FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
2ª edição do "Experimenta" traz mais de 18 atrações gratuitas de teatro, dança, cinema, música, exposições e workshops



Quando: de 6 a 10 de novembro
Onde: UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/139876323316936

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 6 e 10 de novembro, a segunda edição do”Experimenta”, um evento que incentiva as variadas formas de arte dentro do meio universitário e oferece uma semana repleta de atrações de teatro, dança, cinema, música, exposições, performances e workshops.

Em sua segunda edição, o Experimenta traz mais de 18 atrações gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços dos campi de Florianópolis e Blumenau. A programação foi concebida de forma conjunta entre Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com os cursos de Artes Cênicas, Cinema, Museu Universitário e Centro de Desportos, além da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, o Experimenta visa divulgar a produção cultural concebida na Universidade, baseada na pesquisa em arte, através das expressões artísticas, propiciar o acesso a diferentes linguagens e espaços culturais, bem como a formação de um público interno e externo. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção” explica a Secretária Maria de Lourdes Borges.

Programação

06/11/2017 (segunda-feira)
Peça Teatral: Guerra: Substantivo Feminino
Data: 06 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Baseado no livro A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, de Svetlana Aleksiévitch, o espetáculo apresenta memórias de mulheres veteranas de guerra que foram armadas à luta e compuseram o exército soviético contra o Nazismo de Hitler.

Direção: Priscila Genara
Duração: 60min
Classificação: 17 anos

07/11/2017 (terça-feira)
Encontro com Artista – Elias Andrade
Data: 07/11/2017
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos (CCEven) – piso térreo
Horário: 14h30

O artista estará pintando uma obra, o que possibilita que os participantes conheçam suas técnicas de pintura e sua trajetória.

Exibição do documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”
Local: UFSC Blumenau – Auditório – Sede Acadêmica
Data: 07/11/2017
Horário: 19h

Com depoimentos de acadêmicos e descendentes de alemães da região de Blumenau, o documentário revisita o que aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial àquela sociedade: o envolvimento ideológico com o nazismo e integralismo; as informações que tinham sobre o holocausto; como foi tratada esta sociedade pela “nacionalização” e a relação que havia entre alemães e brasileiros natos.

Direção: Zeca Pires
Duração: 107min
Classificação: 12 anos

Peça Teatral: Pegando do Resto
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 18h

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.

Direção: Blenda Trindade
Duração: 55min
Classificação: livre

Espetáculo: Auto da Compadecida
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão. Enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

Direção: Paulo Balardim
Duração: 110min
Classificação: livre – o espetáculo é longo e pode ser cansativo para crianças muito pequenas

08/11/2017 (quarta-feira)
Apresentação Musical: Projeto 12:30
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Laguinho da UFSC
Horário: 12h30

Wslley Risso – Suas referências musicais são diversas, entre elas estão a obra artística de guitarristas internacionais como Joe Pass, Wes Montgomery, Pat Martino, Pat Metheny e George Benson. Dentre os guitarristas brasileiros possui afinidades com a obra de mestres como Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Zé Menezes, Lula Galvão, Toninho Horta e, em destaque, com a concepção musical de Alemão, o compositor e guitarrista Olmir Stocker.

Organização: Marco Valente
Duração: 60min
Classificação: livre

Apresentação Musical: Kleber Alexandre (Violonista)
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 20h

O musico executará obras de compositores espanhóis e brasileiros além de composições de sua autoria.

Performance de dança: Cores ao Avesso
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Sala de projeção – Bloco D – CCE
Horário: 20h

A apresentação une dança e cinema ao vivo, articulando elementos para se pensar a sociedade: suas relações de poder e o peso da rotina. Sob o prisma de Cores ao Avesso, o movimento cotidiano dos sujeitos urbanos é transfigurado a um espectro sinestésico que instiga a uma experiência entre o intimismo do indivíduo e a agitação ruidosa da cidade. O movimento estabelecido e padronizado é explodido para servir de elemento primordial de criação na busca pela desuniformidade das cores.

Direção: Carol Serafim
Duração: 40min
Classificação: livre

09/11/2017 (quinta-feira)
Mostra de curtas-metragens realizados pelos alunos do curso de Cinema da UFSC
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Sala Goiabeira
Horário: 14h30

Dio Cane
Família se muda em busca de um recomeço, mas a morte de um cachorro traz à tona aquilo que eles tentavam esconder.
Direção: Gabriel Rocha Mialchi

Sob o Signo de Escorpião
Virgínia levanta, faz um drinque, escreve. Um envelope sem remetente e de conteúdo misterioso perturba o seu dia
Direção: Nathan Luiz Luchina

111
Cinco jovens negros em um carro. 111 tiros da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os sons. O genocídio. A negligência
Direção: Mateus Mendes

Cinco Estações no Casulo do Tempo: um filme para Dica
De um pequeno quartinho de empregada no décimo sétimo andar, no centro da cidade, uma vida inteira, um universo de memórias, sonhos. O espaço câmera – personagem do diretor se dilata em afeto num “cinema de bolso”.
Direção: Matias Dala Stella

Curadoria: Daphine Xavier
Organização: Profº Alfredo Manevy
Duração: 70 min de exibição e mais 50 min de bate papo

Peça Teatral: Por detrás das fronteiras
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 19h

Como passamos na fronteira? O que fazemos quando chegamos lá? Por detrás das fronteiras é o espetáculo teatral do Grupo Segue Reto Toda Cena. As situações de quem vai e vem das fronteiras reais e imaginárias.

Direção: Nara Micaela Wedekin
Duração: 50min
Classificação: 11 anos

Peça Teatral: A Era dos Terremotos – ou Vai Piorar
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Espetáculo-ensaio sobre o trabalho no Brasil contemporâneo. O tema mobiliza a todxs, do congresso nacional ao açougueiro, da formiga à cigarra. No universo do trabalho convivem o sacrifício, a gratificação, a alienação e a recusa (“eu prefiro não”). O resultado da nossa tradução disso em espetáculo é uma polifonia crítica para um momento político em que otimismos parecem mera ingenuidade (ainda que não consideremos nosso “vai piorar” como fatalista). “Amanhã nóis vai trabaiá, se Deus quisé / Mas Deus num qué”.

Direção: Fabio Salvatti
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos

Peça Teatral: Luz em Einstein
Data: 09 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

Ele, Albert Einstein convive no espetáculo, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens que são engolidas sem mastigar.

Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.

10/11/2017 (sexta-feira)
Oficina: Dança – Samba no Pé
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Laboratório De Dança B, Bloco 5 – CDS (Centro Desportos/UFSC)
Horário: 12h

A oficina permite aos alunos vivências relacionas ao samba, especialmente ao Samba no pé. As atividades propostas enfatizam o desenvolvimento da consciência corporal, percepção rítmica, o aprendizado da técnica do Samba no pé propriamente dita e seus desdobramentos em formas coreográficas.

Projeto: Dança Poesia em Movimento
Coordenação: Vera Torres (DEF/CDS)
Ministrantes: Lays Matias e Igor Augusto
Duração: 75min
Classificação: 14 anos
Vagas: 30

Oficina de Cinema ao vivo
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Sala de projeção – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 14h30

A oficina propõe a introdução aos aplicativos de cinema ao vivo, e aos princípios básicos de como utilizar efeitos visuais para a mixagem de imagens, na criação e manipulação de imagens em tempo real. Levando ao conhecimento dos participantes quais aplicativos e dispositivos foram utilizados na realização da prática de cinema ao vivo no Cores ao Avesso, como por exemplo, o dispositivo de raio x acoplado a câmera. Realizando uma prática com este dispositivo, para que os participantes possam observar as texturas e possibilidades que este dispositivo pode gerar, e destas imagens geradas com o raio x pelos participantes, os mesmos testarão dentro do breve conhecimento que obtiveram no manuseio do aplicativo a mixagem em tempo real dessas imagens.

Ministrante: Thomas Dadam
Duração: 180min
Classificação: 16 anos
Vagas: 10
Incrições: coresaoavesso@gmail.com (Necessário que os(as) participantes tragam suas próprias câmeras ou celulares que gravem vídeo juntamente com seus respectivos cabos que possibilitem passar os vídeos para o computador)

Peça Teatral: Luz em Einstein
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu
Horário: 20h

Ele, Albert Einstein convive no espetáculo, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens que são engolidas sem mastigar.

Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.

Peça Teatral: “Romeu & Julieta – Shakespeare para todos”
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Teatro da UFSC – DAC
Horário: 20h

A adaptação de “Romeu e Julieta – Shakespeare para todos” conta a história dos amantes por meio da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Por se tratar de uma linguagem de palhaços, as cenas são todas permeadas por jogos e brincadeiras.

Elefants Companhia de Teatro
Direção: Márcio Cabral
Duração: 60min
Classificação: acima de 6 anos

Peça Teatral: ISTO NÃO É UMA FÁBULA, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo
Data: 10 de novembro de 2017
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Horário: 20h

Vivendo em um país democrático, você se sente realmente livre? O que nos torna escravos hoje? Existe um limite para se alcançar a liberdade? ISTO NÃO É UMA FÁBULA, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo, retrata a saga de Esopso para tornar-se livre seja a que custo for.

Cia duZEUSes
Direção: Lucas Lima
Duração: 70min
Classificação: 12 anos

Exposições
Exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense”
Data: permanente
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE
Horário: 9h às 17h

A exposição é uma oportunidade sem precedentes de conhecer as ocupações de diversos grupos humanos no litoral catarinense, sobre culturas distintas no tempo e no espaço e de conhecer mais de perto o ofício do arqueólogo.

“Tecendo saberes pelos caminhos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng”
Data: até 29 de junho de 2018
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE
Horário: 9h às 17h

A exposição resulta da AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA em Santa Catarina (UFSC, SED SC, SECADI/MEC), que possui o eixo norteador Territórios de Ocupação Tradicional em Santa Catarina: Passado e Presente. A exposição trata de conhecimentos, de saberes, envolvendo histórias e experiências vividas e repassadas de geração a geração desde tempos imemoriais, usando a palavra falada, a oralidade.

Exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer
Data: até 10 de novembro
Local: Hall da Reitoria da UFSC
Horário: 7h às 20h

As fotos mostram aspectos da cultura de Florianópolis — cidade onde o artista nasceu, foi criado e ainda vive —, revelando paisagens, barcos, casarios, pessoas, momentos do cotidiano. Também há imagens de outras cidades do estado, mas sem serem identificadas; pois, para o artista, essas fotos ganham um caráter universal, uma vez que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. As fotos não possuem título. Segundo o artista, isso foi proposital, deixando a liberdade para que cada espectador elabore a sua legenda, o seu texto para cada foto, conforme as percepções de cada um.

Curadoria: Ju Crispe e Zeca Pires

*Programação sujeira a alterações.
2ª edição do "Experimenta" traz mais de 18 atrações gratuitas de teatro, dança, cinema, música, exposições e workshops


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar