FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
6º Festival do Conto terá participação de 16 contistas brasileiros



Quando: de 16 a 19 de novembro
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/526549544217954

De 16 a 19 de novembro, Florianópolis recebe o 6º Festival do Conto, único festival dedicado às narrativas breves da América do Sul. O evento terá a participação de 16 contistas brasileiros e acontece no Teatro Sesc Prainha, com entrada gratuita. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes de cada atração.

Esta edição homenageia o escritor gaúcho João Gilberto Noll, autor de romances como “Bandoleiros”, “O quieto animal da esquina”, “Lorde”, “Harmada” e “A céu aberto”, mas também de livros que mudaram o cenário do conto no Brasil, como “O cego e a dançarina”, “Mínimos múltiplos comuns” e “A máquina de ser”. Noll, que venceu cinco vezes o Prêmio Jabuti, é um dos grandes escritores brasileiros vivos. O evento é uma correalização do Sesc em Florianópolis (Prainha) e a Design Produções.

“É um evento muito importante para pensar e difundir o conto e os contistas, dar voz para esses artistas do mínimo. Nos debates, teoria e prática se fundem e formam outra corrente, outra massa da escritura”, afirma o idealizador do evento, o escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder.

“O Festival do Conto nos proporciona momentos raros. É uma grande oportunidade para estarmos mais próximos dos grandes escritores do gênero e ouvi-los falar sobre suas produções, sobre o fazer literário e suas formas de tessitura de histórias”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc em Santa Catarina.

Pluralidade

Outros nomes importantes do conto brasileiro estarão presentes: a escritora, crítica de arte e professora universitária Veronica Stigger, autora das coletâneas de conto “Gran Cabaret Demenzial”, “Os anões” e “Delírio de Damasco”, e do romance “Opisanie swiata”, que venceu os prêmios Machado de Assis da Biblioteca Nacional de 2013 e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2014. E também o escritor e tradutor Rubens Figueiredo, que levou os prêmios Jabuti e Artur Azevedo da Fundação Biblioteca Nacional com sua coletânea de contos “As palavras secretas”. Seu livro “Contos de Pedro” é um dos principais livros de narrativas breves do início do século XXI. Rubens também traduziu “Os contos completos de Tolstói” e ganhou o Prêmio Portugal Telecom de Literatura com “O passageiro do fim do dia”. E mais: o contista, historiador e arte-educador paulista Allan da Rosa, autor de “Reza de mãe”, e o romancista e contista gaúcho Paulo Scott, autor de “Habitante irreal” e “Ainda orangotangos”. Outros dois destaques do evento, um painel só com contistas catarinenses, com Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarotto e Salma Ferraz, e outro sobre oficinas e criação literária, com autores gaúchos e catarinenses.

Programação completa

16/11 (quarta-feira) | 20h | Teatro Sesc Prainha

Mínimos, múltiplos e incomuns : mesa-homenagem com João Gilberto Noll (RS), com mediação do escritor Carlos Henrique Schroeder

Uma conversa franca com um dos grandes escritores brasileiros vivos, autor de romances como “Bandoleiros”, “O quieto animal da esquina” “Lorde”, “Harmada” e “A céu aberto”, mas também de livros que mudaram o cenário do conto no Brasil, como “O cego e a dançarina”, “Mínimos múltiplos comuns” e “A máquina de ser”. Noll venceu cinco vezes o Prêmio Jabuti e é o escritor homenageado do 6ª Festival Nacional do Conto.
Site oficial: http://www.joaogilbertonoll.com.br/

17/11 (quinta-feira) | 20h | Teatro Sesc Prainha

Vértices: linguagens, com Veronica Stigger (SP) e mediação com a Profª Drª Susana Scramin

Escritora, crítica de arte e professora universitária, Veronica Sigger construiu uma obra que explora as diferentes formas literárias, transbordando os limites dos gêneros. Nas formas breves, publicou “Gran Cabaret Demenzial”, “Os anões”, “Delírio de Damasco” e “Sul” (no prelo). Seu romance “Opisanie swiata” venceu os prêmios Machado de Assis da Biblioteca Nacional de 2013 e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2014.

18/11 (sexta-feira) | 20h | Teatro Sesc Prainha

O conto ao redor: distância e aproximação, com Rubens Figueiredo (RJ) e Allan da Rosa (SP), com mediação do escritor Carlos Henrique Schroeder

Aspectos sociais nas obras e nas leituras destes dois singulares autores. Rubens Figueiredo ganhou o prêmios Jabuti e Artur Azevedo da Fundação Biblioteca Nacional com sua coletânea de contos “As palavras secretas”. Seu livro “Contos de Pedro” é um dos principais livros de narrativas breves do início do século XXI. Rubens também traduziu “Os contos completos” de Tolstói e ganhou o Prêmio Portugal Telecom de Literatura com “O passageiro do fim do dia”. O contista, historiador e arte-educador paulista Allan da Rosa, autor de “Da cabula” e de “Reza de mãe”, é um dos editores da Edições Toró, uma editora que surgiu da necessidade de lançar escritores que participam do Sarau da Cooperifa, na zona sul de São Paulo.

19/11 (sábado) | 13h às 18h | Biblioteca Sesc Prainha
Laboratório do conto, com Paulo Scott

Um itinerário de discussão e formação para contistas, com um dos mais instigantes escritores contemporâneos. Scott nasceu em Porto Alegre, em 1966, e mora no Rio de Janeiro desde 2008. É autor dos romances “Voláteis”, “Habitante irreal” e “Ithaca Road”. E do volume de contos “Ainda orangotangos” e dos livros de poemas “A timidez do monstro” e “Mesmo sem dinheiro comprei um skate novo”.

Inscrições na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc em Florianópolis (Prainha). R$ 20,00 (comerciários), R$ 40,00 (usuários)
Vagas limitadas.

19/11 (sábado) | 18h30 | Teatro Sesc Prainha
Painel 1: Jogos de armar, com Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarorotto e Salma Ferraz

Três contistas catarinenses falam de suas recentes produções e de seus processos criativos. Na sequência, lançamento dos livros “Ascensão”, de Dirce Waltrick do Amarante; “Ares condicionados”, de Demétrio Panarotto e “O busão de Floripeia”, de Salma Ferraz.

19/11 (sábado) | 19h30 | Teatro Sesc Prainha
Painel 2: Oniscientes contemporâneos: da oficina ao livro, com Ana Luiza Tonietto Lovato, Cristina Moraes Vazquez, Irka Bairros, T.K. Pereira, Matheus Borges, Taiane Maria Bonita, Kathy Krauser e Gabriela Silva.

Participantes do trigésimo ano da Oficina de Criação Literária de Luiz Antonio de Assis Brasil discorrem sobre os processos de aprendizagem e também sobre os textos que resultaram na coletânea “Onisciente contemporâneo”, organizada por Luiz Antonio de Assis Brasil. Seguido de lançamento do livro homônimo. 6º Festival do Conto terá participação de 16 contistas brasileiros

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar