FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Exposições
Exposição fotográfica individual "Silêncios Urbanos" de Rafael Carlan



Quando: até 27 de abril
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/168162313837567

O Espaço Cultural BRDE - Governador Celso Ramos recebe, no próximo dia 4 de abril, a exposição fotográfica individual Silêncios Urbanos, de Rafael Carlan. Entrada Gratuita.

A Mostra traz imagens urbanas captadas por meio da técnica rudimentar de fotografia. Além das fotografias pinhole serão exibidas câmeras artesanais e negativos de filmes de Raio X. “A ideia é registrar a cidade sem o fluxo contínuo de pessoas ou carros, já que devido ao longo tempo de exposição exigido pelo método, objetos em movimento acabam desaparecendo”, explica o fotógrafo Rafael Carlan.

A técnica pinhole, que capta a imagem de maneira quase artesanal, leva em conta todo o processo fotográfico, desde a construção da câmera e registros, até a revelação do filme. Enquanto a contínua evolução das câmeras e técnicas fotográficas considera principalmente a perfeição das imagens, a fotografia pinhole valoriza fatores como a surpresa da imperfeição e da visualização posterior da fotografia, por exemplo. “O que mais me atrai nesta técnica é a simplicidade de uma câmera sem lente que consegue registrar em um suporte, papel fotográfico ou filme, a luz que passa por um pequeno buraco gerando imagens com aspecto de sonho”, explica Carlan.

A mostra integra a programação do Pinhole Day Floripa 2018, 1º Festival de Fotografia Alternativa de Florianópolis, realizado entre 26 e 29 de abril, que valoriza o uso de técnicas alternativas de fotografia e oferece workshops e ações abertas ao público. Para abrir o festival no dia 26 de abril, às 14h, Rafael Carlan ministrará uma pequena oficina da técnica no Espaço Cultural BRDE.

Sobre o fotógrafo: Rafael Carlan formou-se farmacêutico bioquímico em 2007 pela URI- Santo Ângelo e em 2014 no curso de fotografia do SENAC Florianópolis. Desde então, estuda processos alternativos para obtenção de imagens e impressão. Apesar da recente formação, o fotógrafo tem contato de longa data com a prática, neto de fotógrafo, ganhou sua primeira câmera analógica, 35 mm, no início dos anos 90, com 11 anos de idade.

Curadoria: Além de Carlan, participam do projeto Sérgio Sakakibara como orientador técnico, a curadora Lu Renata, formada em Artes Visuais pela UDESC, coordenadora do NEFA- Núcleo de Estudos em fotografia e arte, e do Festival de Fotografia Floripa na Foto. Lu também é autora da narrativa poética que acompanha a exposição. Na organização do projeto está Lilian Barbon, Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UDESC e Especialista em Fotografia pela UEL e coordenadora do 1º Festival de Fotografia Alternativa de Florianópolis.

Abertura: 04 de abril, às 19h
Oficina: 26 de abril, às 14h
Visitação: 05 a 27 de abril, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Exposição fotográfica individual "Silêncios Urbanos" de Rafael Carlan


Categorias: Exposições
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar