FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Exposições
Exposição "entremeios" com obras de Dimas Ricardo Rosa



Quando: até 28 de julho
Onde: Museu da Escola Catarinense - MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Quanto: Gratuito

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugura nesta sexta-feira, 23 de junho, às 19h, a exposição Dimas Ricardo Rosa, entremeios, com curadoria de Rosângela Cherem. A mostra ficará aberta até o dia 28 de julho e poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Dimas Ricardo Rosa (1954-2015) foi professor de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Udesc e nesta exposição será apresentado ao público, pela primeira vez, parte de seus primeiros trabalhos em escultura e pintura, realizados nos anos 80 e 90, os quais são conhecidos apenas para um círculo muito pequeno de pessoas. “Tal postura lhe possibilitou criar por puro prazer sem se expor ao juízo estético de seus pares, colocando nas obras questões que lhe eram muito próprias, bem na década em que acontecia um retorno à pintura”, afirma Rosângela Cherem.

A palavra entremeio está associada ao espaço intervalar que constituiu seu trajeto artístico. Entre a escultura e a pintura, entre as figurações com pronunciada carga afetiva e subjetiva e as experimentações de cunho mais racional e geométrico, considerou as interfaces e experimentações onde ambas pudessem coexistir, abrindo um repertório que denominou de escultopinturas, posteriormente desenvolvidas em meio digital.

“Ainda que não tenha exposto seus trabalhos plásticos ou divulgado o resultado de suas empreitadas digitais, realizou um caminho sem paridades ao longo de sua trajetória. O que se dá a ver nesta exposição são seus primeiros trabalhos, onde já se afirmava um artista laborando silenciosamente suas obstinações imagéticas e inquietações pessoais”, comenta a curadora da exposição.

Com curadoria de Rosangela Cherem, professora da Udesc, a exposição conta também com as co-curadoras Silvana Bernardes Rosa, Carla Abraão e Milla Bioni Guerra, e com os assistentes curatoriais Fabio Savicki Henschel, Ana Carolina Ramos, Ana Carolina Martins, Ferreira e Daniela Trombetta. A produção é da Lugar Específico e de Silvana Bernardes Rosa.

Sobre o artista

Dimas Ricardo Rosa (1954-2015), natural de Florianópolis, pai de dois filhos, foi professor da Udesc entre 1985 e 2015. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializou-se em Desenho pela mesma instituição e em Arte Educação pela Udesc, cursou mestrado em Esthétique Sciences Et Technologie Des Arts na Universidade de Paris VIII e tornou-se doutor em Esthetique Technologies Et Creations Artistiques pela mesma universidade.

Filho do artista plástico Dimas Rosa, sempre esteve em contato com o mundo das artes. Sua preferência era pelas áreas de Escultura e Pintura. Com a computação gráfica conseguiu reuni-las, por meio da modelagem 3D, naquilo que conceituava como sendo escultopintura. Exposição "entremeios" com obras de Dimas Ricardo Rosa

Categorias: Exposições
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 25 Julho 2017 Conferência de Patrimônio Cultural em Risc... >> Educação / Cursos
até 29 Julho 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 07 Agosto 2017 Inscrições para 4,6 mil vagas em cursos gr... >> Educação / Cursos
até 15 Setembro 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
até 18 Setembro 2017 Inscrições para A Noite É uma Criança – 16... >> Dança
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar