Confira a programação completa e comemore conosco!

Semana Comemorativa dos 30 anos do Centro de Artes da Udesc

Categorias: Novembro 2015
Tags: Cultura, Arte
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar