FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Exposição Elephant Parade



Quando: de 10/12/2015 à 29/03/2016
Onde: ruas e praças de Floripa
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1436568729994669


Florianópolis é a primeira cidade da América Latina a receber a exposição Elephant Parade

Em 2015 elefantes pintados e customizados por 50 artistas plásticos serão expostos nas ruas e praças de Floripa numa gigantesca intervenção urbana. A partir de dezembro, serão os 3 meses de exposição.

O projeto mundial Elephant Parade International é uma das maiores exposições de arte do mundo. São dezenas de esculturas de elefantes decoradas por artistas locais que transformam o ambiente urbano em uma galeria a céu aberto. As esculturas, no tamanho real de um bebê elefante, são exibidas nas maiores cidades ao redor de todo o mundo. Edições limitadas de miniaturas pintadas à mão e uma seleção de produtos são criados a partir das obras.

Ao final de cada exposição as obras são leiloadas e parte da quantia arrecadada é destinada à filantropia local e a projetos de preservação dos elefantes.

Mosha, um filhote de elefante, é a inspiração por trás da Elephant Parade, que foi fundada por pai e filho, Marc e Mike Spits, em 2006. Ela foi vítima de mina terrestre e perdeu uma pata. Em 2007, a primeira exposição foi realizada em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a "casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua a receber fundos para cuidar da mascote da Elephant Parade. A história dela mobiliza milhões de pessoas por onde a Elephant Parade passa.

Os elefantes serão extintos em 30 anos se nada for feito. Por isso, o projeto esta empenhado em angariar fundos para fazer a diferença e ajudar a salvá-los! Mais de 1.500 artistas já participaram da Elephant Parade. Em 2015, a inscrição e a participação são gratuitos até 31 de maio no link: : http://goo.gl/C3zUe5 . Caso sua proposta de design vire realmente um elefante da exposição, o artista receberá um percentual do valor de arremate da obra.

Lista dos projetos pré-selecionados

A Elephant Parade Floripa 2015 divulgou no dia 24 de junho, a relação dos 92 projetos pré-selecionados para a exposição. O grande número de inscritos e a criatividade das propostas surpreenderam a comissão. A organização recebeu um total de 242 propostas, enviadas por 187 artistas de diversos estados brasileiros. Para conferir a lista dos projetos pré-selecionados, clique no link: http://elephantparade.com.br/lista-dos-projetos-pre-aprovados-da-elephant-parade-floripa-2015/

Todas as obras propostas que foram pré-selecionadas passam agora para uma avaliação dos patrocinadores. "Eles irão conhecer os projetos e escolher quais desejam viabilizar”, explica Carolina Barreto, diretora da Pasa Eventos, empresa responsável pela realização da Elephant Parade Floripa 2015.

Após a seleção das obras, as esculturas irão para a customização em ateliês que ficaram abertos à visitação do público, no Shopping Itaguaçu, e no Open Shopping Jurerê Internacional. Os primeiros elefantes começarão a ser coloridos a partir do dia 12 de setembro no ateliê montado no Shopping Itaguaçu, em São José. Apenas as obras que forem adotadas serão pintadas. A expectativa da organização é que as adoções cheguem a 50 até 25 de novembro. O valor da adoção serve para pagar os custos do evento entre produção, logística, exposições e as próprias esculturas.

Após a pintura, os elefantes serão expostos pelas ruas de Florianópolis em dezembro de 2015 com cerca de 40 esculturas, e fica até o final de março, quando ocorre o leilão beneficente das esculturas. Em seguida, serão levados para o Jurerê Open Shopping e Shopping Itaguaçu, onde permanecerão expostos por duas semanas. Depois, serão leiloados. Parte valor arrecadado com a venda das esculturas será dividido entre projetos de preservação do elefante, entidades beneficentes de Florianópolis e os artistas. O leilão beneficente das esculturas ocorre inicialmente pela internet online no site que ficará disponível para lances até o dia 2 de abril, quando será realizado o grande leilão presencial ao vivo no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional. Para participar basta acessar o site do leilão online, escolher a obra e promover o lance. Vale destacar que o lance mínimo é de R$7 mil. Dê seu lance online: www.elephantparade.com.br/leilao

Let’s Save Elephants!

Os elefantes asiáticos e africanos estão em perigo e precisam desesperadamente da nossa ajuda. A perda de habitat natural, comércio de marfim e os conflitos entre humanos e elefantes são os maiores problemas que os ameçam.

33.000 elefantes africanos são mortos a cada ano, ou um elefante a cada 15 minutos, principalmente pela caça furtiva. Há menos de 50.000 elefantes asiáticos no mundo. Nos últimos 100 anos, o seu habitat foi reduzido em 95% e sua população diminuiu em 70%.

Conhecido como o "jardineiro da terra”, muitas plantas e animais dependem dos elefantes para viverem. Se os elefantes desapareceram, muitas outras espécies também serão extintas.

O elefante será extinto em 30 anos se não fizermos alguma coisa agora. A Elephant Parade está empenhada em angariar fundos para fazer a diferença e ajudar a salvar elefantes. Atualmente, apoia 11 projetos em 8 países, através de recursos financeiros, materiais e assistência técnica.

Cronograma

CHAMADA AOS ARTISTAS - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
De 02/03 à 31/05/2015
No site: http://goo.gl/C3zUe5
Preencher e enviar o formulário de inscrição para artistas@elephantparade.com.br

24/06/15 - Divulgação da lista de projetos pré-aprovados
A lista publicada no site www.elephantparade.com.br e mídias sociais.

Junho a setembro/15 - Captação de Patrocínio
Apresentação dos projetos pré-selecionados aos possíveis patrocinadores, que escolherão quais irão patrocinar.

ATELIÊ OFICIAL
De 12/09 à 30/11/2015
Ateliê para que o público acompanhe ao vivo as pinturas dos elefantes – Shopping Itaguaçu
O espaço ficará aberto de segunda a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

FESTA DE LANÇAMENTO
06/12/2015 – Il Campanário Villagio Resort, Jurerê Internacional
Aqui os elefantes já estarão prontos e serão exibidos na festa de lançamento, evento que dá início à exposição e reúne os artistas, a imprensa, os patrocinadores e seus convidados, agências, formadores de opinião, governo, entre outros.

EXPOSIÇÃO Pública e Hospital dos Elefantes
De 10/12/2015 à 29/03/2016
Dezenas de elefantes serão expostos ao público nas principais ruas, avenidas e parques da Grande Florianópolis, num local fixo de fácil acesso e bastante movimentação.

Em março ocorrem duas exposições finais: metade das obras serão exibidas no Jurerê Open Shopping e metade das obras seguirão para o Shopping Itaguaçu, onde ficarão expostas até o final de março.

LEILÃO BENEFICENTE
Dia 02/04/2016 - evento de encerramento da Elefante Parade Floripa 2015.
O leilão beneficente das esculturas será inicialmente pela internet online no site que ficará disponível para lances até o dia 2 de abril, quando será realizado o grande leilão presencial ao vivo no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional. Para participar o leilão online basta acessar o site, escolher a obra e promover o lance. Vale destacar que o lance mínimo é de R$7 mil. Dê seu lance online: www.elephantparade.com.br/leilao
No dia 2 de Abril toda manada estará reunida para o Leilão final da Elephant Parade Floripa. São 80 obras de arte pintadas por grandes artistas brasileiros e internaciosnai. Todas as obras serão leiloadas e parte dos recursos serão direcionados a entidades locais, artistas e a projetos de preservação dos elefantes.
Interessados em participar deverão entrar em contato pelo e-mail leilao@elephantparade.com.br

Mapa das Obras
Confira o mapa das obras e faça uma visita aos elefantinhos: http://elephantparade.com.br/mapa

Conheça todas as obras da Elephant Parade Floripa 2015:

ABRAÇO
Artista: Paula Corrêa
Em frente à Incentive, na Rua Juan Ganzo Fernandes, 230 - Saco dos Limões

ALIÁ
Artista: Allume Iluminação
Avenida Beira-Mar Norte – Trapiche (quiosque)

AMOR TAMANHO FAMÍLIA
Artista: Luciano Martins
Em frente à RDO, na Rua Koesa, 142 - Kobrasol

ARCO-ÍRIS
Artista: Leandro Teixeira Alexandre
Avenida Beira-Mar Norte - Trapiche (à esquerda da entreda, no canteiro)

BERNUNÇA NA NOITE ENCANTADA
Artista: Tolentino Sant'anna
Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros

CASTELFANTE
Artista: Augustin de Lassus
Jurerê Open Shopping - Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional

CICLISTA VERA
Artista: Joel Pacheco
Em frente à ACATE - Primavera Garden - Rodovia SC 401, Km 04, s/n

CUORI D’ORO
Artista: Luciana Assumpção
Il Campanário Vilagio Resort - Av. dos Búzios, 1760 - Jurerê Internacional

ELEFANTE DA PAZ
Artista: Marcel Ferreira e Ranan Visotto
Esquina da R. Trajano com a R. Tenente Silveira – Centro

ELEFITNESS
Artista: Raíssa Beatriz
Avenida Beira-Mar Norte - Trapiche

ELEFLOPOLIX
Artista: Bryam Dissenha
Em frente à Univali, na Rodovia SC 401, km 5, Edifício Business Decor

ELEFLORA
Artista: Marcelo Barnero
Av. Eng. Max de Souza - Coqueiros

ELEPHANÁTICO DA ILHA
Artista: Daniel Santini
Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros

ELEPHAS VINIFERA
Artista: Lu Mori
Beira-Mar Norte, Altura da Rua: Rafael Bandeira

ELLAPHANT
Artista: Thassanee Wanieck, Simone Michielin e Cristina Piazza
Il Campanário Villagio Resort - Av. dos Búzios, 1760 - Jurerê Internacional

FESTA NA COSTA DA LAGOA
Artista: Tolentino Sant'anna
Em frente ao Restaurante Cabral, na Rua Geral Costa da Lagoa, Ponto 19 – Lagoa da Conceição

FLORIPHANT
Artista: Maramgoní
Mercado Público de Florianópolis (vão central) - Rua Conselheiro Mafra, 255 – Centro

GARDNERFANTE
Artista: Victor Hugo Marques
Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros

GUDI GUDI
Artista: Albertina Prates
Parque de Coqueiros - Av. Eng. Max de Souza - Coqueiros

HARU
Artista: Simone Michelin
Em frente ao Nipô Sushi, no Primavera Garden - Rodovia SC 401, Km 04, s/n

HELIFANTE
Artista: Luciano Costa
Avenida Beira-Mar Norte (Heliponto)

HOPE
Artista: Gabriel Young
Em frente ao Koxixo’s, na Avenida Beira-Mar Norte - Agronômica

ILHA FAÇEIRA
Artista: Jair Martins
Em frente ao Via Lagoa Shopping, na Rua Henrique Veras do Nascimento, 240 - Lagoa da Conceição

KARMINHA
Artista: Phil Alexandrino
Parque Ambiental Tractebel - Rua General Oswaldo Pinto da Veiga, nº01 - Capivari de Baixo

KOKOPELLI
Artista: Felipe Martini
Jurerê Open Shopping - Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional

MAGIA
Artista: Wagner Silva
Jurerê Open Shopping (lado do mar) - Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional

MEMÓRIA DE ELEFANTE
Artista: Juliana Hickmann
Em frente à Cassol Centerlar, na Rodovia SC 401, 1953 - João Paulo

MERFANTE
Artista: Fernanda Peretti
No largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis - R. Padre Miguelinho, 55 – Centro

MEU BOI DE MAMÃO
Artista: Jana Garcia
Avenida Beira-Mar Norte – Praça Sesquicentenário

MOSHA LEVA MICUNFAS
Artista: Rô Rita e Elias Andrade
Av. Osmar Cunha, esquina com Av. Rio Branco, 416 - Centro

NATIVO
Artista: Lucas Milk
Jurerê Open Shopping - Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional

NOAH
Artista: Marina Tonon
Em frente ao Ed. America Office Center, na Rodovia Admar Gonzaga, 440 - Itacorubi

O INCRÍVEL FIGUEIRANTE
Artista: Carlos Bransalise e Facundo Gutierrez
Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079

PENSAMENTO VIVO
Artista: Júlia Back
Em frente à Ouse, no Shopping Casa & Design, Loja A2 – Rodovia SC 401, 4850

PERCEÇÕES
Artista: Marília Dell'Agnolo, Katia Christine Teichmann, Thiago Zanatta, Daniel Correia e Enrique Rodríguez
Avenida Beira-Mar Norte - Trapiche

PSYCHO ELEPHANT ANTROPOFÁGICO TROPICAL
Artista: Fernando Guimaraes
Avenida Beira-Mar Norte - Trapiche

RELICÁRIO
Artista: Elisa Vieira Queirós
Praça Lauro Muller (em frente ao Majestic Hotel) - Centro

RENDEIRA RITA
Artista: Joel Pacheco
Avenida Beira-Mar Norte – Trapiche

ROLANDO
Artista: Goretti Cirne
Em frente à Vitale Saúde e Bem-Estar, na R. João Pio Duarte Silva, 492 - Córrego Grande

SALVADOR DAQUI
Artista: Lena Costa
Jurerê Open Shopping - Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional

SALVE O SOL E A LUA
Artista: Tolentino Sant'anna
Avenida Beira-Mar Norte - Praça Sesquicentenário

SALWALA
Artista: Bruno Álvares
Avenida Beira Mar Norte

SELVAGEM
Artista: Beto Quaresma
Avenida Beira-Mar Norte - Praça Sesquicentenário

TARTAPHANT
Artista: Angelo Rafael
Rua da Universidade, Pedra Branca

TATÁ
Artista: Carolina Saindenberg
R. Henrique Veras do Nascimento, 240 - Lagoa da Conceição

URDOXA
Artista: Beatriz Harger, Meg Roussenq e Marinela Goulart
CIC - Centro Integrado de Cultura - Av. Governador Irineu Borhausen, 5600 - Agronômica

VIIDA
Artista: Pedro Driin
Em frente à padaria Dupão, na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 4081 - Rio Tavares

WÚXIÀN
Artista: Maramgoní
Rodovia SC 401, km 5, Business Decor

YELLOW PHANT
Artista: Fábio Tadaieski e Vanessa Oliveira
Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros Exposição Elephant Parade

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar