FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Transculturalidade em Paisagem" de Lucas Passold



Quando: até 31 de janeiro de 2020
Onde: Mercado Público - Centro
Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2469721623284631

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, realiza na Galeria de Arte do Mercado Público a exposição "Transculturalidades em Paisagem", de Lucas Passold, proposta selecionada através do Edital de Exposições Temporárias lançado neste ano.

Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta a visitação na Sala José Cipriano da Silva (Torre próxima a Praça da Alfândega, piso superior) de 18 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábados das 10h às 14h.

"Na medida em que evoluímos como sociedade por reflexos da globalização e aceleração tecnológica, nossa formação cultural parece cada vez mais se estreitar com outras tradições históricas. Apesar de parecer que estamos nos encaminhando para uma unicidade de culturas em que algumas mais claramente delineadas se justapõem à outras, há evidências de que se essas diversidades acontecerem como misturas transculturais, poderemos enriquecer e preservar nossos costumes de mais valor", diz o artista.

A exposição "Transculturalidade em Paisagem" tem o intuito de ser uma pesquisa transcultural - aquela realizada em diferentes culturas sobre um mesmo tema, no sentido de identificar as semelhanças e diferenças da questão pesquisada em relação a cada cultura - tendo como estudo de caso as paisagens de Florianópolis. São mostrados cenários da cidade misturados com paisagens às vezes existentes de outros lugares e às vezes provocados por interesses do imaginário público construído pela nossa sociedade.

Questiona-se, então, sobre até que ponto nós, como indivíduos, construímos aos poucos nossa cultura e até onde está nosso alcance para a formação de nossas paisagens. Enquanto é atualmente assumido que estamos “globalizando” e, fazendo isto, uniformizando cada vez mais, o conceito de transculturalidade questiona esta linha de pensamento. A tendência para a transculturalidade não significa que nossa formação cultural está se tornando a mesma em todo o mundo. Pelo contrário, os processos de globalização e de transcultural implicam uma grande variedade de diferenciação. Então, qual é o nosso papel em conduzir nossa diversidade cultural em nossa paisagem e até onde o ambiente que vemos e vivemos nos representa?

No dia da abertura da mostra, ocorrerá um bate-papo a respeito de paisagens urbanas e culturais, às 19h30 na Galeria do Mercado Público. O painel será no estilo "debate presidencial", em que os convidados farão um jogo de perguntas e respostas entre si com base em suas vivências e profissões. São eles: Monique Gugie (artista plástica), Antonio Couto Nunes (arquiteto e urbanista, especialista em habitação social), Ânderson Silva (jornalista e colunista), Simone Bobsin (jornalista e editora), Lu Pires (artista plástica e coordenadora do COMAP) e Dalmo Vieira (arquiteto e urbanista, especialista em patrimônio cultural).
Exposição "Transculturalidade em Paisagem" de Lucas Passold


Categorias: Exposições
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Janeiro 2020 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2020
até 20 Janeiro 2020 Colônia de férias oferece atividades esportivas gratuitas para crianças na Passarela Nego Quirido
até 20 Janeiro 2020 Inscrições para 4.762 vagas em 177 cursos gratuitos de qualificação profissional, idiomas e orquestra
até 21 Janeiro 2020 IFSC abre 1.933 vagas em 50 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 UFSC abre quase 2 mil vagas em 99 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 Udesc abre quase 400 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sisu


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar