FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
2ª edição do "Experimenta" traz mais de 18 atrações gratuitas de teatro, dança, cinema, música, exposições e workshops



Quando: de 6 a 10 de novembro
Onde: UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/139876323316936

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 6 e 10 de novembro, a segunda edição do”Experimenta”, um evento que incentiva as variadas formas de arte dentro do meio universitário e oferece uma semana repleta de atrações de teatro, dança, cinema, música, exposições, performances e workshops.

Em sua segunda edição, o Experimenta traz mais de 18 atrações gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços dos campi de Florianópolis e Blumenau. A programação foi concebida de forma conjunta entre Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com os cursos de Artes Cênicas, Cinema, Museu Universitário e Centro de Desportos, além da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, o Experimenta visa divulgar a produção cultural concebida na Universidade, baseada na pesquisa em arte, através das expressões artísticas, propiciar o acesso a diferentes linguagens e espaços culturais, bem como a formação de um público interno e externo. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção” explica a Secretária Maria de Lourdes Borges.

Programação

06/11/2017 (segunda-feira)
Peça Teatral: Guerra: Substantivo Feminino
Data: 06 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Baseado no livro A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, de Svetlana Aleksiévitch, o espetáculo apresenta memórias de mulheres veteranas de guerra que foram armadas à luta e compuseram o exército soviético contra o Nazismo de Hitler.

Direção: Priscila Genara
Duração: 60min
Classificação: 17 anos

07/11/2017 (terça-feira)
Encontro com Artista – Elias Andrade
Data: 07/11/2017
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos (CCEven) – piso térreo
Horário: 14h30

O artista estará pintando uma obra, o que possibilita que os participantes conheçam suas técnicas de pintura e sua trajetória.

Exibição do documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”
Local: UFSC Blumenau – Auditório – Sede Acadêmica
Data: 07/11/2017
Horário: 19h

Com depoimentos de acadêmicos e descendentes de alemães da região de Blumenau, o documentário revisita o que aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial àquela sociedade: o envolvimento ideológico com o nazismo e integralismo; as informações que tinham sobre o holocausto; como foi tratada esta sociedade pela “nacionalização” e a relação que havia entre alemães e brasileiros natos.

Direção: Zeca Pires
Duração: 107min
Classificação: 12 anos

Peça Teatral: Pegando do Resto
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 18h

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.

Direção: Blenda Trindade
Duração: 55min
Classificação: livre

Espetáculo: Auto da Compadecida
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão. Enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

Direção: Paulo Balardim
Duração: 110min
Classificação: livre – o espetáculo é longo e pode ser cansativo para crianças muito pequenas

08/11/2017 (quarta-feira)
Apresentação Musical: Projeto 12:30
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Laguinho da UFSC
Horário: 12h30

Wslley Risso – Suas referências musicais são diversas, entre elas estão a obra artística de guitarristas internacionais como Joe Pass, Wes Montgomery, Pat Martino, Pat Metheny e George Benson. Dentre os guitarristas brasileiros possui afinidades com a obra de mestres como Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Zé Menezes, Lula Galvão, Toninho Horta e, em destaque, com a concepção musical de Alemão, o compositor e guitarrista Olmir Stocker.

Organização: Marco Valente
Duração: 60min
Classificação: livre

Apresentação Musical: Kleber Alexandre (Violonista)
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 20h

O musico executará obras de compositores espanhóis e brasileiros além de composições de sua autoria.

Performance de dança: Cores ao Avesso
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Sala de projeção – Bloco D – CCE
Horário: 20h

A apresentação une dança e cinema ao vivo, articulando elementos para se pensar a sociedade: suas relações de poder e o peso da rotina. Sob o prisma de Cores ao Avesso, o movimento cotidiano dos sujeitos urbanos é transfigurado a um espectro sinestésico que instiga a uma experiência entre o intimismo do indivíduo e a agitação ruidosa da cidade. O movimento estabelecido e padronizado é explodido para servir de elemento primordial de criação na busca pela desuniformidade das cores.

Direção: Carol Serafim
Duração: 40min
Classificação: livre

09/11/2017 (quinta-feira)
Mostra de curtas-metragens realizados pelos alunos do curso de Cinema da UFSC
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Sala Goiabeira
Horário: 14h30

Dio Cane
Família se muda em busca de um recomeço, mas a morte de um cachorro traz à tona aquilo que eles tentavam esconder.
Direção: Gabriel Rocha Mialchi

Sob o Signo de Escorpião
Virgínia levanta, faz um drinque, escreve. Um envelope sem remetente e de conteúdo misterioso perturba o seu dia
Direção: Nathan Luiz Luchina

111
Cinco jovens negros em um carro. 111 tiros da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os sons. O genocídio. A negligência
Direção: Mateus Mendes

Cinco Estações no Casulo do Tempo: um filme para Dica
De um pequeno quartinho de empregada no décimo sétimo andar, no centro da cidade, uma vida inteira, um universo de memórias, sonhos. O espaço câmera – personagem do diretor se dilata em afeto num “cinema de bolso”.
Direção: Matias Dala Stella

Curadoria: Daphine Xavier
Organização: Profº Alfredo Manevy
Duração: 70 min de exibição e mais 50 min de bate papo

Peça Teatral: Por detrás das fronteiras
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 19h

Como passamos na fronteira? O que fazemos quando chegamos lá? Por detrás das fronteiras é o espetáculo teatral do Grupo Segue Reto Toda Cena. As situações de quem vai e vem das fronteiras reais e imaginárias.

Direção: Nara Micaela Wedekin
Duração: 50min
Classificação: 11 anos

Peça Teatral: A Era dos Terremotos – ou Vai Piorar
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Espetáculo-ensaio sobre o trabalho no Brasil contemporâneo. O tema mobiliza a todxs, do congresso nacional ao açougueiro, da formiga à cigarra. No universo do trabalho convivem o sacrifício, a gratificação, a alienação e a recusa (“eu prefiro não”). O resultado da nossa tradução disso em espetáculo é uma polifonia crítica para um momento político em que otimismos parecem mera ingenuidade (ainda que não consideremos nosso “vai piorar” como fatalista). “Amanhã nóis vai trabaiá, se Deus quisé / Mas Deus num qué”.

Direção: Fabio Salvatti
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos

Peça Teatral: Luz em Einstein
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

Ele, Albert Einstein convive no espetáculo, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens que são engolidas sem mastigar.

Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.

10/11/2017 (sexta-feira)
Oficina: Dança – Samba no Pé
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Laboratório De Dança B, Bloco 5 – CDS (Centro Desportos/UFSC)
Horário: 12h

A oficina permite aos alunos vivências relacionas ao samba, especialmente ao Samba no pé. As atividades propostas enfatizam o desenvolvimento da consciência corporal, percepção rítmica, o aprendizado da técnica do Samba no pé propriamente dita e seus desdobramentos em formas coreográficas.

Projeto: Dança Poesia em Movimento
Coordenação: Vera Torres (DEF/CDS)
Ministrantes: Lays Matias e Igor Augusto
Duração: 75min
Classificação: 14 anos
Vagas: 30

Oficina de Cinema ao vivo
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Sala de projeção – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 14h30

A oficina propõe a introdução aos aplicativos de cinema ao vivo, e aos princípios básicos de como utilizar efeitos visuais para a mixagem de imagens, na criação e manipulação de imagens em tempo real. Levando ao conhecimento dos participantes quais aplicativos e dispositivos foram utilizados na realização da prática de cinema ao vivo no Cores ao Avesso, como por exemplo, o dispositivo de raio x acoplado a câmera. Realizando uma prática com este dispositivo, para que os participantes possam observar as texturas e possibilidades que este dispositivo pode gerar, e destas imagens geradas com o raio x pelos participantes, os mesmos testarão dentro do breve conhecimento que obtiveram no manuseio do aplicativo a mixagem em tempo real dessas imagens.

Ministrante: Thomas Dadam
Duração: 180min
Classificação: 16 anos
Vagas: 10
Incrições: coresaoavesso@gmail.com (Necessário que os(as) participantes tragam suas próprias câmeras ou celulares que gravem vídeo juntamente com seus respectivos cabos que possibilitem passar os vídeos para o computador)

Peça Teatral: Luz em Einstein
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

Ele, Albert Einstein convive no espetáculo, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens que são engolidas sem mastigar.

Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.

Peça Teatral: “Romeu & Julieta – Shakespeare para todos”
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 20h

A adaptação de “Romeu e Julieta – Shakespeare para todos” conta a história dos amantes por meio da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Por se tratar de uma linguagem de palhaços, as cenas são todas permeadas por jogos e brincadeiras.

Elefants Companhia de Teatro
Direção: Márcio Cabral
Duração: 60min
Classificação: acima de 6 anos

Peça Teatral: ISTO NÃO É UMA FÁBULA, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Vivendo em um país democrático, você se sente realmente livre? O que nos torna escravos hoje? Existe um limite para se alcançar a liberdade? ISTO NÃO É UMA FÁBULA, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo, retrata a saga de Esopso para tornar-se livre seja a que custo for.

Cia duZEUSes
Direção: Lucas Lima
Duração: 70min
Classificação: 12 anos

Exposições
Exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense”
Data: permanente
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE
Horário: 9h às 17h

A exposição é uma oportunidade sem precedentes de conhecer as ocupações de diversos grupos humanos no litoral catarinense, sobre culturas distintas no tempo e no espaço e de conhecer mais de perto o ofício do arqueólogo.

“Tecendo saberes pelos caminhos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng”
Data: até 29 de junho de 2018
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE
Horário: 9h às 17h

A exposição resulta da AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA em Santa Catarina (UFSC, SED SC, SECADI/MEC), que possui o eixo norteador Territórios de Ocupação Tradicional em Santa Catarina: Passado e Presente. A exposição trata de conhecimentos, de saberes, envolvendo histórias e experiências vividas e repassadas de geração a geração desde tempos imemoriais, usando a palavra falada, a oralidade.

Exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer
Data: até 10 de novembro
Local: Hall da Reitoria da UFSC
Horário: 7h às 20h

As fotos mostram aspectos da cultura de Florianópolis — cidade onde o artista nasceu, foi criado e ainda vive —, revelando paisagens, barcos, casarios, pessoas, momentos do cotidiano. Também há imagens de outras cidades do estado, mas sem serem identificadas; pois, para o artista, essas fotos ganham um caráter universal, uma vez que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. As fotos não possuem título. Segundo o artista, isso foi proposital, deixando a liberdade para que cada espectador elabore a sua legenda, o seu texto para cada foto, conforme as percepções de cada um.

Curadoria: Ju Crispe e Zeca Pires

*Programação sujeira a alterações.
2ª edição do "Experimenta" traz mais de 18 atrações gratuitas de teatro, dança, cinema, música, exposições e workshops


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar