FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Encontro "Caminhos do contemporâneo: moda, arte e memória"



Quando: 27, 28 e 29 de junho, das 15h30 às 17h
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito

O Museu Victor Meirelles (MVM), em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), realiza entre os dias 27 e 29 de junho, encontro para discutir a relação entre moda, arte, educação e espaços museológicos, focalizando processos criativos, imagens, memória, sexualidade e questões de gênero.

Reflexões sobre a roupa na memória familiar; questionamentos sobre o desejo sexual e o erotismo revelados em edições francesas e brasileiras da revista Vogue; a Coleção Aletheia, que teve como ponto de partida obras da artista Diane Meyer; além da estética construtivista de Varvara Stepanova e sua posição frente ao projeto de construção de uma nova sociedade soviética.

Essas e outras abordagens serão debatidas durante três dias (27, 28 e 29), das 15h30 às 17h, quando a sala multiuso do MVM se transformará num fórum da moda. Haverá mesas-rendodas com a participação de professores, especialistas, profissionais e estudantes, apresentação de vídeos e exposição de trabalhos de alunos da UDESC.

Veja a programação:

Dia 27 – Atos criativos e apropriações de memória: discussões acerca dos processos criativos em moda que levam em conta discussões sobre memória. Ocorrerá, ainda, a abertura da exposição “Álbuns de família, uma experiência pedagógica”, às 17h30.

Composição da mesa: professora Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC); designer de moda Jéssica Prado; e bacharelando em moda Marcio Monticelli.

Dia 28 – Imagens de moda, experiências de moda: focaliza as imagens como ponto de partida da discussão sobre sociedade, moda e condições do feminino, cujas pesquisas contam com importantes acervos de pesquisa.

Composição da mesa: professora Daniela Novelli (UDESC); mestranda Tatiana Rebellato; professora Bianca Scliar; e bacharelanda em Teatro Thais Vieira Alves.

Dia 29 – Museus, arte e educação: aborda pesquisas realizadas ou em desenvolvimento que demonstram a riqueza dos cruzamentos em arte e educação, apontando para a importância dos acervos museológicos e seus espaços expositivos neste percurso. Durante os debates, haverá a exibição e discussão do vídeo “Espaços Móveis Ruídos- um documento onírico, um vídeo-dança, uma criação histórica”, dirigido por Bianca Scliar.

Composição da mesa: professora Liane Nagel (UFSC); professora Mara Rúbia Sant’Anna; e mestranda Priscila Barbeiro.

Saiba quem são os debatedores:

Bianca Scliar Cabral Mancini: artista interdisciplinar, doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá), atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição.

Daniela Novelli: doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, com pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC). Atualmente é professora no curso Bacharelado em Moda da UDESC.

Jéssica Prado dos Santos: graduada em design de moda pela UDESC em 2015, atua como analista de produto na empresa Hering.

Liane Maria Nagel: possui mestrado em História Ibero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Rúbia Sant’Anna: doutora em História, professora efetiva da UDESC, autora de diversos livros, como o recém-publicado “Sociabilidades coloniais”. Atualmente realiza pós-doutoramento na EBA/UFRJ sobre as pranchas do Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles.

Márcio Monticelli : possui licenciatura plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em supervisão escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, especialização em Modelagem do Vestuário pela Universidade Feevale. É bacharelando em Moda na UDESC.

Priscila Barbeiro: possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá. É mestranda no Programa de Pós–Graduação em Artes Visuais da UDESC.

Tatiane Rebelato: Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC.

Thais Vieira Alves: dançarina envolvida com práticas de vídeo e de performance. Seu trabalho é influenciado por estudos em dança contemporânea. É graduanda em Teatro pela UDESC, além de bolsista de iniciação cientifica no Projeto de Pesquisa Moinho de Dança - Improvisação e Imediações desde 2015.

ATENÇÃO: o Museu Victor Meirelles está em sua sede temporária, rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro (quase esquina com a Victor Konder).
Encontro "Caminhos do contemporâneo: moda, arte e memória"


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2017 Trilha Medita da Praia Secreta da Joaquina... >> Esportes
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar