FaceBook Instagram Twitter


Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis



Quando: até 2 de junho
Onde: Espaço Lindolf Bell - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/598334936923520

Abertura 29 de abril, às 19h30
Visitação até 2 de junho, de segunda a domingo, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Compartilhar conhecimento e experiência é a principal característica do fotógrafo canadense Scott Macleay, que vive em Florianópolis e faz curadoria de duas exposições com aberturas em 29 de abril no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e no dia 30 na Helena Fretta Galeria de Art, reunindo três gerações. Macleay contempla nestas mostras a sua própria obra, ligando seu trabalho ao de seu professor, o fotógrafo, arquiteto e designer norteamericano Ted Scott e a de 20 artistas brasileiros e estrangeiros, que são seus alunos. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No dia 29, no CIC, abre Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis. São 30 obras de Macleay, 20 de Ted, e outras 20 de artistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Nova York, Paris e Londres, realizadas a partir de residências, workshops e aulas on-line com Macleay. As imagens priorizam a exploração de novos processos e estruturas conceituais, em oposição ao foco habitual, contribuindo para a criação de um pólo de desenvolvimento de novas mídias em Florianópolis.

No dia seguinte (30), na Hel ena Fretta, abre a Exposição Perspectiva(s), com variantes dos trabalhos de jovens artistas apresentados no CIC. Para a galeria do centro, a curadoria adota outras plataformas com projetos de transmídia, vídeo, cerâmica, livro de artista, performance, mas com a fotografia como estrela principal, embora apresentada em outros contextos. Na abertura haverá um show do cantor e produtor mineiro David Dines, que canta música dançante e não convencional, que combina David Bowie, Smiths, Depeche Mode e música eletrônica, com influências de Daft Punk, Grimes e Stromae.

Apaixonado pela criação artemídia e musical ao longo dos últimos 36 anos no Canadá, França e Brasil, MacLeay compara a vida a uma corrida de revezamento, com dependência de esforços individuais e coletivos. É por esta razão que sempre desenvolveu projetos pedagógicos que visam estimular o pensamento em torno de novas maneiras dos artistas refletirem sobre os meios que utilizam e o trabalho que criam.

“A exposição é uma celebração da tomada de risco, indispensável para e evolução do pensamento criativo, a despeito das dúvidas e fracassos inevitáveis que muitas vezes ocorrem”, diz Macleay. Para ele, o trabalho não consiste somente no desenvolvimento conceitual, mas é também a base da camaradagem necessária para resistir à pressão de se conformar em um mundo que muitas vezes valoriza a ortodoxia em detrimento da marginalidade criativa.

Abertura da exposição Perspectiva(s).
Quando: 30 de abril, às 19h30.
Visitação até quando 2 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, da 9h às 13h.
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito.
Interferências: Scott Macleay e convidados: O caminho para Florianópolis


Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar