FaceBook Instagram Twitter


Exposição ACIF 100 anos lança cápsula do tempo com mensagens para o futuro



Quando: até 25 de maio
Onde: Piso L1, Beiramar Shopping
Endereço: Rua Bocaiúva, 2468 - Centro
Quanto: Gratuito

Os registros mais marcantes do primeiro centenário da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) farão parte da exposição “ACIF 100 anos”, que inicia no próximo dia 4 e segue até dia 25 de maio, no Beiramar Shopping, com entrada gratuita.

Na abertura do evento, às 19h, haverá o lançamento com noite de autógrafos do livro "Somos Centenários – Memórias dos 100 anos da ACIF", escrito a quatro mãos pelo publicitário Carlo Manfroi e pela jornalista Ana Lavratti, e distribuição de exemplares para os convidados. Também serão expostas as fotos vencedoras do concurso "Registre Antes Que Desapareça", com as melhores imagens sobre Florianópolis, e as ilustrações sobre o comércio de Florianópolis de Átila Ramos.

No evento, que fecha a agenda de eventos alusivos à data, serão exibidas uma série de documentos, imagens e objetos que contam um pouco da história da entidade e sua relação com o desenvolvimento da cidade, como a 1ª ata de 1915, boletins comerciais da época, documentos sobre a internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz e o dossiê do registro da procissão Nosso Senhor dos Passos como Patrimônio Imaterial brasileiro.

“Será mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho da Associação e ver como a entidade participa ativamente da vida de Florianópolis”, diz o presidente da ACIF, Sander DeMira. Durante todo o ano de 2015 em que se comemorou o centenário, foram promovidos eventos e ações para enaltecer e resgatar a história da Capital, como corridas e caminhadas no centro histórico, concurso fotográfico, prêmio de jornalismo, entre outros.

Em comemoração ao centenário, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis idealizou uma cápsula do tempo. Ela reúne um significativo acervo sobre a história da ACIF e de Florianópolis e será aberta em 2115. A exposição dos 100 Anos será divida em seis momentos – apresentação, história, açõe s na cidade, ações no centenário, cápsula do tempo e mensagens para o futuro. Também contará com telas exclusivas dos artistas plásticos locais Átila Ramos, Luciano Martins e Vera Sabino. Ponto alto da mostra, a cápsula do tempo será responsável por conservar alguns dos materiais expostos e outros que retratam o período do centenário. Será fechada no final da exposição e enterrada/guardada, para ser aberta apenas em 2115, no bicentenário da ACIF.

“A ideia é preservar a memória da entidade e servir como referência histórica para as futuras gerações. De forma concreta, os próximos associados poderão visualizar as grandes conquistas e todo o empenho de seus antecessores”, explica Fernando Demétri, ex-presidente e idealizador da cápsula do tempo.

Sobre a cápsula do tempo

O projeto da cápsula foi desenvolvido por arquitetos e engenheiros que seguiram a proposta de criar uma cápsulaatemporal, simples em seu conceito e com materiais duráveis, permitindo que os objetos fiquem bem acondicionados por tempo ilimitado. Serão três camadas para proteger os materiais: a parte mais interna será de chapas de alumínio de 4 mm, fixadas por rebites de alta pressão e totalmente envolvida em película de plástico aderente; a segunda estrutura também será em alumínio de 4 mm de espessura revestidas de placas de cerâmica de 6 mm; já a camada externa foiconfeccionada em vidro translucido temperado de 10 mm, e irá manter a cápsula totalmente isolada. O módulo terá 1,2 metros de altura por 65 centímetros de largura. No topo haverá uma placa comemorativa em aço.

A equipe de consultoria histórica igualmente buscou medidas para diminuir a ação adversa do tempo e optou pela adoção de métodos análogos aos desenvolvidos nas práticas museológicas para a preservação de acervos, auxiliando também na seleção dos itens, na definição de materiais da cápsula e no acondicionamento dos documentos e objetos.

Alguns objetos que serão guardados na cápsula do tempo: cópias das atas de fundação e de momentos significativos; mensagem dos ex-presidentes, presidente e diretores; relação de todos associados da ACIF em 2015; mensagem das lideranças da comunidade sobre a ACIF; projeto cápsula do tempo com assinaturas dos integrantes; material jornalístico que faça referencia àcápsula do tempo, construída ou inaugurada; 52 fatos relevantes pesquisados por historiadoras; revistas dos 80, 90 e 100 anos da Associação Comercial; certificado do Guinness Book of Records pelo Programa ReÓleo; livros sobre a história de Florianópolis; réplicas das Medalhas Emilio Blum, Carl Hoepcke e Ordem do Mérito Empresarial; jornais e imagens de revistas primeiras décadas do século XX; selo comemorativo aos 100 anos emitido pelos Correios; camiseta do desfile da Protegidos da Princesa de 2015 com o enredo em homenagem aos 100 anos; livro histórico dos 100 Anos com assinaturas; camisas do Figueirense e Avaí; memória fotográfica da cidade e ocupação urbana; fotos do acervo histórico ACIF; objetos que lembrem o estilo de vida das últimas décadas como celulares, moedas, fita VHS, máquina de escrever, computador, disco em vínil, cds, pen drive; fotografia de todos os funcionários da ACIF 100 anos; folheto da missa dos 100 anos; as telas de Luciano Martins e Vera Sabino, entre outros.
Exposição ACIF 100 anos lança cápsula do tempo com mensagens para o futuro


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar