FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do filme-concerto Retrato-Selvagem



Quando: 06 Setembro 2016, terça-feira, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1128448250557381

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o músico Fliblio Ferreira e o diretor de cinema Beto Carminatti lançam o filme-concerto Retrato Selvagem, no dia 6 de setembro, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. O trabalho, categoria híbrida entre música eletroacústica mista e cinema, foi contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura - edição 2014/2015, concedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), do Funcultural e da Fundação Catarinense de Cultura.

O filme-concerto une música e cinema para uma experiência da escuta musical através do uso de imagens. O projeto também é arte engajada e busca a sensibilização do espectador/ouvinte para a delicada situação dos índios de nosso estado.

Sinopse do filme-concerto

Filme: Por meio da narrativa de histórias cruzadas que convergem para um mesmo ponto, guaranis, xoklengs e caingangues, os três grandes grupos indígenas pertencentes ao estado de Santa Catarina, contam um pouco de suas histórias.

Música: Apresenta-se em variadas formas da música incidental para o audiovisual. Há a presença da música diegéstica (que está presente na gravação da própria cena), da música acusmática (feita inteiramente por computador), da música acústica e da música eletroacústica mista (em que músicos tocam em tempo real a trilha sonora, enquanto o som é captado por microfones, processado e distribuído para o sistema de som no cinema). A performance musical está a cargo do Ensemble Móbile, grupo especializado na chamada música nova e constituído de flauta, violão, piano digital, percussão e difusor sonoro.

Sobre o compositor:

Natural de Curitibanos, Santa Catarina, Fliblio Ferreira é vencedor de alguns dos principais prêmios de composiç ão erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje. Graduou-se no curso superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música pela EMBAP, além de concluir o Bacharelado e a Licenciatura em Letras pela UFPR. Especializou-se em Análise Musical pela EMBAP e, atualmente, é mestrando em música eletroacústica pela UNESP. Recebeu diversas bolsas para aperfeiçoamento artístico no Brasil e no exterior e para a participação em festivais internacionais, destacando-se o Festival Internacional de Campos do Jordão. Entre a sua produção estão obras para as mais diversas formações instrumentais de música popular e de música de concerto, desde solos até obras para grande orquestra. Membro da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha, atualmente dedica-se também à produção de música para teatro e cinema.

Sobre a direção cinematográfica:

Natural de Caçador, Santa Catarina, Beto Carminatti é vencedor de alguns dos principais prêmios de cinema do Brasil, destacando-se o Kikito de Melhor Documentário do Festival de Gramado (1986), o Prêmio de Melhor Direção no Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo (2008), e o Prêmio Globo/RPC – Melhores do Ano (2011) nas categorias de Melhor Produção, Filme e Direção. Em sua obra destacam-se os longas-metragens Amor em Tempos de Guerra e Mystérios; e os curtas-metragens Eternamente, Filme Vencido, Terra Incógnita e B. End. Entre seus principais documentários estão Profissão Insônia, Quem Quer Ser Um Documentário? e As Muitas Vidas de Valêncio Xavier. Seus seriados de TV com maior destaque são Guerra do Contestado e Mistérios do Lagamar. Em sua produção mais recente estão clipes para diversos grupos musicais e o longa-metragem de ficção Cormorant, com trilha sonora original de Fliblio Ferreira.

Ficha Técnica:

Concepção e música: Fliblio Ferreira
Direção cinematográfica: Beto Carminatti
Rotei ro: Fliblio Ferreira e Beto Carminatti
Direção de fotografia: Ricardo Kugler
Desenho de som: Rodrigo Janiszewski
Legendas: Jeanine Holtrup
Performance musical: Ensemble Móbile
Difusão sonora: Felipe de Almeida Ribeiro
Flautas: Fabrício Valério Ribeiro
Violão: Eric Moreira
Percussão: Luiz Fernando Diogo
Piano digital: Fliblio Ferreira
Lançamento do filme-concerto Retrato-Selvagem


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar