FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Exposição Fotográfica Multimídia "Clube da Luta 10 Anos"



Quando: até 16 de outubro
Onde: Museu da Imagem e do Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1778724915672676

Abertura 8 de setembro, às 19h
Visitação até 16 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

O movimento Clube da Luta completa 10 anos em 2016 e ganha uma exposição multimídia e com recursos de acessibilidade no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A abertura será marcada pelo show da banda All Stars, formada por integrantes de vários grupos, no espaço expositivo do Museu, no dia 8 de setembro, às 19h.

A Exposição Fotográfica traz 700 imagens deste importante movimento independente e colaborativo da cena cultural/musical de Santa Catarina, documentado através das lentes do fotógrafo Cassiano Ferraz, selecionadas entre 20 mil fotos.

Nesta exposição, que seguirá aberta à visitação até 16 de outubro, além das fotografias, o público poderá conferir clipes das bandas que fizeram parte do Clube; exibição do documentário Clube da Luta (O Mago, 2010); e exposição de cartazes, CDs, clipagem de notícias, entre outros materiais promocionais reunidos pelas bandas. A mostra ainda terá som ambiente com músicas das várias bandas da Grande Florianópolis que movimentaram a cena musical entre os anos de 2006 e 2009. A produção da exposição é de Jennifer Candido.

Programação paralela

Além da exposição multimídia, o MIS/SC será palco de outros dois eventos relacionados à mostra: uma oficina sobre fotografia de shows, que será ministrada no dia 17 de setembro, com o fotógrafo Cassiano Ferraz e com interpretação em Libras com a professora Natália Rigo; e o Discotecando no MIS, no dia 23 de setembro, com a participação dos DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro, que também faziam parte do Clube da Luta.

A exposição tem ainda outra particularidade: como fará parte da programação da Semana Inclusiva da Grande Florianópolis, o show de abertura será totalmente interpretado em Libras pela professora Natália Rigo, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Além disso, de 20 a 25 de setembro, as fotografias da mostra serão instaladas em altura reduzida para facilitar a visualização do público cadeirante; os vídeos exibidos apresentarão legendas para o público com deficiência auditiva; e as fichas técnicas terão versão em Braille para possibilitar a leitura ao público com deficiência visual. Ambas as atrações terão entrada gratuita.

Sobre o Clube da Luta

O Clube da Luta surgiu em 2006 e ocorria no Café Fios e Formas, localizado embaixo da Ponte Hercílio Luz. Após um ano de shows neste endereço, migrou para o Centro Cultural Mané Paulo (hoje Célula Showcase), no bairro João Paulo, sede do Clube da Luta até seu encerramento.

Além de Florianópolis, a festa foi realizada em cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Concórdia (SC), sempre com shows de bandas autorais. Participaram de edições do Clube da Luta artistas com reconhecimento nacional, como Cachorro Grande, Carlos Trilha, Kid Vinil, Curumin, Rebeca Matta, Mekron, entre outros. Passaram pelo palco do evento, ainda, as seguintes bandas: Missiva, Coletivo Operante, Maltines, Andrey e a Baba do Dragão de Komodo, Luciano Bilu, Kratera, Da Caverna, John Bala Jones, Aerocirco, Kronix, Gubas& Os Possíveis Budas, Os Berbigão, Samambaia Sound Club, Jeremias Sem Cão, Tijuquera, Ilha de Nós, Rufus, entre outras convidadas. As festas também eram embaladas por DJs comandados por Zé Pereira (Gustavo Monteiro).

Artistas participantes:

Cassiano Ferraz: graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo desde 2007, curso fotografia profissional em 2006 na capital da Espanha, Madri. Foi o fotógrafo oficial do Clube da Luta de 2006 a 2009. Trabalhou como fotógrafo do grupo RBS de 2008 a 2012. Desde 2010 é assessor de comunicação do Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina e fotógrafo freelancer, atuando principalmente no ramo corporativo e na cobertura fotográfica de shows musicais e espetáculos.

Natália Rigo: professora de Artes e Libras na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tradutora e intérprete de língua de sinais na esfera artística em Florianópolis, SC. Formada em Artes Plásticas (UPF) e Letras (UFSC). Doutoranda em Tradução (UFSC). Desenvolve pesquisas sobre tradução e interpretação artística e sobre teatro de animação em língua de sinais.

Grazi Meyer: atriz, humorista, DJ e passista de escola de samba. Trocou a pista de dança pela cabine do DJ dez anos atrás, quando descobriu que poderia transformar a balada num lugar que toca todas as músicas que quer ouvir. Há três anos é residente da festa “Brasilidades” em Curitiba e em Floripa tocou em quase todas as festas de quase todas as casas alternativas da cidade. Atuando em São Paulo desde o começo de 2016, é presença frequente na pista da Pilantragi - a mais tradicional festa de música brasileira da cidade - e uma das DJs responsáveis pela animação do final de semana no Bebo Sim. Também já carimbou passaporte nas festas QBeleza, Catuaba, Quarta é Feira com Vinil, em eventos no Espaço Urucum e chegou até Jundiaí, onde botou o povo pra dançar no meio da praça. Seu estilo pode ser definido por algo do tipo “música para bater cabelo, jogar os braços pro alto, cantar junto, sacudir os quadris e ser feliz”.

Gustavo Monteiro: além de trabalhar na produção , Gustavo Monteiro era o DJ que comandava as festas do Clube da Luta. Usando o codinome Zé Pereira, Gustavo Monteiro embalava o intervalo entre as bandas e finalizava as festas com o tradicional “bailinho do Zé Pereira”. Hoje, a presença de Gustavo Monteiro é constante nas principais festas do cenário musical alternativo de Florianópolis.

Jennifer Candido: produtora da exposição Clube da Luta – 10 anos. Administradora por formação; é Produtora Cultural e estudante de Produção Multimídia Bilíngue no IFSC. Exposição Fotográfica Multimídia "Clube da Luta 10 Anos"

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar