FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Mostra "Iconografia 344" expõe pela primeira vez obras raras sobre a Ilha de Santa Catarina



Quando: até 1º de junho
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/349395275455520

Coleções particulares que têm como tema a Vila de Nossa Senhora de Desterro e a atual Florianópolis serão expostas pela primeira vez na Fundação Cultural Badesc, a partir de quinta-feira, 30 de março, às 19h. A exposição Iconografia 344, com curadoria do médico Ylmar Correa Neto, torna acessível ao grande público documentos raros, pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros originais dos séculos XVI a XIX. A exposição ficará aberta ao público até 1º de junho, com entrada gratuita.

“A mostra é uma oportunidade singular para se conhecer um verdadeiro patrimônio histórico sobre a capital catarinense que vem sendo sistematicamente adquirido em leilões e lugares especializados espalhados em várias partes do mundo. Este rico e importante material jamais foi reunido em uma exposição ao público no Brasil. Nessa exposição será possível apreciar a evolução da cidade, seus habitantes, sua fauna, sua flora e seus limites”, declara Ylmar.

Entre as obras que serão apresentadas está a gravura de 1787 Vista da Ilha de Santa Catarina, de Gaspar Duche de Vancy, artista da expedição do navegador Francês Jean- François Galoup de La Perouse, que aportou na ilha de Santa Catarina em outubro de 1785. “Esta obra é a primeira vista da vila de Nossa Senhora do Desterro”, conta Ylmar.

A exposição também apresenta obras modernas e contemporâneas que dialogam com os primeiros registros da Ilha de Santa Catarina. Três obras do modernista Martinho de Haro, que retratam o hospital de Caridade, o conjunto Miramar e o Morro das Pedras mostram a cidade em meados do século XX. Entre os artistas contemporâneos nomes como Walmor Correa, Carlos Asp, Diego de Los Campos, Yara Guasque, Fernando Lindote e Paulo Gaiad garantem o contraponto com as obras históricas.

O nome da exposição – Iconografia 344 é alusivo à “nova” idade da cidade. A Lei Municipal 9.861/15 alterou a idade de Florianópolis, que passa agora a ser contabilizada a partir de 1673, ano da chegada do capitão Francisco Dias Velho. Desta forma, em 2017 Florianópolis celebra 344 anos.

Programação especial do ciclo de encerramento da exposição Iconografia 344

Uma visita guiada gratuita, uma roda de conversas e um recital são as atividades organizadas pela equipe da Fundação Cultural Badesc para o último mês da exposição Iconografia 344, considerada a mais importante da capital em 2017. Com curadoria do médico Ylmar Corrêa, a exposição que encerra no dia 1º de junho, reúne obras e documentos raros jamais expostos, sobre a Vila de Nossa Senhora de Desterro e a atual Florianópolis.

Pesquisadores das áreas de história e artes irão explorar pontos relevantes sobre a história de Florianópolis na Roda de Conversa que será realizada na quinta-feira (19/05), às 19h na Fundação Cultural Badesc. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Um dos momentos mais esperados destas atividades é a visita guiada, que será realizada no dia 20 de maio, sábado. A Fundação abrirá suas portas a partir das 14h, e Ylmar Corrêa conduzirá os visitantes pelo acervo e em conjunto com o público fará um resgate da história da capital.

18/05, quinta-feira, às 19h - Roda de Conversa.
20/05, sábado, às 14h- Visita Guiada com o curador Ylmar Correa Neto. Mostra "Iconografia 344" expõe pela primeira vez obras raras sobre a Ilha de Santa Catarina

Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Agosto 2017 2º Encontro de Saberes: Diálogos, Desafios... >> Cinema Gratuito
até 18 Agosto 2017 Palestra gratuita Como Controlar a Ansieda... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Curso Cultivo de Orquídeas para iniciantes... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar