FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Udesc Ceart comemora Dia Internacional da Dança com jam session gratuita



Quando: 29 Abril 2016, Sexta-feira, das 18h às 21h
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/642568909217241

Nesta sexta-feira, 29 de abril, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participará da programação promovida pelo Fórum Setorial Permanente de Dança da Grande Florianópolis em alusão ao Dia Internacional da Dança. A data é celebrada em 29 de abril desde 1982 para conscientizar a população sobre a importância da dança e incentivar os governos a criarem políticas públicas na área.

Ao longo da sexta-feira e do sábado, 30, serão realizadas diversas ações e atividades pela cidade de Florianópolis, sendo que na sexta, das 18h às 21h, será realizado na sala de Dança 1 da Udesc Ceart uma jam session gratuita e aberta ao público com o programa de extensão Moinho – Pensamento em Movimento e com o Coletivo Plano B.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo é discutir os rumos da área da dança na cidade e as necessidades em relação às políticas públicas de cultura em Florianópolis. As ações também buscam chamar a atenção da opinião pública sobre as questões políticas vividas pela área de dança.

A Setorial de Dança é uma forma de representação que potencializa o diálogo entre sociedade civil e poder público, defendendo os interesses da classe artística. Nesta sexta-feira, atividades em comemoração ao Dia Internacional da Dança também estão previstas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Dança, Artes visuais, Música e Teatro poderão integrar currículo da educação básica

As artes visuais, a dança, a música e o teatro podem passar a integrar os currículos dos diversos níveis da educação básica, conforme substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 14/2015 ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2006, aprovado no dia 7 de abril deste ano pelo Plenário do Senado. A matéria vai a sanção presidencial.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantação desses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.

A lei já prevê que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na educação básica, “de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. A proposta original, do ex-senador Roberto Saturnino Braga, explicitava como obrigatório o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas. A Câmara alterou para artes visuais, em substituição a “artes plásticas”, e incluiu a dança, além da música e do teatro, já previstos no texto, como as linguagens artísticas que deverão estar presentes nas escolas.

A Udesc Ceart oferece gratuitamente os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro – além de Design e Moda –, e desde 2009 existe o projeto para implantação do curso de Dança na universidade. Udesc Ceart comemora Dia Internacional da Dança com jam session gratuita

Categorias: Abril 2016
Tags: Dança
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar