FaceBook Instagram Twitter


Projeto Cine RI exibe filme "Syriana - A indústria do petróleo" de Stephen Gaghan



Quando: 25 Agosto 2016, quinta-feira, às 18h30min
Onde: Centro Socioeconômico (CSE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1309031915808682

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 18h30, o Projeto Cine RI inicia o semestre de exibições com o filme “Syriana - A indústria do petróleo” (2005). A sessão será no mini-auditório de Economia e Relações Internacionais, no 2º andar do bloco D do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, com os comentários de bolsistas do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (Gesed): Gabriella Sommer Vaz, Juliana Graffunder Barbosa, Raphael Goulart Kelm. Entrada gratuita. A atividade gerará certificado de horas extras.

Syriana é um filme norte-americano de 2005, do gênero suspense-dramático e político, escrito e dirigido por Stephen Gaghan. O título Syriana pode se referir tanto ao termo pelo qual é conhecido, nas comunidades de informação e comando mundial do negócio de petróleo, como uma nova partilha política realizada pelos ganhadores da II Guerra Mundial nos territórios e populações situados sobre os lençóis de petróleo do Oriente Médio, quanto à disputa entre as grandes corporações dos EUA e aliados pelo direito de reconstruir as cidades destruídas pelas Guerra do Golfo e Guerra do Iraque e, claro, quem ficaria responsável pelos lençóis de petróleo. Ou ainda, referir-se ao termo "Pax Syriana", utilizado nos estudos das relações internacionais no Oriente Médio, geralmente com relação aos esforços da Síria para influenciar seus vizinhos, particularmente o Líbano. A ideia por trás da "Pax Syriana" é que a Síria, por meio de diplomacia e força militar, poderia assegurar a paz no Líbano.

O filme foca na política de petróleo e na influência global da indústria petrolifera, cujos efeitos políticos, econômicos, jurídicos e sociais, são sentidos por um agente da CIA (George Clooney), um analista de energia (Matt Damon), um advogado corporativo de Washington (Jeffrey Wright), e um jovem trabalhador desempregado paquistanês (Mazhar Munir), em um país árabe no Golfo Pérsico. Todos esse personagens envolvidos neste complexo sistema mal sabem o impacto de suas decisões sobre o mundo.

Sinopse: Robert Baer (George Clooney) é um experiente agente da CIA, dedicado à investigação do terrorismo. Nos tempos mais recentes e em simultâneo com a intensificação das ações do terrorismo, assiste ao que parece ser uma diminuição das ações de combate a elas, provocada pela intervenção política junto da agência federal. A situação complica-se para Robert quando um executivo da área petrolífera e a sua mulher, seus amigos pessoais, são envolvidos numa ação terrorista e Robert é chamado a intervir.

A mesa de debate será composta por:

Gabriella Sommer Vaz
Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da mesma instituição na categoria Mestrado. Bolsista do Projeto Pró-Defesa 3 - CAPES e pesquisadora do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (GESED), sua área de pesquisa é Segurança Internacional, com ênfase em Defesa Nacional.

Juliana Graffunder Barbosa
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI UFSC) e bacharela do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de intercâmbio na Universidad Nacional del Litoral (UNL), em Santa Fé, Argentina. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (GESED UFSC) e do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA UFSM). É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Participou do Comitê Editorial do periódico acadêmico InterAção (ISSN: 2357-7975). Desenvolve estudos nas áreas de Segurança Internacional, Política Internacional, Conflito, Guerra e Paz.

Raphael Goulart Kelm
Bacharel em Relações Inte rnacionais pelo Centro Universitário Univates/RS. Atualmente, mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós Graduação de Relações Internacionais. Pesquisador do Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (GESED), sua área de pesquisa é Segurança Internacional, com ênfase em Segurança Energética, República Popular da China e Repúblicas Centro-Asiáticas.
Projeto Cine RI exibe filme "Syriana - A indústria do petróleo" de Stephen Gaghan


Categorias: Agosto 2016
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar