FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
Exposição "Miniaturas Enxaimel" do artista Max Diel



Quando: até 5 de novembro
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

O Museu Histórico de Santa Catarina recebe a partir do dia 5 de outubro a exposição Miniaturas Enxaimel, com trabalhos do artista Max Diel Volles, selecionada pelo Edital de Exposições Temporárias do Museu. No dia da abertura, a partir das 19h, haverá palestra sobre como se faz o enxaimel, as ferramentas que se utiliza, sua história na região do Vale do Itajaí, os costumes e rituais praticados pelos carpinteiros desta técnica.

A mostra fica aberta à visitação até 5 de novembro, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h as 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

A exposição contempla 10 miniaturas de edificações enxaimel e uma ponte, além de uma parede em forma de L em tamanho real. O foco é o trabalho artífice de carpintaria, mostrando a complexidade destas estruturas. Todas as miniaturas têm as mesmas características das reais e o mais impressionante é que também são desmontáveis.

A relevância desta exposição é mostrar que antigas tradições germânicas estão, aos poucos, retornando ao nosso cotidiano. A construção com técnica enxaimel foi interrompida durante perseguição aos estrangeiros durante a Segunda Guerra e só agora está retornando graças às pesquisas realizadas no Brasil e à colaboração da comunidade germânica.

O enxaimel é uma antiga técnica construtiva na qual uma rígida estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, taipa ou tijolos. São construções bem típicas da Idade Média na Europa e vários países ainda preservam e mantêm viva esta técnica. Em Santa Catarina, há muitas edificações enxaimel nas diversas cidades fundadas por imigrantes germânicos. Desde simples casas até magníficos edifícios. Aqui, ajudou muito aos colonos a se estabelecerem em seus lotes porque uma casa enxaimel possui uma característica única na história humana que a torna muito especial.
Exposição "Miniaturas Enxaimel" do artista Max Diel


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar