FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Esposição Baupläne de Leandro Lopes de Souza



Quando: até 30 de julho
Onde: O Sítio Arte Educação Coworking
Endereço: Rua Francisca Luísa Vieira, 53 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1292838697403811

Quinta-feira, 14 de julho, às 19h, O Sítio Arte Educação e Coworking abre a exposição Baupläne de Leandro Lopes de Souza, que estará aberta para visitação até 30 de julho, de segunda à sexta das 9h às 21h, com entrada franca.

SOBRE O ARTISTA
Natural de Curitiba, Paraná, Leandro Lopes é ilustrador científico autônomo com produção acentuada em publicações na área da taxonomia botânica e com produção editorial em livros paradidáticos infanto-juvenis. Ministra aulas de ilustração naturalista e científica desde 2003 em Florianópolis, onde mora, e cursos breves de Ilustração científica em Encontros acadêmicos da área das Ciências Biológicas. Conquistou prêmios nacionais na categoria de ilustração de zoologia (Sociedade Brasileira de Zoologia – 2004 e Folha de São Paulo – 2004). Participou em exposições coletivas de ilustração científica: Londrina (2004), Belo Horizonte (2006), Curitiba (2008), Ythaca/NY/EUA (2008), Rio de Janeiro (2013) e dois prêmios com vídeo no Festival do Minuto, São Paulo, em 2014. Administra o coletivo artístico NACASA, em Florianópolis

SOBRE A EXPOSIÇÃO
A força da evolução produz arquiteturas corporais intrigantes, e é no desenho que encontro a melhor maneira de exprimir meu fascínio por essas estruturas e organismos.
Baupläne, palavra alemã que significa “planos de construção”, é um conceito que foi empregado primeiramente pelo biólogo teórico Joseph Henry Woodger (1898 – 1981). Segundo este conceito, as arquiteturas corporais dos animais são moldadas dentro de limitações físicas, que impõem um número finito de variações. Os Baupläne agem na morfologia dos organismos de forma a conservar suas características dentro de um grupo, dentro de um táxon. Por exemplo, apesar dos insetos serem um grupo muito diverso, todos compartilham o mesmo plano de construção básico, o mesmo Bauplan.
Nesta exposição reúno peças que contam minha evolução como ilustrador de biologia: esboços, tentativas e ilustrações finalizadas. Organizo as obras em 9 Baupläne, expostos como instalações de parede. Tomo a liberdade de incluir o reino vegetal neste conceito usado essencialmente em zoologia. SENDO ASSIM, Os trabalhos estão ligados por um fio condutor que se ramifica semelhante às árvores filogenéticas estudadas tradicionalmente em ciências naturais.
Leandro Lopes Esposição Baupläne de Leandro Lopes de Souza

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 31 Março 2017 Cine Pomboca apresenta "Diálogo de Ci... >> Cinema Gratuito
até 04 Abril 2017 Oficina de Imprevistos: Nas voltas do Corp... >> Educação / Cursos
até 05 Abril 2017 Inscrições para aulas gratuitas de dança c... >> Dança
até 05 Abril 2017 Inscrições para práticas gratuitas de Medi... >> Esportes
até 07 Abril 2017 Colóquio "Arte e Estética" >> Educação / Cursos
até 07 Abril 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar