FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
Exibição gratuita de filme e debate sobre Vaclav Havel



Quando: 18 Abril 2017, terça-feira, às 19 horas
Onde: Museu da Escola Catarinense - MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Quanto: Gratuito

Nesta terça-feira, 18 de abril, a partir das 19h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá um evento gratuito para abordar a trajetória de Václav Havel (1936-2011), ex-presidente da República Tcheca e líder da Revolução de Veludo, que eclodiu em 1989 contra a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Na programação, estão previstos um filme e um debate sobre a história de Havel, com o tema "A revolução da autenticidade no contexto brasileiro". A entrada é gratuita.

O evento é promovido pelo Museu da Udesc, em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau, com a condução de Eduardo Rombauer, especialista na vida e obra de Vaclav Havel. Rombauer apresentará sua visão sobre o legado que Havel deixou para a humanidade, com uma reflexão singular sobre o poder dos cidadãos de transformarem o mundo e a si mesmos por meio da ação política.

A partir de um retrato da trajetória de vida e trechos da obra literária de Havel, bem como de estudos e documentários, Rombauer mediará um diálogo com os participantes sobre "o que nós, cidadãos brasileiros, temos a aprender com este legado sobre como mudar o clima político de nosso país?".

Sobre Eduardo Rombauer

Eduardo Rombauer é um facilitador de diálogos, com graduação em Relações Internacionais e mestrado em Prática Social Reflexiva pela Universidade Metropolitana de Londres, e tem vasta experiência em mediação de conversas e decisões de alta complexidade junto a órgãos públicos, fundações e organizações não governamentais (ONGs), nacionais e internacionais.

Também atua como consultor em desenvolvimento organizacional e de lideranças para a transformação pública. Colaborou com várias iniciativas de inovação da política e fortalecimento da sociedade civil, tais como Update Politics, Sonho Brasileiro da Política, Civicus, Instituto Reos, entre outros.

Dedica-se a promover diálogos que discutam novos rumos para o país, sendo um dos coordenadores do Fórum do Amanhã. Atualmente é articulista da sessão Mosaico da Revista Página 22 e escreve o livro "O poder vazio: a reinvenção do ser político".

Evento faz parte de programação especial

Até 28 de abril, o Mesc exibirá uma exposição do fotógrafo Oldrich Skácha sobre a vida de Havel. Em cartaz no espaço "Mutações", a mostra "Václav Havel na metamorfose da Europa" traz ao público as imagens que Skácha fez durante os anos em que acompanhou o escritor, político e ícone da história tcheca recente.

São fotografias sobre a vida pública e privada de Havel, desde seu casamento à sua atividade política durante as décadas de 1970 e 1980, quando ganhou notoriedade ao se opor ao regime comunista e ficou conhecido como defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão. Nascido em Praga, o líder tcheco foi eleito presidente em 1993 e reeleito em 1998.

Programação:
19h00 - Apresentação dialogada sobre a vida e o legado de Havel.
20h30 - Diálogo: o que nós, cidadãos Brasileiros, temos a aprender com este legado sobre como mudar o clima político de nosso país?
22h00 - Término
Exibição gratuita de filme e debate sobre Vaclav Havel


Categorias: Abril 2017
Tags: Debate, Cinema
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar