FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2017
"Via Amiga do Ciclista" abre pistas da Beira-Mar Norte para ciclistas aos domingos



Quando: 07 Maio 2017, Domingo, das 6h às 9h
Onde: Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1886852688262609

Os atletas e adeptos do ciclismo terão um novo espaço seguro para pedalar na Avenida Beira-Mar Norte a partir de 7 de maio. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com ACIF e esportistas, intitulada “Via Amiga do Ciclista”, será aos domingos, das 6h às 9h da manhã. As três pistas sentido bairro-Centro, entre o Koxixos e o Trapiche (3,5km), serão abertas para a prática do exercício. Cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro adotam essa medida para aumentar o espaço destinado ao lazer na cidade.

Segundo o prefeito Gean Loureiro, Florianópolis necessita criar essa rotina, por ser a Capital que mais pratica exercícios físicos ao ar livre, além de sediar o Ironman, evento esportivo internacional. “Precisamos valorizar o lazer e incentivar o exercício. Se a população aceitar e avaliar como adequado, poderemos ampliar esta experiência. O objetivo é atrair famílias, esportistas e quem mais queira desfrutar do espaço público”, acrescenta.

Por conta da “Via Amiga do Ciclista”, os motoristas devem ficar atentos quanto à rota que deverá ser feita. Quem precisar seguir em direção ao Centro deve fazer o retorno próximo ao Koxixos e ao Direto do Campo, e seguir via Agronômica, passando pelas ruas Rui Barbosa, Frei Caneca, Demétrio Ribeiro e Avenida Mauro Ramos. Outra opção é seguir pelas ruas Bocaiúva e Almirante Lamego. A saída para a Beira-Mar poderá ser feita somente pela sinaleira da Rua Desembargador Arno Hoeschl. Agentes da Guarda Municipal estarão por todo o local para auxiliar o tráfego e prestar informações à população, além disso o aplicativo Waze, que tem parceria com a Prefeitura, vai informar todas as alterações no trânsito.

O projeto foi definido em conjunto com a ACIF, após diversas reuniões semanais entre a Prefeitura, a associação e representantes de assessorias esportivas. Além de todo o suporte na segurança por parte do poder público, a ação vai contar com voluntários no auxílio dos cruzamentos e travessias da Avenida.

Lazer para a família

Além do espaço destinado aos ciclistas, a Prefeitura vai oferecer também programas para toda a família durante o dia nos bolsões na área do Trapiche e da Praça Sesquicentenário. Serão diversas atividades esportivas e recreativas das 9h às 17h. No entorno da Casan, vai ter um palco com música local e pintura para a criançada, além de food trucks. Já quem curte esporte, poderá praticar tênis, futebol e slackline perto do Trapiche.

Maio Amarelo: Saúde conscientiza sobre acidentes e álcool

A Rede Vida no Trânsito, da qual faz parte a Secretaria de Saúde de Florianópolis, fará abordagem de conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas com entrega de folders e fitas amarelas em alusão ao Movimento Maio Amarelo, que chama a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O evento será no domingo, 7 de maio, na Avenida Beira-Mar Norte, durante o projeto “Via Amiga do Ciclista”, das 8h às 12h.

Entre 2013 e 2016, foram identificados 232 desastres de trânsito com óbito ocorridos no município de Florianópolis. Somente no ano passado, foram 117 acidentes, com 61 vítimas fatais. Relatório da Rede Vida no Trânsito aponta que em 42,7% dos desastres ao menos um dos envolvidos havia consumido álcool antes do ocorrido. Em 32,1% do total de desastres registrados em 2016, o álcool foi considerado o fator mais importante para ocorrência, na grande maioria homens entre 20 e 29 anos de idade.

As noites de sexta para sábado ou de sábado para domingo foram os turnos que tiveram a presença do álcool confirmada com maior frequência (15,6% e 21,3% respectivamente). A SC 401, no Norte da Ilha, concentrou 17,3% dos desastres com envolvimento do álcool. As outras regiões com maior concentração foram a BR 282 (10,2%) e a Rodovia Gustavo Richard, até a saída do Túnel Antonieta de Barros (8%).

Os dados são preliminares e o relatório completo será apresentado em reunião da Rede Vida no Trânsito, no próximo dia 10. Os números ainda podem ser subestimados, pois somente as vítimas com óbito no local do acidente são testadas para a presença de álcool pelo IML.

"Via Amiga do Ciclista" abre pistas da Beira-Mar Norte para ciclistas aos domingos
Categorias: Maio 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 22 Agosto 2017 Inscrições para oficinas gratuitas da Pala... >> Educação / Cursos
até 22 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar