FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Cine Imagens Políticas exibe documentário Guataha



Quando: 08 Junho 2017, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Um resgate histórico da vivência dos Guarani na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, nos últimos 50 anos. Nesta quinta-feira, 8 de junho, o Cine Imagens Políticas apresenta Guataha, documentário dirigido e produzido por Clarissa Knoll, que acompanha a jornada do velho xamã Ñevangaju Tupa de São Miguel do Iguaçu até seu vilarejo natal, no Paraguai.

O longa, que será exibido às 19h, na sede da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, é uma atração do cineclube Imagens Políticas, parceria entre o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Cultural Badesc. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

Guataha é uma produção de 52 minutos que mistura narrativas míticas da destruição e da criação do mundo Ava-Guarani contadas por Ñevangaju Tupa , um velho xamã. A realidade da história recente da região é abordada através da interação entre o inventado e o vivido, e revela o isolamento dos Ava-Guarani em torno de fazendas de soja e de pequenas cidades do interior. A narrativa aborda a resistência da etnia, a partir das dispersões indígenas que as expansões nacionais geraram, especialmente com a chegada dos colonos brancos e com o alagamento da aldeia Acutinga pela usina hidroelétrica de Itaipu, em 1982.

Após a exibição, ocorre uma roda de conversa sobre a temática apresentada no filme, com a participação de Alai Garcia Diniz – professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) – e de Henrique Finco – professor do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Guataha
De Clarissa Knol. Brasil. 2014. 52min. Documentário. Livre.
Com Guilherme Tupã Nhevangaju Rocha, Cassemiro Pereira Centurião e Delia Takua Yju Martines Rocha.

As narrativas míticas Ava-Guarani da Destruição e da Criação do mundo são contadas pelo xamã da aldeia Ocoy, relacionando-as aos resquícios do alagamento da aldeia Jacutinga pela Usina Hidrelétrica de Itaipu e à jornada de Délia, neta do xamã, pela fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Comentarstas: Alai Diniz, professora e roteirista de Guataha, e Henrique Finco, professor do curso de Cinema da UFSC.
Cine Imagens Políticas exibe documentário Guataha


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar