FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Mostra Duo Strangloscope convida Daniel Santiago



Quando: 1, 2 e 3 de dezembro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1886005471635575

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) em parceria com o Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting) convida o artista visual Daniel Santiago para mais uma edição do evento Strangloscope, 1, 2 e 3 de dezembro de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Entrada gratuita.

O evento contará com a pré-estréia do curta-metragem O Anjo da História, realizado com recursos do Edital Catarinense de Cinema da FCC; lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus; debates após os filmes, performances e palestra; e exibição de uma seleção de curtas-metragens experimentais espanhóis em Super 8, a Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ángel Rueda, do S8-Coruña.

Sobre Daniel Santiago

O convidado da Mostra Duo Strangloscope é um artista visual pernambucano de renome internacional. Durante mais de 20 anos fez dupla com o artista visual Paulo Bruscky e realizaram juntos performances, vídeos, cartazes, etc. Sempre em movimento e constante experimentação artística, Daniel é um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira.

Em Florianópolis ele virá debater sobre os filmes experimentais em que atuou sob a direção do Duo Strangloscope na serra catarinense, O anjo da história e Angelus Novus, realizará performances, lançamentos e palestra. Esta edição da Mostra Strangloscope Convida é em sua homenagem.

Na abertura da mostra Daniel Santiago realizará, via instrução a um performer local, a performance O Brasil é meu abismo. Em O Brasil É o Meu Abismo (1982), a palavra é o motor fundamental, utilizando uma frase de poema de Jomard Muniz de Britto, Aquarelas do Brasil. A performance original consistia no próprio artista pendurado de cabeça para baixo, preso pelo tornozelo e segurando um cartaz com a frase-título. O rodopiar do corpo do artista exigia da audiência, para leitura da frase, a movimentação pelo espaço da galeria.

No segundo dia da mostra, após a exibição do programa de curtas-metragens experimentais espanhóis Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ana Domínguez e Ángel Rueda e apoio da Embaixada da Espanha, exibiremos dois vídeos experimentais de Daniel Santiago e, em seguida, ele realizará a performance Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro. O artista visual Daniel Santiago realizará um desenho simétrico, usando as duas mãos ao mesmo tempo, a partir da lógica de que o lado esquerdo do cérebro é acionado se a mão direita é usada e vice-versa. É mais um trabalho de Daniel que se filia à performance, suporte com o qual trabalha há mais de quarenta anos.

No terceiro dia da mostra, Daniel Santiago encerrará o programa desta edição da Strangloscope Convida com palestra de lançamento, em Florianópolis, de dois livros objeto: Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) na sede do MIS-SC.
Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting)

Programa:

Dia 1 de dezembro:

20:00 – performance O Brasil é meu abismo, de Daniel Santiago em instruções para dois performers convidados.
Local: Em frente ao prédio do CIC - Entrada principal

20:30 - Lançamento do longa-metragem experimental digital Angelus Novus – 75 min
Sinopse: A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e à ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! - grita o Angelus Novus.
Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe: Filme realizado durante as filmagens do curta-metragem O anjo da história, conta com o apoio da mesma equipe.
Um filme do Duo Strangloscope

21:45 - Debate sobre o filme com o convidado Daniel Santiago, o critico de cinema José Geraldo Couto e os diretores Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting (Duo Strangloscope)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 2 de dezembro:

19:00-20:30 – ARREBATO SUPER 8 seguido de debate.

ARREBATO EM SUPER 8
Programa:
Duração: 51 min.

Na história do cinema, o pequeno formato Super 8 pode ser considerado o símbolo cinematográfico da utopia, no qual não somente registramos as nossas recordações fugazes, mas que também permite àqueles “arrebatados” pelo cinema que produzam os seus filmes com inspiração e poucos recursos.
O Super 8 na Espanha teve a sua época de esplendor nos anos 1970 e no início dos anos 1980, um cinema underground marcado sobretudo pela figura do artista plástico Iván Zulueta, verdadeiro símbolo da modernidade e quintessência da contracultura. Com os seus curtas em Super 8 e o seu único longa, Arrebato, o artista difundia a seguinte máxima: “edite os seus próprios fanzines, grave e distribua os seus próprios discos e, por que não, faça seus próprios filmes”.

Quase vinte anos depois do filme Arrebato, em 1996, o artista visual David Domingo, conhecido como Stanley Sunday, realiza o filme Super 8 e nos conecta de imediato com o legado de cineastas como Andy Warhol, George Kuchar, Kenneth Anger e o próprio Iván Zulueta, inaugurando uma nova era do Super 8 na Espanha. Em um momento de plena obsolescência do celuloide, o Super 8 significa um ressurgimento de sonhos e ilusões entre jovens cineastas que encontram neste pequeno formato a magia do artesanal, um cinema que as mãos tocam e manipulam.
O programa “Arrebato em Super 8” pretende realizar uma viagem eclética pelas diferentes expressões e formas assumidas pelo Super 8 nos últimos anos na Espanha. Partindo do curta-metragem Super 8, de David Domingo, alcançaremos um amplo espectro que vai da pura abstração passando pela narração, o documental e o cine-ensaio.

SUPER 8
David Domingo | 1996 | Espanha | 8 min.
Cor, Super 8 trasferido para vídeo
Ode ao Super 8 em uma torrente frenética de cortes, montagens e manipulações.

PELÍCULA SUDOROSA I
David Domingo | 2009| Espanha | 10 min.
Colorido, Super 8 trasferido para a vídeo
Película que retrata as maravilhas do mundo vistas a partir dos olhos de um gato.

NYC SYNC.
Albert Alcoz | 2008 | Espanha | 3 min.
Preto e branco, Super 8 trasferido para vídeo
Filme-diário rodado em Nova Iorque durante o verão de 2007. Usando a técnica de filmagem quadro a quadro, o filme registra freneticamente os caminhos pelas ruas de Manhattan e do Brooklin.

CADA CUATRO FOTOGRAMAS [CADA QUATRO FOTOGRAMAS]
Alberto Cabrera Bernal | 2009 | Espanha| 1 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Depois de perfurar o suporte físico das imagens a cada quatro fotogramas, a projeção deste rolo Super 8 revela as tripas do mecanismo cinematográfico: a tela e a luz, o corpo do filme sendo mostrado em cadências exatas.

MÉTAMORPHOSES DU PAPILLON
Pere Ginard y Laura Ginés | 2012 | Espanha | 5 min.
Colorido, Super 8 e DV trasferido para vídeo
Revisão, reinterpretação e reescrita impressionista do filme homônimo realizado em 1904 pelo cineasta francês Gaston Velle.
DIA 13 DE JULHO E DIA 12 DE AGOSTO
Xisela Franco | 2014 | Espanha | 2 min.
Colorido, díptico vertical, Super8 trasferido para vídeo e vídeo
Um grupo de amigos alugam uma casa na Ilha de Aunios. A beleza da ilha é mágina.

TOXOS E FLORES
Lucía Vilela | 2016 | Espanha | 4 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Arquiteturas naturais, naturezas mortas, espaços de luzes verdes e marrons absolutos.

BENDITA CALLE
Ángel Rueda | 2005 | España | 20 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
365 dias com uma câmera Super 8, filmando o excepcional do cotidiano para descobrir uma realidade que se transforma em ficção. A rua se converte em um palco, pessoas comuns em atores e a vida em um roteiro. Sinfonia urbana inspirada no ideário de Dziga Vertov.

Curadoria: é um programa criado pelos diretores do (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha), Ana Domínguez e Ángel Rueda

Apoio: Embaixada da Espanha no Brasil e (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Após a sessão haverá debate com o Duo Strangloscope.

Intervalo

20:45 – 22:00 - Exibição de 2 vídeos experimentais de Daniel Santiago:
O plasma no interior da magnetosfera
2009 – 4 min – vídeo
Coreografia da Molécula de Carbono
2009 – 2 min – vídeo

Performance de Daniel Santiago Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 3 de dezembro:

19:00 - Lançamento dos livros objeto de Daniel Santiago Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) com palestra para a audiência
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Mostra Duo Strangloscope convida Daniel Santiago


Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 19 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 19 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar