FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Victor em 4D"



Quando: até 18 de agosto
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito

Inserida na programação da 15ª Semana de Museus, que acontece em todo o Brasil entre 15 e 21 de maio, o Museu Victor Meirelles abre na próxima quarta-feira, 17 de maio, a exposição “Victor em 4D”. A entrada é gratuita.

Pensada em módulos dispostos a partir de uma sequência temporal e não espacial, a mostra inova no formato como é apresentada ao público.

Os quatro módulos serão expostos em períodos diferentes e cada um focaliza uma dimensão específica da obra do artista.

O primeiro módulo, Dimensão Estética, fica em cartaz até 18 de agosto e aborda o processo de estudo e produção artística de Victor Meirelles.

A ideia é oferecer diferentes perspectivas de análise, permitindo ao visitante um olhar mais abrangente e, ainda, suscitando novas interpretações e percepções sobre a obra do artista catarinense, que nasceu na antiga Desterro (atual Florianópolis), em 1832.

Quais aspectos esse olhar poderá revelar ainda não se sabe, mas é isso que torna a mostra imperdível e confere a “Victor em 4D” um caráter mais educativo do que simplesmente informativo.

A exposição tem a curadoria da equipe do Museu Victor Meirelles.

Veja como estão concebidas as outras três dimensões e quando serão expostas:

Módulo 2 - Dimensão Histórica r /> De 18 de agosto a 11 de novembro de 2017
A infância de Victor, o aluno, o professor, o artista, o pintor de panoramas. As histórias de suas pinturas históricas. As histórias que contam as pinturas históricas.

Módulo 3 - Dimensão Política
De 16 de novembro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018
Victor Meirelles como artista do Império. As relações de Victor com a corte imperial brasileira. O papel de Victor na Academia Imperial de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios. O projeto de construção de uma identidade nacional.

Módulo 4 - Dimensão Simbólica – Parte 1. O legado de Victor
De 28 de fevereiro a 12 de maio de 2018
A produção artística de Victor Meirelles como patrimônio nacional. Os museus e as coleções que preservam sua produção. O Museu Victor Meirelles. As narrativas dos museus e as pesquisas sobre Victor Meirelles.

Módulo 4. Dimensão Simbólica – Parte 2. Victor e o tempo presente
De 17 de maio a 18 de agosto de 2018
Como perceber a produção de Victor Meirelles no século XXI? As relações artísticas com a arte do século XX e XXI. Victor e a cidade de Florianópolis (antiga ‘Nossa Senhora do Desterro’).
Exposição "Victor em 4D"


Categorias: Agosto 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar