FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Espetáculo "Frágil" e oficina gratuita de dança contemporânea



Quando: 29 e 30 de setembro, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Ela é bailarina com formação clássica e trânsito na dança contemporânea, ele vem do treino e da disciplina de bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que integrou até o último mês de abril. Juntos, Letícia Souza e Anderson do Carmo concretizam um intercâmbio de pesquisas que consiste em encontros presenciais, reflexões e ensaios práticos realizados em Florianópolis e Joinville.

Legitimado pelo Prêmio Klauss Vianna 2014, o projeto Processo Criativo em Dança e Montagem do Espetáculo Sobre Anseios e Vontades resultou em “Frágil”, espetáculo de dança contemporânea que, depois da estreia em Joinville no último fim de semana, será apresentado no Sesc Prainha, na Capital, nos dias 29 e 30 de setembro, às 20h. Entrada gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo.

Iniciado em maio, o projeto prevê, além do espetáculo, oficinas nas cidades contempladas e uma plataforma de discussão no Facebook, na qual os dois pesquisadores de dança compartilham relatos, textos e fotografias que estimulam o processo criativo e ações desenvolvidas no percurso do trabalho. O Prêmio Klauss Vianna 2014 é concedido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC).

Como dançar agora, indagam os dois artistas que constroem uma pesquisa híbrida entre o intérprete e o diretor no encontro e nas possibilidades de troca que podem resultar de experiências distintas de aprendizagem e atuação. Letícia Souza é atriz, bailarina e produtora cultural. Graduada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como arte educadora no Sesc Joinville, Colégio Bom Jesus e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Produziu e interpretou o solo "Por um Percurso..." e "Interferências dos Encontros", espetáculo de dança produzido em parceria com os artistas Maria Carolina Vieira e Adilso Machado. Com o artista visual Rodrigo Ascenção também foi contemplada no edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) para criação de uma performance de dança intitulada "Esboço de Memórias".

Anderson do Carmo recentemente fez uma residência no Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis. O resultado de sua pesquisa “Primeiro Ensaio sobre a Retórica” foi apresentado em julho, no mesmo local. Ele move-se como pesquisador no mestrado, produtor de textos para jornal, sites e projetos experimentais.
O projeto contemplou uma oficina em Joinville, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e outra em Florianópolis, no Departamento de Teatro, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Sobre Anseios e Vontades” tem como ministrantes Letícia Souza e Anderson do Carmo, que propõem ferramentas de investigação do movimento que permitam ao corpo ser crítico em relação a hábitos assimilados. Querem apresentar modos de engajamento na dança em que a prática aponte caminhos não programados e permita a descoberta de diferentes maneiras de fazer o que já se faz. Em diálogo com o espetáculo “Frágil”, ou, “essa dança é 30 minutos mais longa do que deveria ser para competir” – fruto do projeto Sobre Anseios e Vontades - a oficina não é uma aula, mas um laboratório para descobertas individuais desencadeadas por um processo comum.

Sinopse: Não há nada sólido. Parece que daqui por diante tudo será sempre quebradiço e esmigalhável; sempre à beira de romper com facilidade. É: parece que é delicado mesmo. Quanta resistência se esconde aqui? Quanto vigor ela terá? Quão sujeito a erros se estará? Quanto tempo será que vai durar tudo isso? Frágil é uma pergunta dançada: depois de todo esse caminho que já foi percorrido a vontade agora é de ir pra onde? Partindo da lógica do fragmento essa dança quer habitar a bagunça antes de organizar qualquer coisa do mesmo jeito.

Ficha técnica
Peça de dança de Letícia Souza, com direção de Anderson do Carmo
Produção: Letícia Souza
Iluminação: Flávio Andrade
Trilha Sonora: Dimi Camorlinga
Figurinos: Karin Serafin
Cenografia: Marcelo Mello
Material gráfico: Magica Comunicação
Fotografia: Rodrigo Arsego
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

Oficina “Sobre Anseios e Vontades”, com Letícia Souza e Anderson do Carmo
Quando: 30/09 das 13h30 às 17h
Onde: Ceart Udesc, av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis
Quanto: Gratuito
Inscrições: pelo e-mail: leticiawdsouza@gmail.com

Nesta sexta, 30, das 13h30 às 17h, no Departamento de Teatro, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será realizada a oficina “Sobre anseios e Vontades”. Ministrado pelos bailarinos Anderson do Carmo e Letícia Souza, o workshop pretende apresentar aos participantes formas de investigação do movimento que permitam ao corpo ser crítico em relação a hábitos e modos de engajamento na dança. O curso tem como objetivo, ainda, apresentar modos de engajamento na dança em que a prática aponte caminhos não programados e permita a descoberta de diferentes maneiras de fazer o que já se faz.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email:leticiawdsouza@gmail.com

Saiba mais: www.facebook.com/Sobre-anseios-e-vontades-processo-de-criação-em-dança-1794046934150584/

Apoio: Animaluz Iluminação, Arsego Fotografia, Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Meyer Filho, Magica Comunicação, Serviço Social do Comércio (Sesc)

Realização: Prêmio Klauss Vianna 2014/Funarte/Ministério da Cultura/Governo Federal Espetáculo "Frágil" e oficina gratuita de dança contemporânea

Categorias: Setembro 2016
Tags: Dança
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar