FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Maio Amarelo: Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito



Quando: 11 Maio 2016, quarta-feira, das 8h às 18h
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1050397621701625

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a prefeitura de Florianópolis (PMF), em parceria com a Rede Vida no Trânsito, promovem o “Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral”, no dia 11 de maio, das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento irá reunir instituições públicas e sociedade civil para ampliar o conhecimento sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito no município assim como discutir estratégias que permitam tratar este tema de forma integral e intersetorial.

As inscrições para o seminário, limitado a 200 participantes, são gratuitas e podem ser realizadas por formulário on-line: http://inscricoes.ufsc.br/mobilidade-urbana-seguranca-viaria

O “Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral” está organizado em dois períodos. No período matutino, uma mesa redonda pretende integrar estratégias e discursos entre as diversas instituições envolvidas. Serão apresentados a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (PLAMUS), as ações em desenvolvimento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), como o Plano de Mobilidade de Florianópolis, boas práticas em desenho urbano para políticas de trânsito calmo, zonas 30 e áreas residenciais de coexistência.

O período da tarde inicia com a apresentação sobre a Rede Vida no Trânsito que reúne organizações governamentais, empresariais e da sociedade civil para fortalecer as ações de segurança viária. Na sequência, oficinas serão desenvolvidas com o objetivo de construir coletivamente uma “Carta de Florianópolis”, para contribuir para o desenvolvimento da cidade como referência em sustentabilidade, com ações e propostas voltadas às pessoas, dando acesso e oportunidades as mesmas no espaço urbano proporcionando o exercício de mobilidade em condições adequadas.

O encontro faz alusão ao movimento “Maio Amarelo”, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito assim como coordenar ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil sobre segurança viária, discutir o tema, estimular o engajamento de todos em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O Movimento Maio Amarelo chama a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo e acredita que evidenciar as ações na mídia, envolver a sociedade e realizar ações nas comunidades são importantes passos para a preservação de vidas no trânsito.

Em Florianópolis, os dados apontam para elevada taxa de mortalidade por acidentes de trânsito. Em 2013, o índice foi de 11,7 óbitos por 100.000 habitantes, em 2014 elevou para uma taxa de 18 óbitos por 100.000 habitantes e para 2015 análises preliminares apontam para uma taxa de 12 óbitos para 100.000 habitantes.

Programação

Manhã
08:00 Credenciamento
08:30 Abertura (UFSC, PMF e Coordenação do Evento)
09:00 Mesa redonda – Coordenação: UFSC e SUDERF
09:00 Política Nacional de Mobilidade Urbana e Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Metropolitana de Florianópolis - SUDERF
9:30 Observatório de Mobilidade e Transporte Coletivo - Observatório de Mobilidade – UFSC
9:50 Debate
10:10 Intervalo
10:30 Mobilidade Planejada: Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis – IPUF
10:50 Boas Práticas de Desenho Urbano e Traffic Calming – Lab Trans
11:10 Participação Social nos Planos de Mobilidade Urbana
11:30 Debate

Tarde
14:00 Rede Vida no Trânsito
14:30 Oficinas de propostas para construção da “ Carta de Florianópolis”
18:00 Encerramento

Dúvidas e sugestões sobre o evento pelo telefone (48) 3239-1591 ou pelo email vigipromocaodasaude@gmail.com
Maio Amarelo: Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar