FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Rendeiras de Florianópolis são tema de exposição fotográfica no Museu Histórico



Quando: até 17 de abril
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

A exposição fotográfica Ilha Rendada leva ao Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, a arte das rendeiras da Ilha de Santa Catarina. A mostra foi prorrogada e fica aberta à visitação até o dia 17 de abril.

Os personagens de destaque são as rendeiras, grupo de profissionais que se dedica à confecção da renda de bilro, e faz parte da cultura açoriana característica de Florianópolis, foram fotografados por Yuri Brauner Guahnon. A mostra tem entrada gratuita no Museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis.

A iniciativa nasceu das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa "Empreendedorismo nas Rendas de Bilro: a capacitação das mulheres rendeiras da Ilha de Santa Catarina para um comércio justo", desenvolvido pelas professoras Joana Stelzer e Marilda Todescat, com apoio da Fundação de Estudos Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e patrocínio da Petrobras pelo programa Desenvolvimento & Cidadania.

O projeto, que trabalha desde 2014 com o empreendedorismo nas rendas de bilro em Florianópolis-SC, cidade que possui o maior número de rendeiras do sul do país, cerca de 250 artesãs, encerra suas atividades em março deste ano e, para relembrar as ações desenvolvidas pelo projeto e evidenciar as rendeiras, personagens principais dessa iniciativa, lança a exposição Ilha Rendada.

A abertura da exposição fotográfica ocorre no dia 10 de março, quinta-feira, às 16h, no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa. Na ocasião, será lançado o documentário Ilha Rendada: empreendedorismo nas rendas de bilro, que trata do trabalho realizado pelo projeto com as rendeiras ao longo dos últimos dois anos.

A visitação à exposição fotográfica, Ilha Rendada, é gratuita e poderá ser feita do dia 11 de março a 17 de abril, de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Exposição Ilha Rendada
Abertura: 10 de março às 16h
Visitação: prorrogada até 17/04, de terça a sexta das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado no Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC)
Rendeiras de Florianópolis são tema de exposição fotográfica no Museu Histórico


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar