FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Mostra audiovisual 7,7º Memorial de alteração do eixo da Terra



Quando: até 24 de julho
Onde: Museu da Imagem e do Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

A relação do homem com o meio ambiente e os desastres naturais de grandes proporções são os motes da mostra audiovisual 7,7º Memorial de alteração do eixo da Terra, que o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), apresenta de 6 a 24 de julho. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, no espaço expositivo do Museu localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

A mostra é fruto da dissertação de mestrado realizada por Gustavo Antoniuk Presta (Guto Presta), no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). Serão exibidos ao público três audiovisuais: O Mar de Omar, Material? e Tapa no OlhO.

Mais sobre os filmes:

O Mar de Omar: parte da pesquisa de mestrado de Guto Presta, o documentário fala sobre a relação do ser humano com a natureza a partir da história de Omar, um pescador chileno que durante 14 anos viveu em uma casa construída com as próprias mãos, sobre as pedras do canto esquerdo de uma praia no Pacífico Sul, utilizando madeiras trazidas pelo mar e materiais recicláveis.

No dia 27 de fevereiro de 2010, o sul do Chile foi sacudido por um dos terremotos mais fortes da história do país, que alterou o eixo da terra em cerca de 7,7º. Minutos depois, um tsunami com ondas de até dez metros devastou a costa chilena. Três anos depois da catástrofe, Guto Presta retornou ao Chile para ver como Omar estaria reconstruindo sua vida após a traumática experiência de perder tudo. A partir das memórias do desastre natural, Omar fala sobre sua vida e sua conexão com o mar e com a natureza.

Material?: o filme relembra o tsunami de 2010 nas ilhas localizadas no encontro do rio Maule com o mar. Em 27 de fevereiro daquele ano, havia mais de 300 pessoas acampadas nas ilhas que foram encobertas por três ondas com mais de 10 metros de altura cada. Passadas as três maiores ondas do tsunami, restavam menos de 10 pessoas nas ilhas para serem resgatadas. Qual é o tamanho e a posição do homem nas escalas das relações naturais? 'Material?' é uma homenagem e uma memória de um desastre que talvez pudesse ter sido evitado.

Tapa no OlhO: ensaio fotográfico apresentado em formato audiovisual. Concentra-se na impossibilidade da fruição visual contemplativa da natureza como paisagem utópica. Através dos lixos registrados em praias desertas, a presença humana negativa se faz visível. É uma reflexão sobre o destino dos dejetos e carcaças que consumimos e conservamos durante a vida. Para onde vai o lixo depois de jogado 'fora'? Mostra audiovisual 7,7º Memorial de alteração do eixo da Terra

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar