FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Palavra em Movimento" de Arnaldo Antunes



Quando: até 3 de setembro
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/116408305600394

A exposição Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, com curadoria de Daniel Rangel, chega a Santa Catarina no dia 24 de maio. O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) receberá a mostra que marca 30 anos de produção visual do multiartista brasileiro e tem a palavra como centro das atenções. A VERNISSAGE está marcada para às 19h e contará com a presença do artista. A entrada é gratuita.

Com visitação gratuita de 24 de maio a 3 de setembro a exposição reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados por Arnaldo nos últimos 30 anos. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.

A poesia é amplificada em suas dimensões semânticas, sonoras e visuais. Sai do livro convencional e é explorada em diferentes suportes e sentidos. Esse é o significado da palavra-conceito verbivocovisual, de James Joyce, e descreve a produção do artista Arnaldo Antunes contida na exposição que tem a curadoria de Daniel Rangel. A palavra, seja falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, está no centro das atenções na mostra de Arnaldo Antunes, herdeiro da poesia concreta dos anos 1950, do rock and roll e do tropicalismo dos 1960 e 1970, da arte pop e do movimento punk dos anos 1980.

“Trata-se de um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos, para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirma Daniel Rangel. “Um dinamismo que caracteriza justamente o movimento e o não pertencimento a um local ou a um gênero específico. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos”, conclui o curador.

Além das obras que estarão no MASC, outras serão reproduzidas em cartazes para distribuição entre visitantes, especialmente para as escolas que farão visitas guiadas. Os mediadores se rão orientados pessoalmente pelo artista Arnaldo Antunes e pelo curador da mostra, Daniel Rangel.

A exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em Santa Catarina conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e da Involves Tecnologia e Inovação e, por meio do incentivo fiscal, das empresas apoiadoras Beiramar Shopping, Brognoli Imóveis, Corporate Park, Hospital dos Olhos e Clínica São Sebastião. A realização e produção é da Studio de Ideias, produtora cultural que atua há quinze anos no mercado catarinense e tem como objetivo principal firmar Santa Catarina no circuito cultural do Sul do país.

Detalhes de Palavra em Movimento

Palavra em Movimento é um passeio por estas três dimensões — verbivocovisual — da obra artística de Arnaldo Antunes. A série Caligrafias reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura. Outra série apresentada de forma parcial é Oráculo, realizada em 1981, sua produção mais antiga incluída nesta mostra.O conjunto traz colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época. A utilização destas mesclas e misturas de camadas segue presente em todas as linguagens artísticas em que Arnaldo trabalha e se expressa.

Os objetos e as instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners e letreiros, buscam no universo do readymade novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns têm sua forma e uso subvertidos, e outras peças propõem interatividade e a participação direta do público. O trabalho mais recente de Arnaldo, a série O Interno Exterior (2014), também busca no cotidiano sua inspiração.

Monitores d e porta-retratos digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion. Estão sendo também apresentados alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o vídeo-poesia Nome, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, de certo modo, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop.

“Ao reunir esses diferentes espaços e tempos num mesmo momento e local; vários ‘mundos tridimensionais’ em um único ponto ou linha do ‘agora-aqui’, a mostra pretende atingir uma quarta dimensão da obra de Arnaldo. Está relacionada a uma percepção da passagem e dilatação do tempo presente no rastro do gesto na grafia, no som que paira no ar, na imagem que o olho capta enquanto lê e nos múltiplos sentidos que compõem a coerência do seu percurso”, afirma o curador Daniel Rangel.

Abertura 24 de maio às 19h (vernissage)
Visitação até 3 de setembro de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Agendamento para visitas mediadas: (48) 3664-2633
Exposição "Palavra em Movimento" de Arnaldo Antunes


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar