FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Mostra Duo Strangloscope convida Daniel Santiago



Quando: 1, 2 e 3 de dezembro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1886005471635575

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) em parceria com o Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting) convida o artista visual Daniel Santiago para mais uma edição do evento Strangloscope, 1, 2 e 3 de dezembro de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Entrada gratuita.

O evento contará com a pré-estréia do curta-metragem O Anjo da História, realizado com recursos do Edital Catarinense de Cinema da FCC; lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus; debates após os filmes, performances e palestra; e exibição de uma seleção de curtas-metragens experimentais espanhóis em Super 8, a Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ángel Rueda, do S8-Coruña.

Sobre Daniel Santiago

O convidado da Mostra Duo Strangloscope é um artista visual pernambucano de renome internacional. Durante mais de 20 anos fez dupla com o artista visual Paulo Bruscky e realizaram juntos performances, vídeos, cartazes, etc. Sempre em movimento e constante experimentação artística, Daniel é um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira.

Em Florianópolis ele virá debater sobre os filmes experimentais em que atuou sob a direção do Duo Strangloscope na serra catarinense, O anjo da história e Angelus Novus, realizará performances, lançamentos e palestra. Esta edição da Mostra Strangloscope Convida é em sua homenagem.

Na abertura da mostra Daniel Santiago realizará, via instrução a um performer local, a performance O Brasil é meu abismo. Em O Brasil É o Meu Abismo (1982), a palavra é o motor fundamental, utilizando uma frase de poema de Jomard Muniz de Britto, Aquarelas do Brasil. A performance original consistia no próprio artista pendurado de cabeça para baixo, preso pelo tornozelo e segurando um cartaz com a frase-título. O rodopiar do corpo do artista exigia da audiência, para leitura da frase, a movimentação pelo espaço da galeria.

No segundo dia da mostra, após a exibição do programa de curtas-metragens experimentais espanhóis Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ana Domínguez e Ángel Rueda e apoio da Embaixada da Espanha, exibiremos dois vídeos experimentais de Daniel Santiago e, em seguida, ele realizará a performance Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro. O artista visual Daniel Santiago realizará um desenho simétrico, usando as duas mãos ao mesmo tempo, a partir da lógica de que o lado esquerdo do cérebro é acionado se a mão direita é usada e vice-versa. É mais um trabalho de Daniel que se filia à performance, suporte com o qual trabalha há mais de quarenta anos.

No terceiro dia da mostra, Daniel Santiago encerrará o programa desta edição da Strangloscope Convida com palestra de lançamento, em Florianópolis, de dois livros objeto: Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) na sede do MIS-SC.
Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting)

Programa:

Dia 1 de dezembro:

20:00 – performance O Brasil é meu abismo, de Daniel Santiago em instruções para dois performers convidados.
Local: Em frente ao prédio do CIC - Entrada principal

20:30 - Lançamento do longa-metragem experimental digital Angelus Novus – 75 min
Sinopse: A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e à ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! - grita o Angelus Novus.
Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe: Filme realizado durante as filmagens do curta-metragem O anjo da história, conta com o apoio da mesma equipe.
Um filme do Duo Strangloscope

21:45 - Debate sobre o filme com o convidado Daniel Santiago, o critico de cinema José Geraldo Couto e os diretores Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting (Duo Strangloscope)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 2 de dezembro:

19:00-20:30 – ARREBATO SUPER 8 seguido de debate.

ARREBATO EM SUPER 8
Programa:
Duração: 51 min.

Na história do cinema, o pequeno formato Super 8 pode ser considerado o símbolo cinematográfico da utopia, no qual não somente registramos as nossas recordações fugazes, mas que também permite àqueles “arrebatados” pelo cinema que produzam os seus filmes com inspiração e poucos recursos.
O Super 8 na Espanha teve a sua época de esplendor nos anos 1970 e no início dos anos 1980, um cinema underground marcado sobretudo pela figura do artista plástico Iván Zulueta, verdadeiro símbolo da modernidade e quintessência da contracultura. Com os seus curtas em Super 8 e o seu único longa, Arrebato, o artista difundia a seguinte máxima: “edite os seus próprios fanzines, grave e distribua os seus próprios discos e, por que não, faça seus próprios filmes”.

Quase vinte anos depois do filme Arrebato, em 1996, o artista visual David Domingo, conhecido como Stanley Sunday, realiza o filme Super 8 e nos conecta de imediato com o legado de cineastas como Andy Warhol, George Kuchar, Kenneth Anger e o próprio Iván Zulueta, inaugurando uma nova era do Super 8 na Espanha. Em um momento de plena obsolescência do celuloide, o Super 8 significa um ressurgimento de sonhos e ilusões entre jovens cineastas que encontram neste pequeno formato a magia do artesanal, um cinema que as mãos tocam e manipulam.
O programa “Arrebato em Super 8” pretende realizar uma viagem eclética pelas diferentes expressões e formas assumidas pelo Super 8 nos últimos anos na Espanha. Partindo do curta-metragem Super 8, de David Domingo, alcançaremos um amplo espectro que vai da pura abstração passando pela narração, o documental e o cine-ensaio.

SUPER 8
David Domingo | 1996 | Espanha | 8 min.
Cor, Super 8 trasferido para vídeo
Ode ao Super 8 em uma torrente frenética de cortes, montagens e manipulações.

PELÍCULA SUDOROSA I
David Domingo | 2009| Espanha | 10 min.
Colorido, Super 8 trasferido para a vídeo
Película que retrata as maravilhas do mundo vistas a partir dos olhos de um gato.

NYC SYNC.
Albert Alcoz | 2008 | Espanha | 3 min.
Preto e branco, Super 8 trasferido para vídeo
Filme-diário rodado em Nova Iorque durante o verão de 2007. Usando a técnica de filmagem quadro a quadro, o filme registra freneticamente os caminhos pelas ruas de Manhattan e do Brooklin.

CADA CUATRO FOTOGRAMAS [CADA QUATRO FOTOGRAMAS]
Alberto Cabrera Bernal | 2009 | Espanha| 1 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Depois de perfurar o suporte físico das imagens a cada quatro fotogramas, a projeção deste rolo Super 8 revela as tripas do mecanismo cinematográfico: a tela e a luz, o corpo do filme sendo mostrado em cadências exatas.

MÉTAMORPHOSES DU PAPILLON
Pere Ginard y Laura Ginés | 2012 | Espanha | 5 min.
Colorido, Super 8 e DV trasferido para vídeo
Revisão, reinterpretação e reescrita impressionista do filme homônimo realizado em 1904 pelo cineasta francês Gaston Velle.
DIA 13 DE JULHO E DIA 12 DE AGOSTO
Xisela Franco | 2014 | Espanha | 2 min.
Colorido, díptico vertical, Super8 trasferido para vídeo e vídeo
Um grupo de amigos alugam uma casa na Ilha de Aunios. A beleza da ilha é mágina.

TOXOS E FLORES
Lucía Vilela | 2016 | Espanha | 4 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Arquiteturas naturais, naturezas mortas, espaços de luzes verdes e marrons absolutos.

BENDITA CALLE
Ángel Rueda | 2005 | España | 20 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
365 dias com uma câmera Super 8, filmando o excepcional do cotidiano para descobrir uma realidade que se transforma em ficção. A rua se converte em um palco, pessoas comuns em atores e a vida em um roteiro. Sinfonia urbana inspirada no ideário de Dziga Vertov.

Curadoria: é um programa criado pelos diretores do (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha), Ana Domínguez e Ángel Rueda

Apoio: Embaixada da Espanha no Brasil e (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Após a sessão haverá debate com o Duo Strangloscope.

Intervalo

20:45 – 22:00 - Exibição de 2 vídeos experimentais de Daniel Santiago:
O plasma no interior da magnetosfera
2009 – 4 min – vídeo
Coreografia da Molécula de Carbono
2009 – 2 min – vídeo

Performance de Daniel Santiago Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 3 de dezembro:

19:00 - Lançamento dos livros objeto de Daniel Santiago Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) com palestra para a audiência
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Mostra Duo Strangloscope convida Daniel Santiago

Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Abril 2017 Festival de Sapateado Floripa TAP 2017 ter... >> Dança
até 25 Abril 2017 3º Cine PET Odonto-Fono exibe filme "... >> Cinema Gratuito
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 05 Maio 2017 Passeio Noturno "Floripa Assombrada&q... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar