FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2015
Apresentação gratuita do Coral Infantil e Grupo Instrumental do Colégio de Aplicação



Quando: 03 Dezembro 2015, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

O Coral Infantil e o Grupo Instrumental, atividades musicais do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 19h, a apresentação dos resultados dos trabalhos de educação musical e extensão desenvolvidos durante o ano na instituição. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha na Praça Santos Dumont, em Florianópolis.

O Cantoria, Coral Infantil do CA, traz ao público seu repertório trabalhado ao longo deste ano, com peças voltadas para crianças, além de músicas tradicionais de diferentes culturas. Já o Grupo Instrumental apresenta o trabalho realizado com a flauta doce, em um repertório que contempla diversos estilos, desde peças escritas por educadores musicais até grandes sucessos conhecidos pelo público.

Os trabalhos são desenvolvidos pelos professores Maria Cristiane Deltregia Reys (Coordenadora) e Luciano Py de Oliveira, em atividades oferecidas às turmas do Ensino Fundamental e Médio na grade curricular, em forma de oficinas ou pelo projeto permanente de extensão aberto a todas as crianças do Colégio de Aplicação.

GRUPO INSTRUMENTAL DO CA

Formado pelos alunos de 6º ano, o grupo utiliza a flauta doce como instrumento de apoio ao processo de musicalização. Este ano, o repertório contempla diversos estilos, desde peças escritas por educadores musicais para esse instrumento, até grandes sucessos conhecidos pelo público. Os arranjos têm como principal instrumento a flauta doce, mas também são utilizados tambores, pandeiros, bateria, guitarra, baixo e violino.

Repertório:

Jamaica Money Man (folclore Jamaicano) – arr. Mary Solomon

Rainforest Song – Mary Solomon

Adoniran Barbosa – Tiro ao Álvaro

Beatles – Tell me what you see

Yellow submarine

Avicii – Hey Brother

CANTORIA - CORAL INFANTIL DO CA

É uma atividade de extensão aberta a todas as crianças do CA que desejam aprender música cantando, movimentando-se e interagindo em grupo. Alguns dos objetivos da atividade são: conhecer elementos materiais e expressivos do som (altura, duração, intensidade, timbre, dinâmica, andamento, caráter expressivo, articulação e forma musical); desenvolver a percepção e a memória auditiva, o senso rítmico e a afinação; realizar atividades de técnica vocal (respiração, dicção e emissão); participar da elaboração de arranjos e composições musicais coletivas; expressar-se; movimentar-se; conhecer repertório de diferentes estilos e origens; participar de apresentações musicais.O repertório é composto por peças de diversas origens e estilos, enfatizando peças escritas especificamente para crianças. O grupo tem se apresentado em eventos do Colégio de Aplicação e em outros espaços da UFSC. Desde 2011 participou de todas as edições da SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Para participar não é necessária nenhuma experiência anterior com o canto, apenas ter vontade de cantar.

Repertório:

1. Cristiane Ferronato et. al.

Basta Imaginar!

2. Alexandre Zilahi

Alexandre Zilahi – Jingle Coral Infantil

3. Ayrton Mugnaini

I. Nanico

II. Tá tudo muito bem mas eu quero a mamãe

4. Millôr Fernandes e Guca Domênico

A Cegonha

5. Mario Vieiro e Hervê Cordovil

Sabiá lá na gaiola

6. Ricardo Freire e Jaime Vaz Brasil

I. Pandorga da Lua

II. A Mochila da Camila

7. Chica e Adê

I. Toque das rendeiras

II. Lagusta Laguê

8. Thelma Chan

Ritmo e poesia para a fauna brasileira

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Maria Cristiane Deltregia Reys
Bacharel em Música (Violoncelo) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em música e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é professora de música do Colégio de Aplicação - UFSC desde 2011, exercendo atividades de ensino (Educação Musical) e extensão (Coral do CA).

Luciano Py de Oliveira
Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Música – Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Colégio de Aplicação - UFSC desde 2011, exercendo atividades de ensino (Educação Musical) e extensão (Coral do CA). Apresentação gratuita do Coral Infantil e Grupo Instrumental do Colégio de Aplicação

Categorias: Dezembro 2015
Tags: Coral, natal
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar