FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2016
Projeto Cine RI exibe filme "Syriana - A indústria do petróleo" de Stephen Gaghan



Quando: 25 Agosto 2016, Quinta-feira, às 18h30min
Onde: Centro Socioeconômico (CSE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1309031915808682

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 18h30, o Projeto Cine RI inicia o semestre de exibições com o filme “Syriana - A indústria do petróleo” (2005). A sessão será no mini-auditório de Economia e Relações Internacionais, no 2º andar do bloco D do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, com os comentários de bolsistas do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (Gesed): Gabriella Sommer Vaz, Juliana Graffunder Barbosa, Raphael Goulart Kelm. Entrada gratuita. A atividade gerará certificado de horas extras.

Syriana é um filme norte-americano de 2005, do gênero suspense-dramático e político, escrito e dirigido por Stephen Gaghan. O título Syriana pode se referir tanto ao termo pelo qual é conhecido, nas comunidades de informação e comando mundial do negócio de petróleo, como uma nova partilha política realizada pelos ganhadores da II Guerra Mundial nos territórios e populações situados sobre os lençóis de petróleo do Oriente Médio, quanto à disputa entre as grandes corporações dos EUA e aliados pelo direito de reconstruir as cidades destruídas pelas Guerra do Golfo e Guerra do Iraque e, claro, quem ficaria responsável pelos lençóis de petróleo. Ou ainda, referir-se ao termo "Pax Syriana", utilizado nos estudos das relações internacionais no Oriente Médio, geralmente com relação aos esforços da Síria para influenciar seus vizinhos, particularmente o Líbano. A ideia por trás da "Pax Syriana" é que a Síria, por meio de diplomacia e força militar, poderia assegurar a paz no Líbano.

O filme foca na política de petróleo e na influência global da indústria petrolifera, cujos efeitos políticos, econômicos, jurídicos e sociais, são sentidos por um agente da CIA (George Clooney), um analista de energia (Matt Damon), um advogado corporativo de Washington (Jeffrey Wright), e um jovem trabalhador desempregado paquistanês (Mazhar Munir), em um país árabe no Golfo Pérsico. Todos esse personagens envolvidos neste complexo sistema mal sabem o impacto de suas decisões sobre o mundo.

Sinopse: Robert Baer (George Clooney) é um experiente agente da CIA, dedicado à investigação do terrorismo. Nos tempos mais recentes e em simultâneo com a intensificação das ações do terrorismo, assiste ao que parece ser uma diminuição das ações de combate a elas, provocada pela intervenção política junto da agência federal. A situação complica-se para Robert quando um executivo da área petrolífera e a sua mulher, seus amigos pessoais, são envolvidos numa ação terrorista e Robert é chamado a intervir.

A mesa de debate será composta por:

Gabriella Sommer Vaz
Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da mesma instituição na categoria Mestrado. Bolsista do Projeto Pró-Defesa 3 - CAPES e pesquisadora do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (GESED), sua área de pesquisa é Segurança Internacional, com ênfase em Defesa Nacional.

Juliana Graffunder Barbosa
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI UFSC) e bacharela do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de intercâmbio na Universidad Nacional del Litoral (UNL), em Santa Fé, Argentina. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (GESED UFSC) e do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA UFSM). É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Participou do Comitê Editorial do periódico acadêmico InterAção (ISSN: 2357-7975). Desenvolve estudos nas áreas de Segurança Internacional, Política Internacional, Conflito, Guerra e Paz.

Raphael Goulart Kelm
Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Univates/RS. Atualmente, mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós Graduação de Relações Internacionais. Pesquisador do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (GESED), sua área de pesquisa é Segurança Internacional, com ênfase em Segurança Energética, República Popular da China e Repúblicas Centro-Asiáticas. Projeto Cine RI exibe filme "Syriana - A indústria do petróleo" de Stephen Gaghan

Categorias: Agosto 2016
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar