FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Cine Imagens Políticas exibe documentário Guataha



Quando: 08 Junho 2017, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Um resgate histórico da vivência dos Guarani na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, nos últimos 50 anos. Nesta quinta-feira, 8 de junho, o Cine Imagens Políticas apresenta Guataha, documentário dirigido e produzido por Clarissa Knoll, que acompanha a jornada do velho xamã Ñevangaju Tupa de São Miguel do Iguaçu até seu vilarejo natal, no Paraguai.

O longa, que será exibido às 19h, na sede da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, é uma atração do cineclube Imagens Políticas, parceria entre o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Cultural Badesc. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

Guataha é uma produção de 52 minutos que mistura narrativas míticas da destruição e da criação do mundo Ava-Guarani contadas por Ñevangaju Tupa , um velho xamã. A realidade da história recente da região é abordada através da interação entre o inventado e o vivido, e revela o isolamento dos Ava-Guarani em torno de fazendas de soja e de pequenas cidades do interior. A narrativa aborda a resistência da etnia, a partir das dispersões indígenas que as expansões nacionais geraram, especialmente com a chegada dos colonos brancos e com o alagamento da aldeia Acutinga pela usina hidroelétrica de Itaipu, em 1982.

Após a exibição, ocorre uma roda de conversa sobre a temática apresentada no filme, com a participação de Alai Garcia Diniz – professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) – e de Henrique Finco – professor do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Guataha
De Clarissa Knol. Brasil. 2014. 52min. Documentário. Livre.
Com Guilherme Tupã Nhevangaju Rocha, Cassemiro Pereira Centurião e Delia Takua Yju Martines Rocha.

As narrativas míticas Ava-Guarani da Destruição e da Criação do mundo são contadas pelo xamã da aldeia Ocoy, relacionando-as aos resquícios do alagamento da aldeia Jacutinga pela Usina Hidrelétrica de Itaipu e à jornada de Délia, neta do xamã, pela fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Comentarstas: Alai Diniz, professora e roteirista de Guataha, e Henrique Finco, professor do curso de Cinema da UFSC. Cine Imagens Políticas exibe documentário Guataha

Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Agosto 2017 Beer Weekend com palestra, food trucks, ce... >> Especiais / Outros
até 19 Agosto 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar