FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Cineclube Badesc exibe documentário "A loucura entre nós" de Fernanda Fontes Vareille



Quando: 16 Setembro 2016, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1169922916401050

Psicanálise vai ao cinema

A loucura entre nós
De Fernanda Fontes Vareille. Brasil. 2016. 75min. Documentário. 12 anos.

Na sexta-feira, 16 de setembro, às 19h será exibido pela primeira vez em Florianópolis, na sessão Psicanálise, do Cineclube Fundação Cultural Badesc, o documentário A loucura entre nós, de Fernanda Fontes Vareille, seguido de debate com Marcelo Veras, membro EBP/AMP, autor do livro A loucura entre nós, e Adriana Rodrigues, coordenadora Núcleo de Pesquisa sobre Psicose EBP/SC. Entrada gratuita.

Com 76 minutos de duração, o trabalho reflete sobre as fronteiras do que é considerado normal ao dar voz a pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências em hospital psiquiátrico.

A loucura está entre nós foi inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras e retrata a rotina na ONG Criamundo e no do hospital Juliano Moreira. Deste ponto de partida há o encontro com personagens singulares, cujos depoimentos, histórias e relações, retratados sem filtros ou julgamentos, leva o público a pensar nos caminhos, ganhos e perdas na busca por uma possível normalidade.

“Encontrei uma realidade que provoca reflexões profundas sobre como a sociedade brasileira pode lidar de uma maneira mais humanizada com a questão da saúde mental”, declara Fernanda.

O documentário tem patrocínio da Petrobahia e a Carbocloro, pelo artigo 1° da Lei 8685/93 – Lei do Audiovisual e foi produzido pela Águas de Março Filmes.

Festivais e prêmio

A loucura entre nós foi lançado em julho de 2015, na 4 ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Depois participou da primeira edição do Pirenópolis.Doc (agosto de 2015), em Pirenópolis (Goiás), onde conquistou o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular). Em 2015, o documentário foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (em uma sessão especial para professores e estudantes de cinema), além de participar da 6ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (Bahia), do Indie Festival, em Belo Horizonte, e da 13ª edição do Vancouver Latin American Film Festival (VLAFF), no Canadá. Em 2016, participou do Festival du Cinéma Brésilien (Paris), do Festim Lisboa e do Madeira Film Festival – ambos em Portugal, na Mostra do Filme Livre do Centro Cultural Banco do Brasil e no David Rockefeller Center de Harvard (Estados Unidos).
Cineclube Badesc exibe documentário "A loucura entre nós" de Fernanda Fontes Vareille


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar