FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Concerto de Música da Renascença Francesa "Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas" do Cantus Firmus



Quando: 01 Agosto 2017, terça-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: R$20 inteira e R$10 meia-entrada

O Cantus Firmus - Música Medieval e Renascentista, foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Hoje, é formado por cinco cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa. Fazem parte do grupo os músicos Eduardo Serafin (tenor), Marcelo Aguiar (baixo), Fernando de Carli (barítono), Lucas Speck (contratenor) e Jefferson Bittencourt (tenor/alaúde).

O grupo apresenta o concerto Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas. A apresentação é toda composta por 'chansons françaises' (canções francesas) do séc. XVI. As ‘chansons’ do Renascimento são caracterizadas pela escrita rebuscada e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy, Clement Jannequin e Josquin des Prez.

As letras das canções retratam desde poemas em torno do tema do amor impossível até a linguagem de duplo sentido, ao tratar das situações jocosas para com o sexo, como é o caso da chanson Mon Amy de Ninot Le Petit (? - c.1502). Por outro lado, La prise de Calais de Guillaume Costeley (c. 1531 –1606), por exemplo, trata dos períodos de invasão e guerras com a imitação sonora dos tiros de canhões e dos gritos dos generais.

O concerto do Cantus Firmus propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos, quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. Esse aspecto didático é apresentado ao público associando a prática da música aos comentários e explicações sobre as composições daquela época.

A linguagem utilizada nos comentários das peças musicais sempre procura o tom exato entre a informação bem colocada, a clareza e simplicidade nos dados fornecidos ao público, para que o espectador possa desfrutar da performance do grupo com o máximo de sua atenção, sem ser prejudicado por nenhuma complexidade que venha afastá-lo da fruição puramente musical.

O concerto terá o acompanhamento de uma cópia de um instrumento musical da época, próprio para acompanhamento dos cantores: um alaúde pré-barroco. Este instrumento data da época das composições dos madrigais, o chamado período 'maneirista', por volta de 1650 e serve para acompanhar tanto a música renascentista quanto a música do início do período barroco.
Concerto de Música da Renascença Francesa "Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas" do Cantus Firmus


Categorias: Agosto 2017
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar