FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Horizonte Difuso" de Fernanda Valadares e Rodrigo Cunha



Quando: até 10 de dezembro
Onde: O Sítio Arte Educação Coworking
Endereço: Rua Francisca Luísa Vieira, 53 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/738227622948519

Abertura 19 de novembro, quinta-feira, às 19h
Visitação até 10 de dezembro de segunda à sexta das 9h às 21h e sábado das 14h às 19h

A exposição "Horizonte Difuso” de Fernanda Valadares e Rodrigo Cunha encerra a série de exposições realizadas ao longo deste ano em parceria do escritório de arte Myrine Vlavianos Arte Contemporânea e do espaço cultural O Sítio Arte Educação Coworking, em Florianópolis.

O catarinense Rodrigo Cunha é conhecido por suas pinturas figurativas a óleo. A gaúcha-paulista Fernanda Valadares trabalha principalmente com encáustica sobre compensado naval. Em 2014 a artista realizou a exposição individual "À Beira do Vazio”no MASC.

No O Sítio, Rodrigo apresentará 03 pinturas realizadas em 2015, com medidas entre 50x60 e 100x100, enquanto Fernanda trará a Florianópolis alguns trabalhos antigos e outros inéditos feitos especialmente para o espaço expositivo.

Ao contrário das exposições em dupla anteriores (Bettina Vaz Guimarães\SP e Juliana Hoffmann\SC ; Ayao Okamoto\SP e João Aires\SC; Diego de los Campos\SC e Heleno Bernardi\RJ) que aconteceram de forma simultânea, mas independente, Rodrigo Cunha e Fernanda Valadares decidiram apresentar uma mostra conjunta no O Sítio. Os artistas comentam como pensam a exposição "Horizonte Difuso”:

Fernanda Valadares:
Em meu trabalho sempre procuro estar no presente, e invariavelmente faço uso do espaço – interno, externo, interior ou do mundo – para pensar esta presença. Como modo de construir os trabalhos, muitas vezes costumo partir do lugar de destino: o espaço expositivo. Seguidas vezes é latente a fragilidade da construção, sua efemeridade, mas não aqui. O Sítio me intima a olhar para a brancura de suas paredes, para a história de seus tijolos, para a largura de suas madeiras e me faz notar que há lugares (e também pessoas) que através do tempo parecem distrair a efemeridade. Nessa exposição pretendo mostrar Frestas/London, uma pintura em encáustica de 2011 que trata de paredes com história - ou com a memória de um espaço que havia antes delas - além de trabalhos que estou preparando especialmente para a exposição. Estes devem ir se aclimatando ao ambiente, em cores, matéria e ruídos, tanto à galeria em si, como aos espaços no trabalho de Rodrigo Cunha.

Rodrigo Cunha:
Só o fato de sair da zona de conforto e dispor-se a um diálogo entre meu trabalho com o da Fernanda Valadares, já é algo que me pareceu instigante. No caso específico da Fernanda, penso que nossos trabalhos se cruzam na medida em que trazem consigo um teor contemplativo, silencioso. Mas enquanto Fernanda trabalha grandes superfícies, depurando e experimentando materiais, eu trabalho em uma escala menor e trago como centro de minha pesquisa, a figuração. Fiquei sinceramente satisfeito com o convite e acredito que meu trabalho mais introspectivo com a atuação propensamente transgressora da Fernanda se complementem em grande medida.

Sobre os Artistas:

RODRIGO CUNHA nasceu em Florianópolis em 1976. Graduou-se em Artes Plásticas pela UDESC, em Florianópolis, onde reside.

Em 2003 faz sua primeira exposição individual, no MASC - Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis. Em 2005 é selecionado pelo Projeto Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural, São Paulo. Em 2008 é o artista convidado do Projeto Diálogos com Desterro, Museu Vitor Meirelles, Florianópolis. Em 2009 faz sua primeira individual em São Paulo, na Galeria Multipla de Arte; em 2012 realiza a individual "O mundo de dentro”, curadoria de Josué Mattos, na Zipper Galeria, em São Paulo, e participa da coletiva "Como o tempo passa quando a gente se diverte", curadoria de Josué Mattos, na Casa Triângulo, São Paulo. Em 2013 participa da coletiva "é o que há”, curadoria Fernando Boppré, Fundação Cultural Badesc, Florian ópolis SC, e do 13º Salão Nacional de Artes de Itajaí, SC. Em 2014 é indicado ao Prêmio PIPA Investidor, selecionado para o livro "Construtores das artes visuais – cinco séculos de arte em Santa Catarina”, volume 2, Tempo Editorial, Florianópolis, e participa da exposição coletiva "Figura Humana”, curadoria Raphael Fonseca, Caixa Cultural Rio de Janeiro, RJ. Em 2015 realiza a individual "Jardim Cético”, curadoria de Raphael Fonseca, na Zipper Galeria, em São Paulo.

FERNANDA VALADARES nasceu em São Paulo em 1971. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. É formada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS.

Em 2012 realiza sua primeira individual no Goethe Institut de Porto Alegre e participa da coletiva em comemoração aos 20 anos do MAC/RS e da coletiva "20X20 Chico Lisboa” na galeria Bolsa de Arte, em Porto Alegre. Em 2013 a artista é selecionada para o 64º Salão de Abril, em Fortaleza, e participa da coletiva "Poéticas em Devir”, curadoria de Sandra Rey, na Mamute Galeria, em Porto Alegre. Em 2014 participa da SPArte - stand de Myrine Vlavianos Arte Contemporânea - e da coletiva "De longe e de perto”, curadoria de Angélica de Moraes, na Mamute Galeria, em Porto Alegre, e faz três individuais: "Na Adega Evaporada”, curadoria de Paula Ramos, no MAC/RS, "O Sétimo Continente”, curadoria de Bruna Fetter, projeto Zip´Up, na Zipper Galeria, em São Paulo, e "À Beira do Vazio”, curadoria de Paula Ramos, no MASC, em Florianópolis. Em 2015 Fernanda participa do 65º Salão Paranaense, no MAC /Curitiba, e do 6º Salão dos Artistas sem Galeria – MAPA DAS ARTES, e realiza as individuais "Depois”, curadoria de Gabriela Motta, na Mamute Galeria, em Porto Alegre, e " Aqui o Aquí ", na Galeria Sancovisky, em São Paulo.

A artista acaba de ser indicada ao 9º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Pintura. O prêmio é promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre. A premiação será no dia 26 de novembro.
Exposição "Horizonte Difuso" de Fernanda Valadares e Rodrigo Cunha


Categorias: Dezembro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar