FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Rendeiras de Florianópolis são tema de exposição fotográfica no Museu Histórico



Quando: até 17 de abril
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

A exposição fotográfica Ilha Rendada leva ao Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, a arte das rendeiras da Ilha de Santa Catarina. A mostra foi prorrogada e fica aberta à visitação até o dia 17 de abril.

Os personagens de destaque são as rendeiras, grupo de profissionais que se dedica à confecção da renda de bilro, e faz parte da cultura açoriana característica de Florianópolis, foram fotografados por Yuri Brauner Guahnon. A mostra tem entrada gratuita no Museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis.

A iniciativa nasceu das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa "Empreendedorismo nas Rendas de Bilro: a capacitação das mulheres rendeiras da Ilha de Santa Catarina para um comércio justo", desenvolvido pelas professoras Joana Stelzer e Marilda Todescat, com apoio da Fundação de Estudos Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e patrocínio da Petrobras pelo programa Desenvolvimento & Cidadania.

O projeto, que trabalha desde 2014 com o empreendedorismo nas rendas de bilro em Florianópolis-SC, cidade que possui o maior número de rendeiras do sul do país, cerca de 250 artesãs, encerra suas atividades em março deste ano e, para relembrar as ações desenvolvidas pelo projeto e evidenciar as rendeiras, personagens principais dessa iniciativa, lança a exposição Ilha Rendada.

A abertura da exposição fotográfica ocorre no dia 10 de março, quinta-feira, às 16h, no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa. Na ocasião, será lançado o documentário Ilha Rendada: empreendedorismo nas rendas de bilro, que trata do trabalho realizado pelo projeto com as rendeiras ao longo dos últimos dois anos.

A visitação à exposição fotográfica, Ilha Rendada, é gratuita e poderá ser feita do dia 11 de março a 17 de abril, de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Exposição Ilha Rendada
Abertura: 10 de março às 16h
Visitação: prorrogada até 17/04, de terça a sexta das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado no Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC) Rendeiras de Florianópolis são tema de exposição fotográfica no Museu Histórico

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar