FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
Projeto CineBuñuel exibe "El baño del Papa" (Uruguai, 2007) de César Charlone y Enrique Fernández



Quando: 25 Abril 2017, terça-feira, às 14 horas
Onde: Auditório da Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: Gratuito

O projeto CineBañuel exibe na próxima terça-feira, 25 de abril, às 14h, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC, “O Banheiro do Papa” (2007), de Cesar Charlone e Enrique Fernández. Esta será a segunda exibição do ciclo “Para poder falar”, que o CineBuñuel promove ao longo deste primeiro semestre de 2017 e que trata de temas considerados tabus. A exibição com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo, aberta ao público e com entrada franca.

Coprodução entre França, Uruguai e Brasil, o filme é inspirado no livro de contos “El día en que el Papa fue a Melo”, do escritor brasileiro Aldyr García Schlee. O filme, baseado em uma história real, aborda questões políticas e sociais de uma forma sarcástica, dando um tom cômico às mazelas vividas pelos personagens e representando de forma divertida essa triste e miserável realidade.

Em 1998, em Melo, no Uruguai, estava por acontecer um evento miraculoso, que mudaria a vida de seu pobre povo: a vinda do Papa. O Papa daria início a sua visita à América Latina por este povoado fronteiriço ao Brasil. A mídia alimenta a esperança em seus humildes habitantes de que esta passagem iria trazer milhares de peregrinos e, consequentemente, o progresso e a riqueza para aquele lugar sofrido. Acreditando nisso, muitas pessoas investem até o que não têm para tentar mudar sua situação.

O filme

A trama aborda também da vida familiar e social dos personagens que circundam o protagonista. Não sendo um filme que pode ser definido como “pesado”, ainda assim contém as características que acompanham boas obras cinematográficas: abordagem de questões humanas profundas, fotografia primorosa, elenco muito competente, ritmo, montagem e roteiro impecáveis. Entre muitos outros prêmios, recebeu o de Melhor Filme no Festival de Gramado e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral que busca promover a reflexão do cinema espanhol e latino-americano, a partir da exibição de filmes e do bate-papo gerado na sequência. Os filmes são exibidos em língua original, com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam assistir e participar dos debates dos temas apresentados. A cada semestre é proposto um ciclo de filmes de temática variada.
Projeto CineBuñuel exibe "El baño del Papa" (Uruguai, 2007) de César Charlone y Enrique Fernández


Categorias: Abril 2017
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar