FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Cineclube Badesc exibe documentário "A loucura entre nós" de Fernanda Fontes Vareille



Quando: 16 Setembro 2016, Sexta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1169922916401050

Psicanálise vai ao cinema

A loucura entre nós
De Fernanda Fontes Vareille. Brasil. 2016. 75min. Documentário. 12 anos.

Na sexta-feira, 16 de setembro, às 19h será exibido pela primeira vez em Florianópolis, na sessão Psicanálise, do Cineclube Fundação Cultural Badesc, o documentário A loucura entre nós, de Fernanda Fontes Vareille, seguido de debate com Marcelo Veras, membro EBP/AMP, autor do livro A loucura entre nós, e Adriana Rodrigues, coordenadora Núcleo de Pesquisa sobre Psicose EBP/SC. Entrada gratuita.

Com 76 minutos de duração, o trabalho reflete sobre as fronteiras do que é considerado normal ao dar voz a pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências em hospital psiquiátrico.

A loucura está entre nós foi inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras e retrata a rotina na ONG Criamundo e no do hospital Juliano Moreira. Deste ponto de partida há o encontro com personagens singulares, cujos depoimentos, histórias e relações, retratados sem filtros ou julgamentos, leva o público a pensar nos caminhos, ganhos e perdas na busca por uma possível normalidade.

“Encontrei uma realidade que provoca reflexões profundas sobre como a sociedade brasileira pode lidar de uma maneira mais humanizada com a questão da saúde mental”, declara Fernanda.

O documentário tem patrocínio da Petrobahia e a Carbocloro, pelo artigo 1° da Lei 8685/93 – Lei do Audiovisual e foi produzido pela Águas de Março Filmes.

Festivais e prêmio

A loucura entre nós foi lançado em julho de 2015, na 4 ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Depois participou da primeira edição do Pirenópolis.Doc (agosto de 2015), em Pirenópolis (Goiás), onde conquistou o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular). Em 2015, o documentário foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (em uma sessão especial para professores e estudantes de cinema), além de participar da 6ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (Bahia), do Indie Festival, em Belo Horizonte, e da 13ª edição do Vancouver Latin American Film Festival (VLAFF), no Canadá. Em 2016, participou do Festival du Cinéma Brésilien (Paris), do Festim Lisboa e do Madeira Film Festival – ambos em Portugal, na Mostra do Filme Livre do Centro Cultural Banco do Brasil e no David Rockefeller Center de Harvard (Estados Unidos). Cineclube Badesc exibe documentário "A loucura entre nós" de Fernanda Fontes Vareille

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar