FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
Dia Mundial Sem Carro 2017 e 10º Desafio Intermodal Floripa



Quando: de 18 a 25 de setembro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/513687925641516

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada há mais de 20 anos em todo o país e tem por objetivo juntar iniciativas e ações que promovem o uso dos modos ativos e transporte público coletivo pelo Brasil.

Sempre com um tema relacionado ao trabalho de prevenção de acidentes e educação para o trânsito, este ano a semana acontecerá de 18 a 25 de setembro e terá como tema: “Minha escolha faz a diferença”, com o principal objetivo de lembrar que o trânsito é responsabilidade de todos.

No dia 21 de setembro, quinta-feira, véspera do dia Mundial Sem Carro, a AMoBici promoverá a 10ª Edição do Desafio Intermodal Floripa partindo da UFSC até a Praça da Alfândega, no centro. Encontro será às 18h na Concha Acústica da UFSC. Início às 18h15, com todos os participantes saindo ao mesmo tempo rumo à chegada, no Largo da Alfândega.

Desafio Intermodal é o desafio do trânsito. O Intermodal é uma forma de se medir e avaliar a situação e evolução do trânsito de Florianópolis no horário de pico.

Os participantes deverão realizar um percurso por meio de um transporte específico, no horário de maior movimento nas ruas, saindo ao mesmo tempo com vários meios de transporte rumo ao mesmo local. O resultado do Desafio será calculado a partir do tempo e da distância percorrida pelo participante. Serão avaliados como critérios a velocidade média, emissão de poluentes, custo econômico direto, gasto energético e questões subjetivas relacionadas ao conforto, estresse gerado e praticidade.

Os participantes foram alocados de forma que cada uma das categorias de modais abrangerá uma rota pelo Norte e outra pelo Sul. Todas as leis de trânsito deverão ser cumpridas. As categorias confirmadas que participarão desta edição são:
Pedestre caminhante;
Pedestre corredor;
Bicicleta;
Bicicleta + ônibus;
Motocicleta;
Automóvel;
Ônibus.
O Desafio Intermodal tem como copromotores o movimento Bicicletada Floripa, o site Bicicleta na Rua e a União de Ciclistas do Brasil.

O dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. A ideia é que nesse dia as pessoas utilizem transportes alternativos como bicicleta, ônibus, metrô ou transporte a pé para se deslocarem para o trabalho, faculdade, ou qualquer lugar.

Participe! No dia 22 de setembro não venha de carro. Utilize um transporte alternativo ou, no caso de ser inviável utilizar outros meios, procure dar ou ir de carona. Além disso, leve essa experiência para os demais dias da sua vida. Com a colaboração de todos, conseguiremos fazer a diferença. Conscientize-se! O Planeta agradece.

O surgimento dos veículos a motor trouxeram diversas vantagens. É possível percorrer longas distâncias com maior conforto, transportar com rapidez pessoas em situações de emergência, carregar muitos objetos ao mesmo tempo. Foi uma invenção maravilhosa. No entanto, o uso irracional desses veículos traz consequências negativas para o ambiente e para a qualidade de vida.

O automóvel é o veículo mais utilizado no mundo atualmente. No ano de 2016 estavam em circulação mais de 51 milhões de automóveis no Brasil. Esse grande número pode ser percebido no dia-a-dia, evidenciado pelos longos congestionamentos, que são cada vez mais frequentes mesmo fora dos “horários de pico”. Não só a grande quantidade de automóveis, como também o mau uso desses é responsável pela maior parte dos problemas causados por esse tipo de transporte. Pode-se entender como mau uso a utilização excessiva ou desnecessária de automóveis.

Dentre os diversos problemas atrelados ao mau uso de automóveis, estão os problemas de saúde e qualidade de vida, como estresse e desgaste físico, problemas respiratórios devido aos gases tóxicos, poluição sonora; assim como os problemas ambientais, com a poluição do ar, principalmente pela emissão de um grande volume de gases de efeito estufa, como o CO2; modificações climáticas, como aquecimento global e mudanças no regime de chuvas e chuva ácida.

Esses problemas podem ser minimizados com a conscientização da população. Pensando nisso, o dia 22 de setembro foi estabelecido como sendo o Dia Mundial Sem Carro. Essa data foi criada na França, em 1997, com o objetivo de criar um momento de reflexão sobre o uso excessivo e a grande dependência que a população tem do automóvel.
Dia Mundial Sem Carro 2017 e 10º Desafio Intermodal Floripa


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar